Resultados 1 a 6 de 6
  1. #1
    Os Primos *********** Avatar de Ejohansson (OsPrimos)
    Data de Ingresso
    26/02/08
    Localização
    Teresina - PI
    Idade
    36
    Posts
    117

    O GUIA DO BOM DIRETOR - Como ser o líder do seu projeto!


    Introdução

    Fala aí rapaziada. Pois é, dando continuidade a série "Os Passos da Fandublagem", hoje eu vim aqui para falar um pouco sobre direção. Esse não é o post definitivo. Ainda quero por algumas novas idéias aqui. Mesmo assim, o basicão eu já posso passar pra turma. Vamos ao que interessa, então.


    Por não conter, ainda, meu próprio vídeo, vou usar dois que curti muito quando assisti. Let's Go!



    O Farol e a Chama: A Ação do Diretor, suas Problemáticas e Soluções



    A ação do diretor começa antes mesmo de escolher o que vai fandublar. Antes de tudo é preciso conhecer a si mesmo. Você tem mesmo algum entendimento sobre fandublagem ou dublagem em si? Não subestime isso, você vai precisar dessas qualidades para guiar o ator. É bem comum, sim, os fandubladores se exaltarem e interpretar as falas de um jeito bem diferente da versão original. E se vc não tem coragem ou entendimento para dizer que aquilo está equivocado, seu projeto tem sim ótimas chances de afundar.

    Após passar por essa fase de auto-avaliação, o diretor chega em sua segunda problemática: o roteiro. Uma bela cena para uma fandub pode facilmente perder sua qualidade se as falas dos personagens estiverem mal montadas. Conjugações, colocações, gírias, etc. Isso dará vida ao roteiro e confiança ao fandublador.

    Superando essa fase, chegamos em fim à montagem do projeto. Selecione cenas de 00:05 a 00:60 segundos para avaliar os fandubladores. Estas cenas são os testes. Você pode hospedá-la em sites seguros e divulgar no local que deseja receber os testes (O Dublanet, por exemplo, tem a seção "Projetos e Testes"). Cada fandublador te enviará o teste que preferir, cabendo a você, diretor, analisar com base em critérios pessoais. Eu, particularmente, avalio a interpretação, desenvolvimento, articulação, adaptação de texto e tom de voz. Desenvolva seus critério e alinhe-os à versão original do que vc pretende fandublar.

    Escolhido elenco, divugue a lista dele e envie as falas (roteiro individual de cada personagem, contendo: falas do personagem do fandublador e dos outros que estarão em cena com ele, informações sobre a personagem) pro respectivo dublador, junto com um vídeo que contenha as falas. Evite enviar arquivos enormes pra fandubladores que participarão apenas alguns segundos. É bem chato vc ter umas 5 falas pra fazer que somadas dão uns 20 segundos, mas tem que baixar um arquivo de 20 minutos.

    Aqui em baixo vem um vídeo com algumas informações sobre o que se espera de um diretor. Vale a pena conferir.

    A partir do 04:00




    A Via de Mão Dupla: Diretor x Ator



    Iniciando os trabalhos. Ehr, não é a parte fácil.
    Os fandubladores começarão a trabalhar com vc de fato. Eles começaram a gravar as falas e irão enviá-las para que vc avalie. Aqui existem tipos diferentes de diretores e dubladores que vc verá. Tem diretor que dirá amém a toda falada gravada pelo ator, mesmo que esteja mal executada, com ruído ou com texto adaptado de mais (tirando a personalidade real do personagem). Não seja esse. Indague, pergunte e se necessário, peça que o fandublador refaça explicando como, de fato, deveria ser feito.

    Daí vem o segundo problema: o fandublador. Tem gente que vai fazer teste pro seu projeto só pra ferrar com ele. É normal, acredite. Não vai aceitar correções posteriores no roteiro, vai reclamar do formato do vídeo que vc mandou, vai dizer que não pode fazer correções, etc. Uma dica: não se abale. Se vc pegou um desses, simplesmente dispense. Vc não terá tempo de tentar remediar toda a situação. Fora isso, haverão outros fandubladores ainda melhores dispostos a ajudar.

    O vídeo a seguir fala um pouco sobre essa relação, de choque de interesses entre o fandublador e o diretor. Quem pode ter razão?

    A partir do 02:55



    Conclusão: "-Belo projeto, diretor!"



    Como vcs puderam perceber, o mundo da direção é bem complicado. É a área humana, digamos assim, da fandublagem. Pouca técnica, de fato, e mais ação. Aprender a superar os obstáculos, manter uma relação de hierarquia e apresentar sempre seu plano de ação aos fandubladores é essencial.

  2. #2
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Coverístico
    Data de Ingresso
    09/07/12
    Localização
    SP
    Idade
    29
    Posts
    344
    Muito bom grande Ejohansson , aprendir bastante, é realmente eu tenho que mudar algumas coisas como diretor , porque eu cometo as vezes muitos erros X) , mas fiquei feliz de saber que tem muitas coisas boas que estão nas dicas aí que vc passou, que eu faço Pra quem quer, começar um projeto eu recomendo ver as dicas do Ejohansson, porque eu como diretor amador xD eu aprendir bastante com essas dicas o/ Valeu o/
    Última edição por Coverístico; 15/01/13 às 12:44.
    DUBLAGEM É UMA ARTE!
    Fórum: Dublaweb


  3. #3
    Os Primos *********** Avatar de Ejohansson (OsPrimos)
    Data de Ingresso
    26/02/08
    Localização
    Teresina - PI
    Idade
    36
    Posts
    117
    Vlw, grande CoverMFT ! Que bom que gostou.
    Confesso ter aprendido algumas coisas também escrevendo o artigo. xD
    Claro, os vídeos falam mais de teatro/televisão. Mas basta trocar os termos para a fandublagem. No vídeo um, por exemplo, é só ir trocando:

    Espetáculo = Fandublagem
    Texto = Roteiro
    Produtor = Editor/Mixagem/Sonoplastia
    Elenco = Fandubladores
    Teatro = Local para apresentar o projeto final (site, blog, fórum)
    Patrocínio = Internet/PC/Fones/Microfone

    Aí a mensagem saí bem mais fluida.

    Quero fazer um vídeo meu sobre o assunto. Um mini guia bem intuitivo, com exemplos e tal. Sempre ajuda quando alguém precisa.

  4. #4
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Coverístico
    Data de Ingresso
    09/07/12
    Localização
    SP
    Idade
    29
    Posts
    344
    É verdade, eu quando eu tava assistindo eu pensei em alguns temos aí que vc citou aí em cima, com alguns termos diferentes x), é uma boa fazer um video com dicas
    e é verdade quando nós colocamos dicas para os outros nós acabamos aprendendo também mais um pouco daquilo x)
    DUBLAGEM É UMA ARTE!
    Fórum: Dublaweb


  5. #5
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de GuilhermeFagundes
    Data de Ingresso
    07/02/13
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    42
    cara, valew mesmo isso me mostrou que eu tenho q mudar bastante.

  6. #6
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    12/06/13
    Posts
    2
    Adorei os vídeos. Valeu por compartilhar!

Tópicos Similares

  1. Como é Bom se Divertir (Fun and Fancy Free)
    Por Lionel23 no fórum Dublapédia :: Animações Ocidentais
    Respostas: 0
    Último Post: 24/11/21, 13:30
  2. Como é Bom se Divertir (Fun and Fancy Free) - Redublagem
    Por Lionel23 no fórum Dublapédia :: Animações Ocidentais
    Respostas: 0
    Último Post: 24/11/21, 13:29
  3. Como Ser Solteira (How to Be Single)
    Por Vinícius Oliveira no fórum Dublapédia :: Filmes
    Respostas: 1
    Último Post: 20/04/18, 02:55
  4. Bom Demais pra ser Verdade (Main Street)
    Por Reinaldo no fórum Dublapédia :: Filmes
    Respostas: 0
    Último Post: 16/08/12, 03:46
  5. Como Eliminar seu Chefe (Nine to Five)
    Por Marcelo Almeida no fórum Dublapédia :: Filmes
    Respostas: 0
    Último Post: 14/06/12, 11:58

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •