Gente, tem uma coisa sobre a qual eu penso faz tempo, e que só foi reforçado pelas minhas constantes visitas ao site tvtropes.org, principalmente nas páginas sobre "dubladores" estrangeiros. Eu acho que é possível traçar alguns paralelos entre certos artistas da voz que se encontram afastados no tempo e no espaço, seja pelo tipo de voz, por alguns trejeitos em sua performance, pelos tipos de personagem que dubla, por sua trajetória profissional ou pelo tipo de percepção que o público tem dos mesmos. Vocês também percebem isso? Quem atores vocês seriam capazes de comparar? Pode ser entre dubladores de estados, países ou mesmo épocas diferentes. Vou dar um exemplo:

Marcelo Campos & Akira Ishida (Japão)

Nascidos no final da década de 60, começaram a se destacar na profissão a partir da de 90. São considerados parte da nata da sua categoria em seus respectivos países, se destacando por uma interpretação solta e cheia de carisma. Também são favoritos dos fãs, sempre requisitados a aparecer em eventos. Têm mais de 40 anos, mas ainda dublam personagens bem jovens sem deixar de serem nem um pouco convincentes. Ambos possuem vozes bem leves, e são escalados para dublar rapazes bonitinhos e/ou sensíveis, alguns bem efeminados. Muitas garotas - e alguns garotos - acham suas vozes sexy. Quando fazem vilões, geralmente seus personagens são bastante psicóticos, mas não muito sérios.


Quero ouvir logo suas respostas. Valeu!