Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 14
  1. #1
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Nicholas Knupp
    Data de Ingresso
    05/08/13
    Idade
    29
    Posts
    460

    Passagem de tocha na dublagem

    Vamos discutir aqui quando uma franquia longeva , e que mantém os mesmos dubladores há muitos , renovam as vozes dos personagens . A chamada "Passagem de Tocha".
    Vamos citar exemplos e descorrer caso à caso . Se houve renovação : ela foi acertada ou bem feita ? Se não houve renovação : Está na hora ou vozes atuais ainda dão conta ?

    Iniciando gostaria de falar sobre o que me deu a ideia de abrir o tópico : Pokémon . Pokémon ficou uns 17 anos sendo dublado em SP , com as mesmas vozes , uma troquinha aqui e acolá , mas bem consistente no geral . Quando em 2015 , a Pokémon Company decidiu trocar todo mundo e mandar a série pro RJ . Acho que tudo começou quando o Fábio Lucindo ia precisar ir pra Portugal pra estudar , e queriam trocar ele por isso , mas os fãs e os dubladores fizeram pressão para que deixassem ele continuar , gravando por remoto . Eles voltaram atrás na ideia de substituir o Fábio , por um tempo , mas depois decidiram por trocar todo mundo .
    Eu penso o seguinte : A voz do Fábio já ñ servia mais pro Ash . Ele precisava forçar muito a voz dele pra tentar deixá-la mais jovem pro personagem , e nos últimos anos já ñ estava mais natural , estava estranho . Eu acho que sim , o Ash precisava de uma voz nova , e o Charles Emmanuel ficou muito melhor , pq a voz dele é naturalmente jovial e ele ñ precisava forçar pra se adequar no Ash . Agora , trocar o resto do elenco foi totalmente desnecessário , o Fábio no Ash ñ funcionava mais , mas os outros personagens estavam muito bem . A Equipe Rocket , a enfermeira Joy , Polocial Jane ,Brock ; todos continuavam bem . Prova disso é que mais recentemente , ano passado ou retrasado , ñ sei ao certo , a Misty voltou , e Doublesound escalou a Márcia Regina nela , e surpresa , ela ficou muito bem .

    Outro exemplo é em Scooby Doo . Eu entendo o gelo fino que é essa . Foram mais de 40 anos com as mesmas vozes , todo mundo já estava com as vozes na cabeça e no coração . Mas , os dubladores já estavam muito idosos , e ñ poderiam continuar pra sempre , uma hora iam ter que trocar . Só acho sacanagem terem trocado no meio de uma série . Que trocassem logo no início , ou esperassem a série acabar . Foi estranho no início , mas o bom é que o Drummond e o Monja puderam indicar quem eles gostariam de ver nos personagens , na dublagem do filme Scooby , e ver isso realizado em vida . O Drummond sempre disse que queria que o Briggs substituísse ele , e quando o Reginaldo Primo precisou se afastar , por problemas de saúde , e o Briggs passou a ser a voz oficial , foi um momento muito feliz , ver o sonho do Drummond realizado

  2. #2
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/07/12
    Idade
    32
    Posts
    16.061
    Se o Ash precisava de uma voz nova, que tivessem trocado em 2002, 2003, 2004 com o Fábio já adulto após a puberdade, num momento em que ele já forçava a voz para fazer o personagem. Independentemente das críticas ao trabalho do Fábio Lucindo, grande problema foi terem sacrificado uma consistência de quase 20 anos, não só no Ash, mas no trabalho todo, que vem numa continuidade única desde 1997.

    Seria como trocar a Úrsula agora na finalização da dublagem de Naruto Shippuden, quando ela já fez o personagem em todas as outras mídias, e ainda por cima em Boruto com o Naruto já adulto. Podem não gostar da voz dela hoje em dia no personagem, mas quebraria totalmente a consistência o que seria muito ruim. Eu nem colocaria o caso de Pokemon como "passagem de tocha", o que aconteceu na verdade foi fruto de incompetência e mal planejamento da The Pokemon Company, que fez o que fez para 3 anos depois ter uma pandemia que legitimaria o remoto.


    Agora, quanto a renovação num sentido mais natural, acho que não dá para não citar Cavaleiros do Zodíaco. Veio não exatamente no melhor momento, que foi a segunda temporada da série de 2019, mas veio já prometendo ficar. Considerando também que CDZ não tem continuidade única (como Pokemon tem, por exemplo), a série tem remakes atrás de remakes, era questão de tempo até acontecer. E depois de tudo, dá para dizer que não foi mal recebida, embora vez ou outra ainda apareça algum saudosista dando falta de senhores de 60 anos dublando adolescentes...

  3. #3
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/07/12
    Idade
    32
    Posts
    16.061
    Há também outro caso de "passagem de tocha", que é One Piece. Embora a dublagem atual seja muito mais conhecida, e seja sim, no geral melhor simplesmente por ser baseada no material original japonês, há alguns aspectos em que a primeira se sobressaía, justamente por não ter as concessões absurdas feitas aos otakus que o Glauco Marques e envolvidos fizeram. Ouvir os ataques do Luffy em português (Gomu Gomu: Machado, Gomu Gomu: Chicote; e etc, ao invés de "Gomu Gomu no Tonkachi"; "gomu gomu no muchi" e outras palavras aleatórias em japonês) era bem mais prazeroso aos ouvidos e condizente com o tom da série; fora os palavrões e outras coisas totalmente desnecessárias que foram adicionadas ao produto.

    No caso de One Piece, única coisa que eu mudaria nessa história seria o período em que a redublagem foi feita. Ao invés de iniciar 2019, ela deveria ter sido iniciada entre 2011 e 2016 no máximo, assim as concessões ao público otaku não teriam acontecido e quem sabe mais pontos positivos da primeira versão não tivessem sido mantidos.

  4. #4
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Thiago.
    Data de Ingresso
    04/07/13
    Posts
    5.521
    Tem certas passagens de tocha que é só nepotismo disfarçado

  5. #5
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Toomy_Shelby044
    Data de Ingresso
    30/11/20
    Posts
    1.441
    Citação Postado originalmente por Thiago. Ver Post
    Tem certas passagens de tocha que é só nepotismo disfarçado
    De cabeça só me lembro do Renan Ribeiro no Raphael de tartarugas ninjas(que ficou bem meia boca diga-se de passage).

  6. #6
    oui Avatar de Luiz2812
    Data de Ingresso
    24/05/22
    Localização
    PA
    Posts
    11.515
    Citação Postado originalmente por SuperBomber3000 Ver Post
    Se o Ash precisava de uma voz nova, que tivessem trocado em 2002, 2003, 2004 com o Fábio já adulto após a puberdade, num momento em que ele já forçava a voz para fazer o personagem. Independentemente das críticas ao trabalho do Fábio Lucindo, grande problema foi terem sacrificado uma consistência de quase 20 anos, não só no Ash, mas no trabalho todo, que vem numa continuidade única desde 1997.
    Sinceramente ia dar na mesma em questão de trocar do nada se fosse em 2002 ou se fosse em 2014,15
    O que fazemos na vida, ecoa na eternidade - Maximus Decimus Meridius

  7. #7
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/07/12
    Idade
    32
    Posts
    16.061
    Citação Postado originalmente por Luiz2812 Ver Post
    Sinceramente ia dar na mesma em questão de trocar do nada se fosse em 2002 ou se fosse em 2014,15
    Ah Luiz, desculpa, mas não ia não. Em 2002 trocariam a voz do Lucindo na 3ª ou 4ª temporada de Pokemon. Poderia ser ruim na época, mas seria mil vezes menos traumático ao público, como outras trocas feitas em moldes parecidos, a exemplo do Alexandre Drummond em Padrinhos Mágicos ou o Eduardo Drummond no Gumball, por exemplo, não foram.

    Trocar em 2016, 17, quando o trabalho já tem toda uma identidade constituída e conhecida do público, numa sequência única - afinal, era e é a mesma série sendo exibida até hoje numa única linha cronológica, não foi uma troca ocorrida num remake ou reboot - trouxe um dano infinitamente maior ao projeto. E para piorar: não foi só o Fábio Lucindo, foi o elenco todo.

  8. #8
    Eu vou estar lá Avatar de Julius Rock
    Data de Ingresso
    12/12/21
    Posts
    5.788
    Citação Postado originalmente por SuperBomber3000 Ver Post
    Ah Luiz, desculpa, mas não ia não. Em 2002 trocariam a voz do Lucindo na 3ª ou 4ª temporada de Pokemon. Poderia ser ruim na época, mas seria mil vezes menos traumático ao público, como outras trocas feitas em moldes parecidos, a exemplo do Alexandre Drummond em Padrinhos Mágicos ou o Eduardo Drummond no Gumball, por exemplo, não foram.

    Trocar em 2016, 17, quando o trabalho já tem toda uma identidade constituída e conhecida do público, numa sequência única - afinal, era e é a mesma série sendo exibida até hoje numa única linha cronológica, não foi uma troca ocorrida num remake ou reboot - trouxe um dano infinitamente maior ao projeto. E para piorar: não foi só o Fábio Lucindo, foi o elenco todo.
    É mas, hipoteticamente se trocassem lá em 2002, quem você acha que ficaria bom naquela época?
    Achou que eu tava brincando?

  9. #9
    oui Avatar de Luiz2812
    Data de Ingresso
    24/05/22
    Localização
    PA
    Posts
    11.515
    Citação Postado originalmente por SuperBomber3000 Ver Post
    Ah Luiz, desculpa, mas não ia não. Em 2002 trocariam a voz do Lucindo na 3ª ou 4ª temporada de Pokemon. Poderia ser ruim na época, mas seria mil vezes menos traumático ao público, como outras trocas feitas em moldes parecidos, a exemplo do Alexandre Drummond em Padrinhos Mágicos ou o Eduardo Drummond no Gumball, por exemplo, não foram.

    Trocar em 2016, 17, quando o trabalho já tem toda uma identidade constituída e conhecida do público, numa sequência única - afinal, era e é a mesma série sendo exibida até hoje numa única linha cronológica, não foi uma troca ocorrida num remake ou reboot - trouxe um dano infinitamente maior ao projeto. E para piorar: não foi só o Fábio Lucindo, foi o elenco todo.
    É que eu quis dizer em relação a fazerem uma troca do nada, sem explicação pra quem assiste. Concordo sim que obviamente as reações seriam menores (Até porquê, na época tinham bastante opções melhores do que o Charles foi depois, que foi bastante criticado e eu msm n curto tanto...)
    O que fazemos na vida, ecoa na eternidade - Maximus Decimus Meridius

  10. #10
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/07/12
    Idade
    32
    Posts
    16.061
    Citação Postado originalmente por Julius Rock Ver Post
    É mas, hipoteticamente se trocassem lá em 2002, quem você acha que ficaria bom naquela época?
    Era de trocarem por uma mulher, poderia ser a Rita Almeida ou a Júlia Castro, por exemplo. Ou então, talvez, por um dublador mirim ou adolescente já da época cuja voz não maturasse tanto depois, se fosse uma troca em 2002, eu escolheria o Alex Minei ou o Thiago Keplmair, e se fosse um pouco mais tarde (lá por 2004, 2005), acho que o Raphael Ferreira teria sido uma boa alternativa; outra opção até fosse talvez o Yuri Chesman, que embora tenha começado na mesma época do Fábio e também já fosse adulto junto, tem um alcance vocal visivelmente mais amplo e mesmo nos dias de hoje sabe fazer um tom infantil relativamente bem realista, que não soa forçada.

    E embora não tenha tanto a ver com o tema deste tópico em especial, o melhor substituto do Ash depois da saída de Pokemon da Centauro não foi nem o Matheus e nem o Charles, mas sim o Danilo Diniz, na redublagem dos filmes 6 e 7 pela Dubbing Company ano retrasado. Tinha identidade própria, ao mesmo tempo que também remetia aos tempos em que o Lucindo dublou o personagem.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Passagem (Causeway)
    Por Akuma no fórum Dublapédia :: Filmes
    Respostas: 0
    Último Post: 04/11/22, 12:04
  2. Passagem para o Inferno (Bridge of Dragons)
    Por Daniel Cabral no fórum Dublapédia :: Filmes
    Respostas: 1
    Último Post: 29/04/18, 02:39
  3. A Passagem da Noite (Night Passage)
    Por Marcelo Almeida no fórum Dublapédia :: Filmes
    Respostas: 0
    Último Post: 01/02/16, 00:03
  4. O Amor Pede Passagem (Management)
    Por Reinaldo no fórum Dublapédia :: Filmes
    Respostas: 1
    Último Post: 20/08/13, 21:34
  5. A Passagem (Stay)
    Por Reinaldo no fórum Dublapédia :: Filmes
    Respostas: 0
    Último Post: 03/08/12, 21:59

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •