Página 5 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 34567 ÚltimoÚltimo
Resultados 41 a 50 de 68
  1. #41
    Baronesa do Dublanet Avatar de Bruna'
    Data de Ingresso
    22/04/17
    Idade
    22
    Posts
    8.398
    Não concordo com esse povo idiota que tá boicotando a dublagem por não ter maioria de dubladores negros, mas também não concordo com esse povinho que fala em "politicamente correto" mas não deve aguentar UMA piada sobre religião, hipocrisia demais.

    Mas eu acho sim que poderia ter sido feito um esforço pra corresponder aquilo que foi feito na obra original. Ou até em outras ocasiões como quando escalam atores trans para fazer personagens trans, ou atores gays para fazer personagens gays. É algo simbólico, porque um ator não-trans (chamados cis) ou um ator hétero também pode fazer esses personagens.

  2. #42
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Arthur Henrique
    Data de Ingresso
    11/12/15
    Posts
    387
    o Renan Freitas ja dubla alguem do universo Marvel?? se não , pq ele não foi escalado no Michael B Jordan? deveriam no minimo terem escalado o Yuri Chesman no Michael

  3. #43
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    03/11/17
    Posts
    396
    Citação Postado originalmente por Bruna' Ver Post
    Não concordo com esse povo idiota que tá boicotando a dublagem por não ter maioria de dubladores negros, mas também não concordo com esse povinho que fala em "politicamente correto" mas não deve aguentar UMA piada sobre religião, hipocrisia demais.

    Mas eu acho sim que poderia ter sido feito um esforço pra corresponder aquilo que foi feito na obra original. Ou até em outras ocasiões como quando escalam atores trans para fazer personagens trans, ou atores gays para fazer personagens gays. É algo simbólico, porque um ator não-trans (chamados cis) ou um ator hétero também pode fazer esses personagens.
    Olha, religião é uma coisa mais séria, se você não acredita, blz mas muita gente acredita e aos que dizem que é mera fantasia nós temos argumentos o suficiente que provam o contrário posso te mandar se quiser, mas honestamente eu nem me importo pois a Bíblia já alertou sobre os zombadores então até fico feliz ou melhor dizendo tranquilo de ver isso e torço pra que se arrependam a tempo .
    Bom, eu não conheço nenhum dublador brasileiro que seja LGBT. Falando em LGBT me lembrei disso :
    http://blogs.uai.com.br/olhaso/2018/...t-diz-revista/

  4. #44
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    05/11/10
    Posts
    2.186
    "Não conheço nenhum dublador brasileiro que seja LGBT".
    Claro, a orientação deles não desperta a curiosidade do grande público, logo eles não têm motivo pra falar sobre.

  5. #45
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Mugen
    Data de Ingresso
    28/01/18
    Idade
    30
    Posts
    1.039
    Tem muito dublador LGBT, a própria Mabel César já disse que seria muita hipocrisia se ela sofresse preconceito.

    Já dizia o sábio, "dublagem boa é aquela que não aparece" e pantera negra cumpre sua função. Discordo de ter que fazer um esforço pra colocar ator negro, esforço tem que ser feito pra achar o dublador ideal pro personagem.

  6. #46
    Ancião do Dublanet Avatar de Neo Hartless
    Data de Ingresso
    27/09/08
    Posts
    929
    Ok, vamos lá.

    Vi o filme ontem e eu achei ele maravilhoso, tanto o roteiro, quanto a produção, figurino, escalações e trilha sonora. Ironicamente a parte mais fraca foram as cenas de ação, que não me empolgaram em nada.

    Mas já começo falando que não tem esse negócio de "envolver política". A política permeia TODOS os aspectos da vida em sociedade, em maior ou menor escala, o que vai mudar é o engajamento (ou falta de). A arte principalmente tem uma imensa função politica. Através de metaforas, analogias, ou representações, um artista pode expressar uma questão politica, religiosa, social, cultural ou o que o valha, de forma mais engajante do que um mero texto politico. A primeira revista do Capitão America mostra ele dando um soco em Hitler. Lembrando que ela foi criada por dois judeus, ANTES dos estados unidos entrarem formalmente na SGM. Era uma declaração politica flagrante. Da mesma forma, um super heroi de quadrinhos americanos, cujo publico leitor era majoritariamente branco, criar um heroi africano sabio, habilidoso, lider de uma cidade extremamente avançada tem sim uma viés politica, a Marvel. E hoje, um blockbuster de alto orçamento, alcance global e de um dos maiores estúdios de cinema com um elenco e equipe 90% negro ou afrodescendente é em si só uma coisa sem precedentes. É muito mais do que um simples "eles são negros porque são assim nos quadrinhos"

    Então, por mais que envolva pessoas fantasiadas de gato se surrando com garras de metal, não significa que o filme é um mero filme de ação. Porque ele tem um subtexto (que nem é tão sub assim) extremamente politizado.

    SPOILER


    O filme fala sobre as consequências de uma nação extremamente rica e cheia de recursos se isolar do restante do mundo e deixar as atrocidades da colonização acontecerem. Eles usam uma nação ficticia, sim. Mas usam essa utopia para explorar temas de responsabilidade para com a população marginalizada, e o que a população negra sofre que as faz levar a cometer atos de terrorismo. E isso se exemplifica no vilão, cuja motivação é usar as armas de Wakanda para liberar o povo negro oprimido de todo o mundo. Tudo isso é pautado na ideia de colonização, escravidão, e responsabilidades politicas. E isso vindo de um diretor como o Ryan Coogler, cujos filmes são todos engajados no movimento negro.

    Você pode querer ver só entretenimento nos filmes que vê. Isso não é um problema, mas falar que NÃO tem uma mensagem politica é uma falta de interpretação de texto.

    SPOILER


    Mas não precisa confiar em mim, pode ver da boca diretor, elenco e equipe.

    https://omelete.com.br/filmes/entrevista/pantera-negra-e-uma-historia-sobre-raizes-diz-chadwick-boseman/


    https://omelete.com.br/filmes/entrevista/pantera-negra-e-um-convite-a-revolucao-diz-danai-gurira/

    https://omelete.com.br/filmes/entrevista/pantera-negra-os-efeitos-sociais-aqui-falam-mais-alto-diz-letitia-wright/
    [/spoiler]

    Mas indo na questão da dublagem, eu acho que poderia sim ter tido um esforço maior para escalar o máximo de dubladores negros possíveis. Esse filme fala de uma situação sociopolítica que o Brasil vivenciou e teve ampla participação/culpa. É um filme cuja mensagem vai ressoar para muitas pessoas do nosso pais que vivenciam os temas abordados. Não é um filme qualquer, então eu acho que se beneficiaria de um tratamento diferenciado. Não digo que devia ser 100% atores negros, mas um pouquinho mais daria uma credibilidade maior.

    Mas a questão mais ampla pra mim é que a dublagem tem uma questão meio paradoxal: Enquanto ela se diz ser para tornar os filmes mais acessiveis, o meio da dublagem em si é muito inacessível. Todo mundo tá cansado de ouvir dublador falando "pra ser dublador tem que ter DRT de ator, e fazer curso de dublagem". Cês tem noção quanto dinheiro vai nessa brincadeira? Cursos de teatro reconhecidos pelo MEC são bem caros, tem 4-5 anos de duração e a mensalidade vai aumentando a cada semestre (experiencia propria), os de dublagem então... Isso sem contar a centralização dos polos de dublagem (apesar de estarem crescendo em outros lugares, ESTRUTURA mesmo só em RJ-SP),as panelinhas que tem nos estudios e outros fatores. Então apesar da dublagem ser destinada a quem tem menos acesso, o meio da dublagem acaba favorecendo uma classe social especifica. Então por mais que eu entenda o sentimento por tras dessas criticas, eu acho que a discussão é mais profunda do que "só tem dubladores brancos" e tem a ver com o cenário geral da dublagem.

    Enfim, fim do textão. Agora deixo a pergunta: Vale a pena ver isso dublado? Eu quero ver de novo e quero saber se posso dar uma chance pra essa dublagem, mas estou ouvindo opiniões divergentes.

  7. #47
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/07/12
    Idade
    32
    Posts
    16.347
    Citação Postado originalmente por Neo Hartless Ver Post
    Ok, vamos lá.

    Vi o filme ontem e eu achei ele maravilhoso, tanto o roteiro, quanto a produção, figurino, escalações e trilha sonora. Ironicamente a parte mais fraca foram as cenas de ação, que não me empolgaram em nada.

    Mas já começo falando que não tem esse negócio de "envolver política". A política permeia TODOS os aspectos da vida em sociedade, em maior ou menor escala, o que vai mudar é o engajamento (ou falta de). A arte principalmente tem uma imensa função politica. Através de metaforas, analogias, ou representações, um artista pode expressar uma questão politica, religiosa, social, cultural ou o que o valha, de forma mais engajante do que um mero texto politico. A primeira revista do Capitão America mostra ele dando um soco em Hitler. Lembrando que ela foi criada por dois judeus, ANTES dos estados unidos entrarem formalmente na SGM. Era uma declaração politica flagrante. Da mesma forma, um super heroi de quadrinhos americanos, cujo publico leitor era majoritariamente branco, criar um heroi africano sabio, habilidoso, lider de uma cidade extremamente avançada tem sim uma viés politica, a Marvel. E hoje, um blockbuster de alto orçamento, alcance global e de um dos maiores estúdios de cinema com um elenco e equipe 90% negro ou afrodescendente é em si só uma coisa sem precedentes. É muito mais do que um simples "eles são negros porque são assim nos quadrinhos"

    Então, por mais que envolva pessoas fantasiadas de gato se surrando com garras de metal, não significa que o filme é um mero filme de ação. Porque ele tem um subtexto (que nem é tão sub assim) extremamente politizado.

    SPOILER


    O filme fala sobre as consequências de uma nação extremamente rica e cheia de recursos se isolar do restante do mundo e deixar as atrocidades da colonização acontecerem. Eles usam uma nação ficticia, sim. Mas usam essa utopia para explorar temas de responsabilidade para com a população marginalizada, e o que a população negra sofre que as faz levar a cometer atos de terrorismo. E isso se exemplifica no vilão, cuja motivação é usar as armas de Wakanda para liberar o povo negro oprimido de todo o mundo. Tudo isso é pautado na ideia de colonização, escravidão, e responsabilidades politicas. E isso vindo de um diretor como o Ryan Coogler, cujos filmes são todos engajados no movimento negro.

    Você pode querer ver só entretenimento nos filmes que vê. Isso não é um problema, mas falar que NÃO tem uma mensagem politica é uma falta de interpretação de texto.

    SPOILER


    Mas não precisa confiar em mim, pode ver da boca diretor, elenco e equipe.

    https://omelete.com.br/filmes/entrevista/pantera-negra-e-uma-historia-sobre-raizes-diz-chadwick-boseman/


    https://omelete.com.br/filmes/entrevista/pantera-negra-e-um-convite-a-revolucao-diz-danai-gurira/

    https://omelete.com.br/filmes/entrevista/pantera-negra-os-efeitos-sociais-aqui-falam-mais-alto-diz-letitia-wright/
    [/spoiler]

    Mas indo na questão da dublagem, eu acho que poderia sim ter tido um esforço maior para escalar o máximo de dubladores negros possíveis. Esse filme fala de uma situação sociopolítica que o Brasil vivenciou e teve ampla participação/culpa. É um filme cuja mensagem vai ressoar para muitas pessoas do nosso pais que vivenciam os temas abordados. Não é um filme qualquer, então eu acho que se beneficiaria de um tratamento diferenciado. Não digo que devia ser 100% atores negros, mas um pouquinho mais daria uma credibilidade maior.

    Mas a questão mais ampla pra mim é que a dublagem tem uma questão meio paradoxal: Enquanto ela se diz ser para tornar os filmes mais acessiveis, o meio da dublagem em si é muito inacessível. Todo mundo tá cansado de ouvir dublador falando "pra ser dublador tem que ter DRT de ator, e fazer curso de dublagem". Cês tem noção quanto dinheiro vai nessa brincadeira? Cursos de teatro reconhecidos pelo MEC são bem caros, tem 4-5 anos de duração e a mensalidade vai aumentando a cada semestre (experiencia propria), os de dublagem então... Isso sem contar a centralização dos polos de dublagem (apesar de estarem crescendo em outros lugares, ESTRUTURA mesmo só em RJ-SP),as panelinhas que tem nos estudios e outros fatores. Então apesar da dublagem ser destinada a quem tem menos acesso, o meio da dublagem acaba favorecendo uma classe social especifica. Então por mais que eu entenda o sentimento por tras dessas criticas, eu acho que a discussão é mais profunda do que "só tem dubladores brancos" e tem a ver com o cenário geral da dublagem.

    Enfim, fim do textão. Agora deixo a pergunta: Vale a pena ver isso dublado? Eu quero ver de novo e quero saber se posso dar uma chance pra essa dublagem, mas estou ouvindo opiniões divergentes.
    Como você mesmo falou, o ponto "politizado" do filme é subtexto. O filme tem mensagens, mas na maior parte do tempo são ocultas e referenciais, e não jogadas escrachadamente na sua cara. Não é um filme sobre negritude como tema principal, mas sobre o Pantera Negra. No mais, apesar da mensagem do filme ter um direcionamento, ela é vaga. "Vamos construir pontes", isso pode significar várias coisas, até mesmo um favorecimento ao capitalismo (livre comércio), que, muitos que apoiaram o filme por razões estritamente políticas dizem detestar. Outro ponto que demonstra o quão é vaga e simplista a mensagem passada, é que no fim das contas, dentro da história do filme, Wakanda é o que é por ser um país fechado (o que eu ideologicamente discordo, acho o livre comércio algo ótimo, mas tá lá na história do filme) e extremamente nacionalista com relação aos recursos naturais que possui.

    Quanto à colonização, olha, toda colonização teve aspecto predatório, mas também teve aspecto civilizatório em maior ou menor escala. No caso das Américas, dependendo da região, em maior escala. No caso da África, no geral em menor escala de fato. Mas devo lembrar que a própria África independentemente da colonização sempre foi problemática. A escravidão também era um problema interno no continente, ao qual estrangeiros se aproveitavam do que já ocorria. Claro, eles não ficam isentos de culpa do que fizeram de errado, mas não foram os únicos vetores da coisa toda.
    E mais: se não existisse a colonização europeia de séculos atrás, a África não seria como Wakanda. Na verdade, se bobear, seria até pior do que já é hoje na vida real, considerando que sem a colonização, a maior parte do continente consistiria em tribalismo e selvageria de fato, o que em termos de direitos humanos e desenvolvimento seria bastante ruim também.
    E falando em tribalismo, Wakanda representa uma visão folclórica e extremamente esteriotipada da África de um ponto de vista lúdico e fora da realidade - no caso, um dos, aquele em que se ignora a pobreza no continente - . Se fosse outro tipo de representação folclórica, sobre outro povo ou sobre outros grupos de pessoas, talvez aqueles que apoiaram o filme estritamente por ideologia não gostassem tanto assim e ainda problematizassem em cima.

    "Ah, mas os atores falaram isso e aquilo" - eles podem falar o que quiserem, especialmente porque, o que disseram é justamente o que a imprensa quer ouvir e o que dá ibope, mas não é verdade absoluta. Claro, eles também não estão realmente errados ao falarem o que falaram, mas novamente: negritude não é o tema central do filme, este ainda é o Pantera Negra, o herói, e a trama do roubo do Vibranium.

    E por fim, ainda que haja ineditismo num filme de Hollywood de super heróis com 90% do elenco negro, não haveria como fazer esse filme com um elenco majoritariamente branco. A própria história em quadrinhos impede que isso ocorra. Seria impossível e bizarro fazer esse filme com um elenco não-negro.

    -------------------

    Meu textão também acaba por aqui. E eu também estou na mesma situação quanto à dublagem. Assisti legendado, mas quero conferir como ficou o resultado. E também concordo quanto ao que você disse sobre o meio da dublagem em si.

  8. #48
    Baronesa do Dublanet Avatar de Bruna'
    Data de Ingresso
    22/04/17
    Idade
    22
    Posts
    8.398
    Citação Postado originalmente por Sync Ver Post
    Bom, eu não conheço nenhum dublador brasileiro que seja LGBT. Falando em LGBT me lembrei disso
    Problema é seu, tem vários. Lipe Zulato sabe do que eu tô falando, skjahsa.

    Mas trans nunca vi mesmo.

  9. #49
    Ancião do Dublanet Avatar de Neo Hartless
    Data de Ingresso
    27/09/08
    Posts
    929
    Citação Postado originalmente por Bruna' Ver Post
    Problema é seu, tem vários. Lipe Zulato sabe do que eu tô falando, skjahsa.

    Mas trans nunca vi mesmo.
    Olha, LGBT acho que não necessariamente vai precisar um dublador que seja correspondente, desde que todos os envolvidos tratem com seriedade e respeito o trabalho pode sair bem. É lógico que ter alguém que vive o cotidiano igual ao personagem vai dar uma voz mais autentica, mas não sei se a paridade precisa ser 100%.

  10. #50
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/07/12
    Idade
    32
    Posts
    16.347
    Citação Postado originalmente por Bruna' Ver Post
    Problema é seu, tem vários. Lipe Zulato sabe do que eu tô falando, skjahsa.

    Mas trans nunca vi mesmo.
    Não é trans, mas o Daniel Garcia tem uma "personagem" (não encontrei um termo melhor) que é drag queen. Inclusive eu acho que ele tem um canal envolvendo essa personagem.

    Eu soube dessa informação num vídeo que ele fez com o Wendel Bezerra e outros dubladores há tempos atrás, falando de música na dublagem. Mas não chequei nada mais a fundo então as minhas informações podem estar um tanto defasadas.

    Mas sim, existem dubladores LGBT como existem pessoas LGBTs em vários setores profissionais e sociais da sociedade.

Página 5 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 34567 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Respostas: 143
    Último Post: 08/04/24, 21:18
  2. Dubladores que ficaram "famosos" com "pouco tempo" de dublagem
    Por Nagato no fórum Falando de Dublagem
    Respostas: 47
    Último Post: 07/11/23, 05:56
  3. Minidocumentário "Dubladores em Ação!" Dubladores do Chavez dublando
    Por Coverístico no fórum Falando de Dublagem
    Respostas: 4
    Último Post: 18/07/22, 00:17
  4. Dublagens """"""""""não encontradas"""""""""
    Por Matt no fórum Falando de Dublagem
    Respostas: 19
    Último Post: 18/04/22, 02:01

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •