Página 1 de 7 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 66
  1. #1
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/07/12
    Idade
    32
    Posts
    16.351

    Dubladores que já trabalharam em mais de um polo de dublagem

    Tem um tópico similar pra esse assunto, mas que abrange apenas RJ e SP capital, e como hoje a gente tem mais que esses dois polos de dublagem na ativa, como Belo Horizonte, Campinas e Porto Alegre por exemplos eu resolvi criar este tópico.

    Vamos citar dubladores que já trabalharam ou inclusive trabalham simultaneamente em mais de um polo de dublagem, incluindo claro também RJ e SP capitais, onde o mercado é mais concentrado e conhecido por razões lógicas.

    Exemplos: João Jacy Batista - já trabalhou tanto no RJ quanto em SP capital antes de falecer em 2001.

    Tiaggo Guimarães - dubla tanto em São Paulo capital quanto em Campinas, simultaneamente.

    Francisco Júnior - dubla tanto no RJ capital quanto em SP capital, simultaneamente.

    Ettore Zuim, dublou por mais de duas décadas no Rio, e se mudou há pouco tempo pra São Paulo capital, onde dubla desde então.

    Marcelo Campos - mora e dubla em São Paulo capital, mas já fez trabalhos pontuais no Rio de Janeiro.

  2. #2
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/07/12
    Idade
    32
    Posts
    16.351
    Felipe Mônaco - dubla regularmente em São Paulo, mas se não me engano já participou de dublagens em Porto Alegre.

    Caio César Oliveira - assim como o Tiaggo Guimarães, dubla tanto em SP capital quanto em Campinas, simultaneamente.

    Sérgio Moreno - dublou em São Paulo capital desde o início da carreira até meados de 2007 ou 2008, quando se mudou de vez pro RJ e lá reside até hoje.

  3. #3
    Fiscal do Dublanet
    Data de Ingresso
    21/11/04
    Localização
    Santo André - SP
    Idade
    43
    Posts
    15.315
    Mauro Ramos - Dubla Tanto no Rio Quanto em Sampa

  4. #4
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    08/10/05
    Idade
    32
    Posts
    7.176
    Eu acho que entendi a tua ideia, mas creio que alguns nomes que tu apontaste no tópico estão em desacordo com a tua proposta. Não faz o menor sentido ficar repetindo neste tópico informações que já existem num outro tópico que existe especificamente pra esse tipo de coisa. Neste caso o tópico se refere a aspectos diferentes. Pelo que entendi são dubladores que dublam em um determinado pólo de dublagem, mas que trabalham simultaneamente em outros polos, ou seja no mesmo período. Aí sim faz sentido esse tópico. Caso contrário é mais do mesmo.

    Só um exemplo: O João Jacy só dublava no Rio de Janeiro, ele começou no Rio por volta de 1973, na mesma época que o Márcio Seixas, José Santanna, Sumára Louise, Élcio Romar e Leonardo José. Aliás creio que ele e o Seixas tenham começado juntos na Herbert, através do mesmo processo de seleção. Temos registros de trabalhos dele no Rio até o início da década de 1980. Depois disso não temos nenhum registro de participação dele em qualquer dublagem carioca, caso eu esteja enganado por favor me desculpe. Eu só tenho informações de que ele tenha reaparecido na dublagem no final dos anos 90, desta vez em São Paulo. Não conheço nenhum trabalho dele no Rio nessa época, nenhum. Ou seja, típico caso que pode ser perfeitamente enquadrado no outro tópico.

    eu acho que caberia esse tipo de caso:

    Ao que me parece, tem um dublador chamado Enrico Espada que dubla em São Paulo, mas também dubla em Campinas.

    No passado havia alguns casos assim, mas eram apenas poucos trabalhos. Por exemplo, o Amaury Costa em meados dos anos 70 dublou um personagem em Sampa de um seriado cujo nome me foge agora, na época que ele já tava fixo no Rio. Mas pelo que sei, foi apenas nesse trabalho que ele foi convidado. Anos mais tarde ele voltaria a Sampa definitivamente, mas, de acordo com os registros que tenho acesso, ele já havia rompido os vínculos com os estúdios cariocas nessa época. Portanto dublava só em São Paulo. Este tipo de caso como do Amaury Costa creio que não se aplicaria a este tópico. Principalmente por ter sido uma experiência de caráter esporádico. E por ele ter se fixado em um dos polos ao longo da sua carreira.

  5. #5
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/07/12
    Idade
    32
    Posts
    16.351
    Citação Postado originalmente por taz Ver Post
    Eu acho que entendi a tua ideia, mas creio que alguns nomes que tu apontaste no tópico estão em desacordo com a tua proposta. Não faz o menor sentido ficar repetindo neste tópico informações que já existem num outro tópico que existe especificamente pra esse tipo de coisa. Neste caso o tópico se refere a aspectos diferentes. Pelo que entendi são dubladores que dublam em um determinado pólo de dublagem, mas que trabalham simultaneamente em outros polos, ou seja no mesmo período. Aí sim faz sentido esse tópico. Caso contrário é mais do mesmo.

    Só um exemplo: O João Jacy só dublava no Rio de Janeiro, ele começou no Rio por volta de 1973, na mesma época que o Márcio Seixas, José Santanna, Sumára Louise, Élcio Romar e Leonardo José. Aliás creio que ele e o Seixas tenham começado juntos na Herbert, através do mesmo processo de seleção. Temos registros de trabalhos dele no Rio até o início da década de 1980. Depois disso não temos nenhum registro de participação dele em qualquer dublagem carioca, caso eu esteja enganado por favor me desculpe. Eu só tenho informações de que ele tenha reaparecido na dublagem no final dos anos 90, desta vez em São Paulo. Não conheço nenhum trabalho dele no Rio nessa época, nenhum. Ou seja, típico caso que pode ser perfeitamente enquadrado no outro tópico.

    eu acho que caberia esse tipo de caso:

    Ao que me parece, tem um dublador chamado Enrico Espada que dubla em São Paulo, mas também dubla em Campinas.

    No passado havia alguns casos assim, mas eram apenas poucos trabalhos. Por exemplo, o Amaury Costa em meados dos anos 70 dublou um personagem em Sampa de um seriado cujo nome me foge agora, na época que ele já tava fixo no Rio. Mas pelo que sei, foi apenas nesse trabalho que ele foi convidado. Anos mais tarde ele voltaria a Sampa definitivamente, mas, de acordo com os registros que tenho acesso, ele já havia rompido os vínculos com os estúdios cariocas nessa época. Portanto dublava só em São Paulo. Este tipo de caso como do Amaury Costa creio que não se aplicaria a este tópico. Principalmente por ter sido uma experiência de caráter esporádico. E por ele ter se fixado em um dos polos ao longo da sua carreira.
    De fato, mas creio que o caso do João Jacy não seja inapropriado para este tópico também. Ele já dublou em ambos os estados, mesmo tenha tido uma pausa entre os períodos em que esteve em cada estado.

    Quanto ao Enrico Espada ele é um dublador mirim, filho do também dublador Paulo Espada. Ambos dublam com muito mais frequência na capital do estado de SP, mas aparecem de vez em quando em produções de Campinas.

    Há alguns dubladores em situações parecidas no estado de São Paulo hoje. Se não me engano, além do Enrico e do Paulo, e também dos já citados Caio César e Tiaggo Guimarães, outros nomes como o Charles Dalla, Reinaldo Rodrigues e Guilherme Teruya, que trabalham regularmente em SP capital já deram as caras em algumas dublagens feitas em Campinas antes. E o inverso também, já que nomes como Ênio Vivona, Cristina Giangiardi e Fernando Ferraz, que dublam regularmente em Campinas dão as caras em uma ou outra dublagem feita em SP capital de vez em quando, como no jogo do Naruto por exemplo, o elenco está inclusive no Dublapédia.

    Inclusive em Campinas tem o Roberto Ciantelli, que já dublou em Miami até meados de 2010, e foi na verdade quem fundou a Mr. Dub e ajudou à transformar Campinas em um novo polo de dublagem.
    Se a gente contar esses polos que ficam fora do Brasil, ainda dá pra citar o Nizo Neto e o Garcia Jr. que dublaram em Los Angeles por um tempo, o Ricardo Fábio que dublou em Miami e hoje está em SP capital, e a Edna Mayo que dublava no RJ nos anos 70 até os 90, foi pra Miami no fim da década de 90 se não me engano, voltou pro Brasil uns anos depois e voltou pra Miami novamente em 2010 e hoje vive lá e de vez em quando a voz dela aparece em algumas dublagens feitas lá.

  6. #6
    O internacional Avatar de Tommy Wimmer
    Data de Ingresso
    03/05/13
    Localização
    Los Angeles, California
    Idade
    30
    Posts
    5.155
    http://dublanet.com.br/forum1/showth...ios-de-SP-e-RJ

    A Rayani Immediato é outra. Esta dubladora/tradutora zigzague entre Sampa e o Rio.
    Sílvia Goiabeira: atualmente em Sampa.
    O saúdoso Sílvio Navas: ele voltou pra Sampa.
    Carlos Seidl: ele voltou pra Sampa.
    Hermes Baroli: ele voltou pra Sampa.
    Bruno Rocha: atualmente no Rio.
    Felipe Grinnan: atualmente em Sampa.
    Rosane Correa: atualmente em Sampa.

    Nossa, a cena carioca perdeu muito talento.
    A minha estratégia é um segredo.

  7. #7
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/07/12
    Idade
    32
    Posts
    16.351
    Já tinha citado o Tiaggo Guimarães por dublar tanto em SP capital quanto em Campinas, mas ele também dublou um jogo de Star Wars no Rio de Janeiro(não sei se ele gravou no RJ, mas o resto do elenco era carioca). Enfim, se ele tiver gravado no RJ ele dublou em 3 polos de dublagem.
    Acho que o Júnior Nannetti chegou à dublar no RJ também. Tem um filme no Dublapédia cujo nome não estou me recordando, mas me recordo que a Delart é o estúdio e o nome dele estava entre as vozes adicionais.
    O Luiz Terribele dubla tanto em SP capital - ou pelo menos dublava lá - quanto em Campinas. Ele dublou um dos Espectros em Lost Canvas na Dubrasil, mas faz várias pontas e personagens dublados em estúdios de Campinas.

  8. #8
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Reinaldo
    Data de Ingresso
    12/11/04
    Posts
    24.042
    Citação Postado originalmente por SuperBomber3000 Ver Post
    Acho que o Júnior Nannetti chegou à dublar no RJ também. Tem um filme no Dublapédia cujo nome não estou me recordando, mas me recordo que a Delart é o estúdio e o nome dele estava entre as vozes adicionais.
    o Júnior Nannetti e o Caio Guarnieri tem feito a ponte aérea pelo que soube..


    não sei quanto a vocês mas dublagens fora do eixo São Paulo e Rio de Janeiro como Campinas, Miami, BH, Los Angeles e afins... podem ser consideradas oficiais. reparei que tem muita gente que considera por lançarem dublagens desses "outros pólos" no Netflix, TV Paga mesmo tendo resultado similar a alguns estúdios "oficiais" não considero omo dublagens oficiais. mas ai é meu ponto de vista.

  9. #9
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/07/12
    Idade
    32
    Posts
    16.351
    Citação Postado originalmente por Reinaldo Ver Post
    o Júnior Nannetti e o Caio Guarnieri tem feito a ponte aérea pelo que soube..


    não sei quanto a vocês mas dublagens fora do eixo São Paulo e Rio de Janeiro como Campinas, Miami, BH, Los Angeles e afins... podem ser consideradas oficiais. reparei que tem muita gente que considera por lançarem dublagens desses "outros pólos" no Netflix, TV Paga mesmo tendo resultado similar a alguns estúdios "oficiais" não considero omo dublagens oficiais. mas ai é meu ponto de vista.
    Depende do que for ser considerado como "oficial".
    Se for considerar dublagem em português, sem maiores critérios de restrição, até dublagens feitas em Portugal; ou mesmo Timor Leste ou países africanos falantes da língua portuguesa(se é que se faz dublagem em tais lugares) poderiam ser consideradas. Mas claro que isso é um pouquinho longe demais, já que não consumimos dublagens de Portugal.
    Se for considerar dublagem em português brasileiro, sem nenhum critério a mais, aí ainda poderiam ser consideradas dublagens de Miami e Los Angeles, por serem produzidas com pessoas falantes do português com sotaque brasileiro.
    E se formos considerar o padrão provavelmente mais adequado, as dublagens feitas em território nacional seguindo as regulações que os estúdios por padrão seguem(contratar gente com DRT, e coisa e tal), não veria porque rechaçar as de Campinas, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e outros lugares, já que seguem o mesmo padrão que os estúdios de RJ e SP capital seguem.

    O único critério para manter como "oficiais" apenas as dublagens de RJ e SP capitais seria a tradição, mas é uma coisa um pouco abstrata ao meu ver ainda mais depois que você tem dubladores que trabalham no tradicional núcleo de SP capital, também dublando em Campinas. O Tiaggo Guimarães por exemplo, já tinha e tem alguns trabalhos conhecidos feitos em SP capital, mas a carreira dele teve uma boa ampliação pelo o que eu pude ver após ele começar à dublar em Campinas.

    Aliás, isso que você disse que é seu ponto de vista seria o motivo pelo qual o tópico do filme "Toro" do Netflix, que foi dublado em Campinas pela Dubbing Company foi primeiro postado e depois retirado do Dublapédia sem nenhuma explicação? Quer dizer, não vejo outro motivo. Pessoalmente não concordo, mas paciência.

  10. #10
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Reinaldo
    Data de Ingresso
    12/11/04
    Posts
    24.042
    Citação Postado originalmente por SuperBomber3000 Ver Post
    Depende do que for ser considerado como "oficial".
    E se formos considerar o padrão provavelmente mais adequado, as dublagens feitas em território nacional seguindo as regulações que os estúdios por padrão seguem(contratar gente com DRT, e coisa e tal), não veria porque rechaçar as de Campinas, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e outros lugares, já que seguem o mesmo padrão que os estúdios de RJ e SP capital seguem.
    Bom nem dá pra pra saber como leigos se os estúdios alternativos estam todos regulamentados, pelo que ouvi falar muitos entraram no meio por ter contatos com grandes distribuidoras, é mais barato e rentável que num estúdio de SP ou Rio. Não vejo como rixa ou rechaçamento comentários sobre esses estúdios, muitos tem qualidade bem questionável mesmo tendo bons profissionais. Se o padrão for só ter profissionais com DRT e entender de mixagem, protools, lipsync e outros aparatos da área, qualquer um pode fazer um estúdio; só dar um curso de sincronismo e pronto, tem muitos por ai só possuir DRT aprender a sincronizar e vira dublador. Não creio que a dublagem de RJ e SP só é mantida por tradição, começou nos polos mais industrializados do país e de fácil comércio com as distribuidoras e clientes, muitos migraram pra fazer parte desse meio. Os novos estúdios creio que foram criados be mais recentes de uns 15 anos pra cá, tudo muito fácil com a internet ficou tudo viável

    Citação Postado originalmente por SuperBomber3000 Ver Post
    Depende do que for ser considerado como "oficial".
    O único critério para manter como "oficiais" apenas as dublagens de RJ e SP capitais seria a tradição, mas é uma coisa um pouco abstrata ao meu ver ainda mais depois que você tem dubladores que trabalham no tradicional núcleo de SP capital, também dublando em Campinas. O Tiaggo Guimarães por exemplo, já tinha e tem alguns trabalhos conhecidos feitos em SP capital, mas a carreira dele teve uma boa ampliação pelo o que eu pude ver após ele começar à dublar em Campinas.
    é um caso a parte, pessoalmente conheço bem pouco os trabalhos do Tiaggo, sei que fez curso na Dubrasil, dublou algusn trabalhos recorrecidos, dirigiu na BKS e tal, se ele preferiu trabalho por lá beleza decisão dele, como outros dubladores: Paulo Espada, Luciana Minei e outros que trabalham nesses estúdios alternativos, bem capaz de encontrar mais dubladores "pequenos" dublando por lá daqui pra frente .

    Citação Postado originalmente por SuperBomber3000 Ver Post
    Aliás, isso que você disse que é seu ponto de vista seria o motivo pelo qual o tópico do filme "Toro" do Netflix, que foi dublado em Campinas pela Dubbing Company foi primeiro postado e depois retirado do Dublapédia sem nenhuma explicação? Quer dizer, não vejo outro motivo. Pessoalmente não concordo, mas paciência.
    Sim o filme em questão foi aceito por causa do nome do Tiaggo Guimarães, imaginei que era estúdio novo algo do gênero, não um "estúdio alternativo" de Campinas, foi rejeitado sim. a Dubbing Company colocou o elenco na Page dela e possivelmente tem nos créditos do Netflix.


    Acabou desvirtuando o tópico mas ok, se quiser continuar a prosa só mandar mensagem SuperBomber3000.

Página 1 de 7 123 ... ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Dubladores que dublaram mais de um personagem em uma produção
    Por Bernardovieira no fórum Falando de Dublagem
    Respostas: 36
    Último Post: 16/04/22, 19:45
  2. Dublagem Carioca ou Paulista? - Qual Gosta Mais?
    Por Danilo Powers no fórum Falando de Dublagem
    Respostas: 23
    Último Post: 04/02/22, 08:59
  3. Dubladores que mais dublaram personalidades históricas.
    Por Daniel Felipe no fórum Falando de Dublagem
    Respostas: 8
    Último Post: 29/03/21, 03:10
  4. As Aventuras de Marco Polo (The Adventures of Marco Polo)
    Por Marcelo Almeida no fórum Dublapédia :: Filmes
    Respostas: 0
    Último Post: 26/04/20, 00:16

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •