Citação Postado originalmente por Dezao Ver Post
Parabéns @taz. achei bem elucidado o texto que escreveu e fechamento perfeito com Montesquieu.
Obrigado Dezao, fico grato pelo reconhecimento. Falei o que acredito que precisava ser dito. Espero poder trocar ideias contigo de uma forma mais tranquila, um dia - rs.

Citação Postado originalmente por Kevinkakaka Ver Post
@taz, vocé tocou num ÓTIMO ponto. Herbert e Álamo. Duas das melhores casas que tivemos no Brasil e que fecharam as portas, e a dublagem brasileira entrou em decadência desde então.
Por que fecharam? Porque ambas não conseguiram competir com os preços de estúdios menores que surgiram. Isso é conhecimento público.
Você é um que sempre critica a situação atual da dublagem brasileira, quando ela estiver num novo patarmar de ruindade decorrente de tudo isso, eu espero que você não reclame.
Está apoiando um fenômeno nos mesmos moldes, só que ainda pior, do que aquele que acabou por diminuir a qualidade dos trabalhos de dublagem realizados no Brasil.
Sobre o que você falou de empatia, é o que dizem. "De boas intenções, o inferno está cheio". Não acho você uma pessoa mal-intencionada, apenas que está equivocado, mas esse caminho nós já conhecemos e é bem perigoso.
Olá Kevin, pois é, não sei se vc sabe que vc é um cara que eu respeito muito. Sem falsidade, tô falando sério. Acima de tudo, porque vc é um cara inteligente (ou pelo menos eu o considero assim). Teve um tópico aí que vc disse que tava decepcionado comigo. Eu achei um máximo realmente, pq se vc disse em outro tópico que se decepcionou comigo, se isso aconteceu é pq tinha boas expectativas em relação a minha pessoa, e isso é muito bom, mesmo que não tenha mais - rs.

Pois é, eu reclamei, e vou continuar reclamando se achar que devo - rs. Uma coisa é a questão da qualidade em si, pra um mero fã de dublagem, que tem uma noção muito abstrata das coisas. Outra coisa é a crítica pontual, seletiva, e mal fundamentada, que tem sido feita. Não acha?

O que eu falei no texto é justamente isso, é um convite pra o bom senso (mesmo considerando que eu não seja lá o sr. rei do bom senso - rs). Que a meu ver não está prevalecendo nessa questão. E sim alguns interesses pessoais. Essa é a minha opinião, por hora.

Sobre a Herbert e a Álamo. Bem, eu conheço um pouco da história dos dois estúdios. Eu acho que é uma visão reducionista da situação em ambos os casos, atribuir a esse motivo pro fim dos estúdios. Ambos tinham pencas de problemas, que acumularam durante anos. E a VTI tbem. A BKS só durou pq trocou de dono algumas vezes, primeiro era a AIC do Sr. Mário Audrá, depois foi do Bodan Kostiw, até que a Pierângela assumiu pelo que sei, e acho que hoje nem é mais dela.

A Delart ta aí a séculos cara, já mudou de nome mais de não sei quantas vezes, mas o dono é o De La Riva ainda. Pô, o cara tava envolvido naquela empresa, a ZIV ou AGIF (cada um chama de um jeito), a primeira de dublagem do Rio. Onde todo mundo começou, tipo Drummond, Domício, Monjardim, Diana Morel, Milton Rangel, Luís Manuel, Ribeiro Santos, dentre outros. Quer dizer, essa longevidade no mercado tem muitas causas, não é em razão de um único ponto.

O fato é que o mercado, em tese, é muito importante lembrar isso, em tese, se 'auto-regula'. É como uma espécie de 'seleção natural'. O próprio Darwin foi influenciado por isso,, afinal ele era fruto de um contexto social, econômico e histórico, quando escreveu a Teria da Evolução das Espécies.

De qualquer forma, estou aberto ao diálogo. Acho que tá extremo demais. E isso é de fato preocupante.

Citação Postado originalmente por Reinaldo Ver Post
Ainda acho que vc escreve muito Taz rs. Acho que pode muito bem fazer meu TCC facinho kkkk.

o assunto é bem relativo por isso pontuava nem pela questão da qualidade, mas pelo viés de "como eu vou apoiar algo que não conheço direito" esse é meu pensamento; enfim estamos ai pra mudar de opinião (ou não).

Sobre o lance de monopólio e oligopólio, nem osso opinar por saber o básico do básico mas desde que comecei a conhecer o meio da dublagem sempre foi na base do eixo RJ/SP independente de como foi feita a história - visto que tudo começa onde tem a industrialização e afins bairrismo sempre teve e muitos vão morrer negando ão vejo tanto isso publicamente mas era meio insuportável a opinião de algumas pessoas sobre dublagem.
Tô cobrando caro hein - rs. Valeu Reinaldo.

Eu tbem não conheço bem. Mas eu acho que a questão não é de conhecer bem ou mal. E sim a qualidade do debate. E os ataques que tem sido feitos. Enfim. não acho justo. Só isso. É um posicionamento pessoal meu diante da questão.