Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 32
  1. #1
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    19/11/11
    Posts
    343

    Ancestralidade dos dubladores

    Como vocês sabem, inúmeras etnias contribuíram para a formação do nosso país. O objetivo do tópico é mostrar um pouco dessa história, se tiver depoimentos, vídeos e entrevistas dos dubladores falando de seus antepassados para enriquecê-lo, melhor ainda.

    Afro-brasileiros: André Luiz Chapéu, Caio César de Melo, Carol Crespo, Izabel Lira, Jorge Lucas, Luís Motta, Luiz Laffey, Marcelo Sandryni, Márcio Seixas, Paulo Flores, Pamella Rodrigues, Renan Freitas, Rosane Corrêa, Rita Almeida, Sarito Rodrigues, Thiago Fagundes

    Anglo-brasileiros: Flávio Back, Guilherme Briggs


    Franco-brasileiros: Charles Emmanuel, Daniella Piquet, Marcos Lander, Raimundo Duprat

    Flamengo-brasileiros: Ricardo Vooght

    Hispano-brasileiros: Antônio Patiño, Alex Morales, Alberto Perez, Bruna Lanyes, Daoiz Cabezudo, Fernando Perón, Luiza Viegas, Henrique Canales, Manolo Rey, Noeli Santisteban, Priscilla Concépcion, Sílvio Navas, Turíbio Ruiz

    Ítalo-brasileiros: Adriana Pissardini, Alexandre Lippiani, Alexandre Marconato, Alfredo Rollo, Aline Ghezzi, Andrea Murucci, Andreas Avancini, Andressa Andreatto, Ângela Bonnati, Armando Cazella, Armando Tiraboschi, Batista Linardi, Caio Guarnieri, Camila Bullara, Carlos Alberto Vaccari, Carlos Campanille, César Marchetti, Christiane Bullara, Daniella Piquet, Denise Simonetto, Ettore Zuim, Estelita Bell, Felipe Di Nardo Fernanda Baronne, Fernanda Bullara, Flávia Fontenelle, Flávia Saddy, Francisco Milani, Fritz Gianvito, Gabreila Cantú, Gilberto Baroli, Gisa Della Mare, Hélio Vaccari, Henrique Ogalla, Hermes Baroli, Hiram Baroli, Isabela Guarnieri, João Francisco Turelli, Jomeri Pozzoli, Kate Kelly Ricci, Laudi Regina, Leila Di Castro, Letícia Celini, Líbero Miguel, Luciana Baroli, Luiz Feier Motta, Maralise Tartarine, Marcelo Gastaldi, Marcelo Pissardini, Márcio Gianullo, Mariângela Cantú, Marli Bortoletto, Mário Jorge Montini, Márcio Marconato, Marlene Costa, Marta Volpiani, Michelle Giudice, Neide Pavani, Orlando Viggiani, Patrícia Scalvi, Pietro Mário, Sérgio Cantú, Raphael Rossato, Rodrigo Andreatto, Tatá Guarnieri, Waldir Fiori, Zaide Nacaratto

    Líbano-brasileiros: Fernanda Baronne, Flávia Saddy, Muíbo Cury

    Luso-brasileiros: César Leitão, Fernanda Baronne, Flávia Saddy, Jorge Barcellos, Mário Cardoso, Sérgio Moreno, Sílvio Navas

    Nipo-brasileiros: Antônio Akira, Carlos Takeshi, Ricardo Sawaya, Robson Kumode, Vyni Takahashi

    Polaco-brasileiros: Bárbara Ficher, Carlos Falat, Helena Samara, Ida Gomes, Miriam Ficher, Perla Ficher, Victoria Ficher

    Russo-brasileiros: Tânia Gaidarji

    Teuto-brasileiros: Carlos Seidl, Eleu Salvador, Ricardo Schnetzer, Rita Cléos, Ruth Schelske, Sheila Dorfman, Telmo de Avelar

    Turco-brasileiros: Isaac Bardavid

    Adições e correções são bem vindas.

  2. #2
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    08/10/05
    Idade
    32
    Posts
    7.180
    Muito difícil saber de fato esse tipo de coisa, ainda mais se a pessoa é de uma família antiga que mora aqui no Brasil há muitos anos. E ainda tem a questão do sobrenome artístico. Sinto muito mas qualquer tentativa que se tenha de fazer esse tipo de coisa vai incorrer em erros grosseiros.

    Eu vou te falar uma coisa, no Brasil grande parte da população é miscigenada, portanto, aqueles que estão por exemplo como Luso-brasileiros na tua lista podem muito bem ser afro-descendentes, quer dizer, acho que você está privilegiando apenas a questão das características físicas das pessoas ao invés de ter uma da ideia das coisas como são e não como parecem ser.

    Uma pessoa por ter características fenotipicamente associadas às africanas, não significa em absoluto que ele seja apenas afro-descendente, nos temos casos aqui no Brasil de pessoas fenotipicamente afrodescendentes que genotipicamente (que é o que vale na real) são majoritariamente brancas, como é o caso da atleta Daiane dos Santos e do Djavan, eles somente aparentam ser completamente afrodescendentes mas a maior parte dos genes que trazem consigo são de etnia branca (caucasiana).

    Eu não estou falando isso por implicância, ou qualquer coisa neste sentido, o que eu estou falando é de base científica, e posso provar isso porque existem uma série de estudos que provam o que eu estou dizendo. Se quiser saber mais procure trabalhos de um professor mineiro que trabalha com a Genética dos povos brasileiros, o nome dele é Sérgio Pena se não me engano, trabalhos desse cara podem ajudar a esclarecer melhor essa questão.

    E tem mais uma coisa, essas características fenotípicas como cor dos olhos, cor do cabelo, textura do cabelo, textura da pele, são insignificantes em termos genéticos, ou melhor genotípicos, eles são uma parte ínfima da herança genética. O ser humano valoriza bastante isso, porque tem aquela história de sermos seres muito visuais e blablablá, mas isso tudo só tem importância cultural, só tem valor porque nós fomos ensinados a valorizar esse tipo de coisa como essencial, são apenas características visuais, e tem uma coisa que Rousseau fala muito legal, que é que não podemos confiar meramente nos nossos sentidos, porque eles são falhos, e costumam se enganar.
    Última edição por taz; 04/03/16 às 17:49.

  3. #3
    Ancião do Dublanet Avatar de Neo Hartless
    Data de Ingresso
    27/09/08
    Posts
    919
    Eu nunca imaginaria que aquela folha sulfite que é o Márcio Seixas é afrodescendente.

  4. #4
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    08/10/05
    Idade
    32
    Posts
    7.180
    Gente leiam os trabalhos do Sérgio Pena, ou reportagens com o trabalho dele, saiu um trabalho recente dele agora sobre os afrodescendentes brasileiros (acho). O trabalho foi feito em todas as regiões do país, e a conclusão é de deixar qualquer um perplexo, boa parte dos brancos brasileiros, tem uma enorme contribuição genética de matriz africana, e boa parte dos negros brasileiros tem uma enorme contribuição de matriz caucasiana, principalmente o pessoal da Bahia, nas amostras da Bahia é onde existe menor diferença genotípica entre brancos e negros.

  5. #5
    O internacional Avatar de Tommy Wimmer
    Data de Ingresso
    03/05/13
    Localização
    Los Angeles, California
    Idade
    30
    Posts
    5.157
    O Luiz Manuel é luso-brasileiro, porque ele nasceu em Portugal.

    Afro-brasileiros: Carlos Gesteira, Ângela Couto, Borges de Barros, Waldyr Sant'anna, Márcia Gomes, Morgana Bernabucci, Sônia Ferreira, Rodrigo Antas, Indiane Christine, Rita Lopes, Roberta Nogueira, Celso Alves, Nair Silva, Edson Montenegro, Dirce Couto, Thiago Keplmair, Vanderlan Mendes, Vagner Santos, Marcos Souza
    Ítalo-brasileiros: Felipe Zilse (Bertoletto), Kandy Kathy (Ricci), Gabriela Milani, Zayra Zordan, varios dubladores paulistas
    Greco-brasileiro: Pavlos Euthymiou (tradutor)
    Judeo-brasileiros: Maurício Sherman, Ida Gomes
    Nipo-brasileiro: Alex Minei
    Última edição por Tommy Wimmer; 19/11/19 às 17:24.

  6. #6
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    23/11/11
    Posts
    5.420
    O ex-dublador Turíbio Ruiz parece que é descedente de espanhois.
    "Tá loca, está onde México:

    Aqui sim desgosto, oitenta e cinto.
    Que dirá.. não... queridá... Chiquititinha.
    Lhe sucata onde. E na alergia eu sentei pela loucura, tô com um mico que vai votar.
    "

    Del Ocho, Chavo

  7. #7
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    19/07/10
    Posts
    12.276
    Sério, sorte que não sou muito criativo pra criar tópicos inúteis, isso porque já existe um tópico que aborda sobre curiosidade na dublagem ou dos dubladores.

  8. #8
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    19/11/11
    Posts
    343
    Taz, entendo sua opinião, mas como não tenho acesso ao código genético das pessoas citadas, só posso trabalhar com as informações que me estão disponíveis (fenótipo, sobrenome da pessoa, informações postadas pelas mesmas, entrevistas, depoimentos, perguntando à própria pessoa, etc...) é um trabalho de detetive, como tentar reconstruir uma linhagem evolutiva de animais extintos, tem que ter discernimento sobre que evidências considerar. Como eu disse, correções e adições são bem vindas.

    Sobre nomes artísticos, só para exemplificar, a Patrícia Scalvi mesmo sendo o nome artístico dela, é realmente ítalo-brasileira:

    http://estranhoencontro.blogspot.com...ia-scalvi.html

    Por outro lado, não coloquei a Teresa Anquetin entre os franco-brasileiros, pois esse sobrenome foi do marido dela. Pode ser que ela tenha algum parente de lá (ou não).

    https://www.facebook.com/teresa.anqu...24021727751531

    Sobre a maior parte da população brasileira ter mais de uma etnia em sua formação, é uma questão das pessoas de fenótipo "puro", seja ele caucasiano, africano, oriental, ameríndio, etc... assumirem isso abertamente. Pode até ver um exemplo abaixo.

    ----------------------------

    Neo Hartless, veja o Márcio dando um depoimento sobre o avô + uma foto do mesmo.

    https://www.facebook.com/permalink.p...87977521369519

    https://www.facebook.com/387977521369519/photos/a.474288182738452.1073741829.387977521369519/474287572738513


  9. #9
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    08/10/05
    Idade
    32
    Posts
    7.180
    Citação Postado originalmente por Computron Ver Post
    Taz, entendo sua opinião, mas como não tenho acesso ao código genético das pessoas citadas, só posso trabalhar com as informações que me estão disponíveis (fenótipo, sobrenome da pessoa, informações postadas pelas mesmas, entrevistas, depoimentos, perguntando à própria pessoa, etc...) é um trabalho de detetive, como tentar reconstruir uma linhagem evolutiva de animais extintos, tem que ter discernimento sobre que evidências considerar. Como eu disse, correções e adições são bem vindas.

    Sobre nomes artísticos, só para exemplificar, a Patrícia Scalvi mesmo sendo o nome artístico dela, é realmente ítalo-brasileira:

    http://estranhoencontro.blogspot.com...ia-scalvi.html

    Por outro lado, não coloquei a Teresa Anquetin entre os franco-brasileiros, pois esse sobrenome foi do marido dela. Pode ser que ela tenha algum parente de lá (ou não).

    https://www.facebook.com/teresa.anqu...24021727751531

    Sobre a maior parte da população brasileira ter mais de uma etnia em sua formação, é uma questão das pessoas de fenótipo "puro", seja ele caucasiano, africano, oriental, ameríndio, etc... assumirem isso abertamente. Pode até ver um exemplo abaixo.
    Olá Computron, eu entendo perfeitamente o que você diz, é que eu acho que esse tipo de classificação fenotípica de raças flerta muito com aquele momento da medicina naturalista do século XIX e do início do século XX, que nós sabemos que já é ultrapassado cientificamente. Hoje nós temos dados científicos interessantíssimos sobre a questão genotípica dos seres humanos, que colocam em cheque todas essas informações, que sob o prisma da ciência, da genética são inválidas, porém acho que do ponto de vista do senso comum como é o nosso aqui do fórum, acredito que seja bastante válido, porém com esta ressalva de se tratar de uma mera constatação visual (sócio-cultural) e não uma verdade científica. Isto não invalida o teu trabalho, a tua pesquisa, no entanto eu acredito que temos que assegurar digamos assim a certeza sobre alguns conceitos, para que desta maneira as pessoas tenham acesso a várias vertentes do conhecimento. Bom, é isso, espero que não tenho ficado nenhum mal-entendido, abraços.

  10. #10
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    19/11/11
    Posts
    343
    Tudo bem Taz, aprecio um intercâmbio saudável de idéias!

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Respostas: 110
    Último Post: 12/03/24, 08:54
  2. Pronúncia Correta dos Nomes dos Dubladores
    Por RHCSSCHR no fórum Falando de Dublagem
    Respostas: 134
    Último Post: 29/09/23, 15:29
  3. Mural dos Dubladores
    Por Paseven no fórum Falando de Dublagem
    Respostas: 2024
    Último Post: 04/10/22, 00:58
  4. Lives dos Dubladores
    Por Henrique Carlassara no fórum Falando de Dublagem
    Respostas: 13
    Último Post: 20/06/21, 12:47
  5. Religiões dos Dubladores
    Por Danilo Powers no fórum Falando de Dublagem
    Respostas: 5
    Último Post: 25/09/16, 17:16

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •