Olha...

Eu não acho isso LÁ tão escandaloso não.

A Disney tá tendo escalações muito questionáveis recentemente? Com certeza.

Mas não é como se trocar personagem fosse algo injustificável. A Paige O'Hara, dubladora da Bela, já foi trocada faz mais de dez anos porque envelheceu a voz. E eu dou graças a Deus que a Ju Cassou não dublou ela de novo, se a voz dela já era velha demais pra personagem em 91, o que dirá em 2018.

Nem todo personagem vai combinar com o ator 30 anos depois (O caso da Tiana é imperdoável, isso sim) e tem que considerar manter a qualidade acima de uma suposta tradição.

Do mesmo exemplo, a voz que a Marisa Leal usou na Ariel no detona Ralph é irritante demais. Se é pra ser assim eu preferia que trocasse mesmo. Ou o Tom Cruise que gradualmente passou a ser dublado pelo Philippe Maia.

Cada caso tem sua particularidade, que está ruim é inegável, mas tem muito mais nuances nisso. E algumas dessas trocas poderiam acontecer mesmo com uma gestão melhor da distribuidora.

Não que eu culpe as profissionais por se manifestarem, afinal o mercado delas tá precarizado e os empregos estão em risco. É complicado e a tendência é piorar. Só tenho medo das repercussões que isso pode ter.

Historicamente, questionar assim a Disney nunca deu certo pra quem o fez.