Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 15
  1. #1
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Maldoxx
    Data de Ingresso
    07/11/16
    Localização
    Cascavel, Paraná, Brasil
    Idade
    22
    Posts
    4.619

    Post Museu do Dublanet

    Então gente, tem tempo que eu queria fazer isso hehe;

    Eu sempre tive curiosidade de saber sobre a história do Dubla. Como foi a fundação do Fórum, quem foram os membros fundadores, o começo, o auge, a queda, o "reauge", enfim. Pode ser que tamanho interesse tenha a ver com o fato de cursar História, e acho que faz sentido haha. Por isso, convido a todos, desde membros novos, da velha guarda, administradores, colaboradores (enfim, todos da moderação), e quem sabe, até algum dublador perdido nos mares do Fórum, que contem sua história no Fórum, ou algum episódio da história do Dublanet que lhe tenham marcado, enfim. A escolha é livre.

    Uma vez li todos os posts antigos do Fórum, e descobri que um membro, CacoBart (acho que era isso) foi um dos membros fundadores, conforme o próprio havia mencionado em um post. Alguém se lembra dele? Acho que não é mais ativo. Recentemente também soube que a estelar Mariana Mirabetti foi uma das primeiras admins do Fórum.

    Bom, vou começar por mim. Eu comecei a gostar de dublagem, de um modo geral, em 2015. Iniciei pesquisando sobre os dubladores e voice actors estadunidenses, e em 2016 o interesse cresceu para a dublagem brasileira. Ao fim de 2016, em novembro, ingressei no Fórum, então com 14 anos, um mês antes de completar 15. Eu não sabia de nada na época haha, conhecia algumas vozes e tal, mas não tinha ideia de como funcionava o meio, da divisão entre polos, etc. Tanto que, meu primeiro elenco aqui, de Angel Beats, foi um reflexo bem visível disso.

    Em 2017, criei meu primeiro tópico de dublador, o do Wellington Lima. Sempre foi minha área favorita do Fórum. Eu gostava (e ainda gosto) muito de ver os dados, fotos, informações e vídeos que existiam. Nesses primeiros 2 anos, não falava quase nada, ainda hoje comento pouco, de certo modo, mas é bem mais se comparado a 2016-2017.

    Em 2018, o meu "auge", de uso e interesse. Em 2018 (e em parte, 2019), eu era um rato de biblioteca da dublagem. Pesquisava tudo, ficava maravilhado com informações do meio que o pessoal daqui (em especial, nos tópicos de animes) trazia. Nessa época, eu queria ser como aqueles caras, um insider, quase um repórter com suas fontes. Hoje, não mesmo hehe. Virei mais o cara do "esperar pra ver". Postei muitos tópicos de filmes, ficava de madrugada vendo filmes no Telecine pra pegar os créditos no final e postar no Fórum.

    Em 2019, meio que mantive esse ritmo, mas um pouco menos. 2020, com a pandemia e o início do EAD na faculdade, bem menos. 2021, com a faculdade a todo vapor, bem, acho que não preciso dizer. Sempre leio todos os posts novos quando posso, porém. Gosto de acompanhar as discussões.

    Fora do Dublanet, e quanto a isso não vou me estender, até porque não é do assunto, nunca fui de grupos. Frequento apenas um no WhatsApp, e frequentava outros três no Facebook (dois deles famosos, "A História da Dublagem", criado pelo saudoso Sílvio Navas, e "Dublagem, uma arte", colecionador de polêmicas e mais polêmicas). O Fórum foi onde me mantive por mais tempo com um interesse contínuo, sem dúvidas.

    Enfim, pode parecer pouco tempo, mas muita coisa mudou. O Maldoxx de 2016 é diferente do Maldoxx de 2018, este por sua vez diferente do de 2021. Eu adoro o Dublanet, mesmo com todos os ataques sofridos, as polêmicas, coisa e tal, nunca deixou pra mim de ser o espaço definitivo de discussão da dublagem brasileira (muitas delas de alto nível, reunindo experientes pesquisadores da dublagem).

  2. #2
    Ivan
    Guest
    Acho que o Fórum foi fundado em 2004 se não me engano.

    Sempre gostei de dublagem, mas entre 2007 por aí, comecei a ficar atento com nome de dubladores e tudo mais. Pesquiso no fórum desde 2012, então boa parte do meu conhecimento sobre dublagem adquiri lendo aqui (não só nele, mas em outros sites também). Em 2017, resolvi criar uma conta no Dublanet, para interagir com o pessoal e trocar conhecimento sobre essa área que sempre me fascinou. Fiquei de maio do mesmo ano até o inicio de 2018, quando resolvi deletar meu perfil e dar um tempo no fórum. O motivo é que estava muito descontente com a dublagem na época e acabei migrando pra filmes legendados. Em 2021 acabei assistindo algumas produções com uma qualidade excelente e que me fizeram retomar o gosto a pesquisar sobre dublagem. Concordo com vc Maldoxx, o Ivan de 2017 também não é o mesmo de 2021 e a minha perspectiva sobre também acabou mudando com o tempo.

  3. #3
    Senescal do Dublanet Avatar de Faustek
    Data de Ingresso
    24/03/21
    Localização
    Sampa 🏭
    Posts
    1.666
    Muito interessante essa proposta.

    Tô aqui há pouco tempo então não passei por nenhum episódio muito marcante, mas eu tenho uma coleção de prints de momentos engraçados que eu vi pelos fóruns e tópicos. Um exemplo é aquela animação de Lego Star Wars em que o Jorge Lucas dubla o George Lucas ou o tópico de Sailor Moon em que aparece o nome da Rosa Maria Baroli nove vezes seguidas.

    Eu tive dois periodos de interesse em dublagem: o primeiro foi curto pelo que me lembro, por volta de 2014, quando eu era um megafã de Drama Total. Um dia eu fui na página da Wikipedia do desenho e tinha uma seção de dubladores, foi aí que comecei a decorar os nomes de dubladores que eu gostava. Detalhe que esses dubladores eram quase exclusivamente de personagens em desenhos do Cartoon Network, resultando no meu conhecimento sendo bem limitado e em um preconceito contra a dublagem de SP que durou um tempão.

    Depois disso eu fiquei só reconhecendo passivamente algumas vozes que eu ouvia, sem me dar ao trabalho de pesquisar nada.

    O segundo período foi começar só ano retrasado, quando eu assisti Fullmetal Alchemist e depois fui ver como era a dublagem. Nessa época eu também comecei a usar o MyAnimeList, onde a sessão de dubladores nas páginas dos personagens me informava quem eram as vozes que eu não conhecia ainda. Isso se repetiu quando assisti Death Note, onde, sendo uma dublagem da Cinevideo de 2009, eu pude reconhecer a vasta maioria das vozes. Tudo culminou ano passado quando eu vi Mob Psycho 100: cada personagem que aparecia, eu ia no MAL ou alguma wiki da vida pra ver quem dublava.

    Eventualmente eu descobri esse site por causa das marcas d'água que podem ser vistas em várias fotos de dubladores (e pra quem teve essa ideia, meus parabéns pela jogada de marketing genial rs). Levou um tempo devido ao design confuso mas eu acabei criando uma conta em março deste ano.

    Meu conhecimento ainda está longe de ser perfeito, especialmente na área de dublagens mais antigas, mas mesmo assim sinto que evolui muito desde pouco mais de um ano atrás. E comparado a 2014, nem se fala.

  4. #4
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    23/11/11
    Posts
    5.420
    Agora é minha vez. Por ser um pouco mais antigo, tenho muito pra contar kkkkk..... Bom, vamos lá:

    Já faz uns 10 anos que faço pesquisas sobre dublagem. Acho que meu interesse veio por causa de Toy Story 3, que tinha acabado de ser lançado na época. Eu me lembro de fazer pesquisas sobre a produção na Wikipedia, e lá tava o elenco de dubladores. Eu me lembro que nessa época eu pensava que a Mabel Cesar só tinha dublado a Jessie, mas depois de algumas pesquisas descobri que ela era a voz da esposa do Michael Kyle em Eu, a Patroa e as Crianças, a voz da Catherine Zeta-Jones, etc... kkkk E depois vi que a lista era maior ainda kkkkk Ou seja, foi a Wikipédia que me fez criar interesse pela dublagem, apesar de o site não ser lá essas coisas...

    Eu não sei exatamente como o Dublanet apareceu na minha vida. Deve ter sido enquanto fazia pesquisas na internet sobre dublagem. Eu me lembro que levei vários meses até finalmente ingressar no Fórum no dia 23 de novembro de 2011, prestes a fazer 17 anos (sim, vai fazer 10 anos mês que vem; tô ficando velho kkkk)

    Eu me lembro que meu primeiro tópico, acho que ainda em 2011, foi: "Pra quê tantos dubladores em um só ator ou atriz?" Eu tinha esse questionamento na época. O tópico dos desenhos do Canal Futura e da TV Cultura fui eu quem criei na época. E depois comecei a postar tópicos de atores, sendo que o primeiro, se não me engano, foi o do Adam Baldwin.

    Aí em 2012 o Dublanet saiu do ar por algum tempo, e tudo que tinha sido postado se perdeu. Quando voltou, tudo teve que recomeçar do zero. Alguns tópicos eu tive que refazer, e outros foram outros quem repostaram, especialmente atores kkkk E sempre costumava postar muita coisa, desde dublagens mais recentes, como as da Delart pra cinema (quando a Delart tinha conta no Facebook e postava o elenco principal das produções pra cinema) como dublagens antigas, da AIC, apesar de eu nunca ter assistido grande parte dessas produções kkk (mas as fontes eram confiáveis). Peguei a época das mudanças da dublagem do Scooby-Doo, do Capitão América, quem dublaria o Batman do Ben Affleck (muita gente internet afora exigia o Seixas, se não assistiria legendado kkkk), dentre outros. Como eu admiro as obras de Chespirito, também comecei a fazer várias pesquisas especialmente sobre a dublagem MaGa de Chaves e Chapolin (que na minha opinião são as melhores dublagens já feitas no Brasil).

    Em novembro de 2016, decidi dar um tempo do Fórum, em virtude de motivos pessoais. Porém, sempre acompanhava o Fórum e as postagens.

    Ano passado, no início de maio, depois que a pandemia começou, decidi retornar (tava com saudade e com vontade de postar kkkk). E apesar de ter dito a mim mesmo que eu teria menos participação, eu acabei só aumentando kk Mesmo assim, apesar de fazer 10 anos de Forum, sinto que a minha frequência ao Fórum vai diminuir daqui pra frente, assim como aconteceu com grande parte dos membros desse fórum (e acontece com vários outros hoje), e isso em virtude de grandes decisões que estou prestes a tomar, que sei que vão mudar minha vida, porém sempre visitando o Fórum pra me atualizar com alguma coisa (até porque o Dublanet é o site mais confiável sobre dublagens brasileiras que existe).

    Apesar de ter tanto tempo, confesso que não conheço as vozes de muita gente, por incrível que pareça. Acho que também devido ao fato de eu assistir pouca coisa nova atualmente, não apenas pela falta de tempo mas também por motivos pessoais. E também não sou um grande consumidor de várias obras cinematográficas, porém amo dublagem.

    Eu nunca fui muito de conversar com minha família e amigos sobre dublagem, apenas na internet mesmo. Porém, sinto que em especial meu pai sempre comenta sobre dublagem. Ele sempre fala quando reconhece algum dublador (não os nomes, mas as vozes).

    Hoje, mais maduro, sinto que eu tenho muito mais conhecimento e também mais admiração pela arte da dublagem e também por aqueles dubladores que não estão mais aqui.

    Bom, é isso. Minha história aqui não é tão maravilhosa e empolgante assim, mas é isso.
    "Tá loca, está onde México:

    Aqui sim desgosto, oitenta e cinto.
    Que dirá.. não... queridá... Chiquititinha.
    Lhe sucata onde. E na alergia eu sentei pela loucura, tô com um mico que vai votar.
    "

    Del Ocho, Chavo

  5. #5
    Fiscal do Dublanet
    Data de Ingresso
    21/11/04
    Localização
    Santo André - SP
    Idade
    43
    Posts
    15.200
    Lembro do BD (e Depois QD) do Dublanet Onde Era um Banco de Dados que Hoje é o Dublapédia, Frequento Esse Fórum Desde 2004 Mais Precisamente em Novembro (Antes Frequentava um Fórum de Dublagem que Era do Briggs) e Fiquei em Depressão Várias Vezes Quando o Fórum Saia do Ar, Quem Dera se Eu Fosse Administrador.

  6. #6
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    08/10/05
    Idade
    32
    Posts
    7.180
    Comecei a visitar o forum em 2005. Tinha 14 anos.

    Auge da 'Rebeldemania'. Q era um dos principais assuntos q rolavam no fórum naquela época.

    Descobri o forum quando pesquisava a respeito da voz de um personagem. Através do forum, descobri q se tratava de Antônio Patiño. Um dos meus dubladores preferidos. Voz q marcou muito a minha infancia.

    Primeiro topico q criei foi perguntando tbem sobre a voz de um personagem. Um membro q nao esta mais aqui me respondeu q era o Waldyr Sant'Anna. Dublador q ja conhecia, e sabia q nao era ele. Através do forum, da pesquisa, descobri q se tratava do Luiz Brandão. E foi aí q fiquei sabendo do paradeiro dele. Através de arquivos do forum, uma resposta do Manolo Rey a um membro daquela época.

    Comecei a gostar de dublagem ainda na infancia. Nas brincadeiras costumava imitar a voz de alguns dubladores.

    Primeiros dubladores, antes mesmo de entrar no forum, q descobri foram Orlando Drummond e Francisco Milani. Como eles apareciam na Tv, e principalmente o Milani, narrava e fazia locuções no Fantástico, naquela época. Conheci o trabalho dele como dublador só depois.

    Fui um dos primeiros a postar elencos aqui no forum. Quando foi criada uma sessao especifica pra isso. Naquela época a gente ainda não sabia tanta coisa como se sabe hoje. Mas fomos, acho, pioneiros, desbravadores de muita coisa rs.

    Depois surgiu o esse Banco de Dados. Q era separado do forum. Tinha um design diferente. Era bem legal.Nessa época ja nao participava tanto. Tava prestes a iniciar a graduação. Q foi uma época q realmente quase nao frequentava mais o forum. Por falta de tempo mesmo.

    Lembro do inicio do forum, a participacao dos dubladores, Briggs, Mariangela, Sérgio Cantu e Manolo Rey.

    E é mais ou menos por aí.
    Última edição por taz; 30/10/21 às 16:32.

  7. #7
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Reinaldo
    Data de Ingresso
    12/11/04
    Posts
    23.930
    O fórum começou no final de 2004 mas engrenou mesmo na época de Rebelde e séries/novelas do SBT, alguns dubladores interagiam na época bem por indicação alguns frequentes eram o Rodrigo Antas, Renan Freitas, Carol Kapfer, tinha mais cariocas. No começo tinha bastante gente em busca de fandubber, começou a ter sessão de produções um tempo depois era tudo misturado antes. Como falaram teve algumas mudanças de servidor e pelo menos 2 vezes foi preciso repassarem dados e tal, a mais séria foi d3 2012 onde dados do começo foram perdidos. Tbem fiquem um tempo. no começo só participei como membro só em 2913-14 entrei na equipe.

    Teve um bom número de pessoal na equipe até 2013, mas lembro de alguns só, Bruno foi fundador, Mariana Mirabetti, Caco Bart (Calebe - faleceu a uns anos), Walber, Eddy Potter, Eduardo K, Rafael, Kazinha, Super Vedita, Nívea Doria (Titamia), Hades, Cinefago tbem. Rodolfo e o Marcelo Almeida entraram um pouco antes que eu senão me engano.

  8. #8
    MarJulSanSil Avatar de Maria Julia Santana
    Data de Ingresso
    13/01/18
    Localização
    Fortaleza, Ceará
    Idade
    19
    Posts
    1.135
    Citação Postado originalmente por Reinaldo Ver Post
    O fórum começou no final de 2004 mas engrenou mesmo na época de Rebelde e séries/novelas do SBT, alguns dubladores interagiam na época bem por indicação alguns frequentes eram o Rodrigo Antas, Renan Freitas, Carol Kapfer, tinha mais cariocas. No começo tinha bastante gente em busca de fandubber, começou a ter sessão de produções um tempo depois era tudo misturado antes. Como falaram teve algumas mudanças de servidor e pelo menos 2 vezes foi preciso repassarem dados e tal, a mais séria foi d3 2012 onde dados do começo foram perdidos. Tbem fiquem um tempo. no começo só participei como membro só em 2913-14 entrei na equipe.

    Teve um bom número de pessoal na equipe até 2013, mas lembro de alguns só, Bruno foi fundador, Mariana Mirabetti, Caco Bart (Calebe - faleceu a uns anos), Walber, Eddy Potter, Eduardo K, Rafael, Kazinha, Super Vedita, Nívea Doria (Titamia), Hades, Cinefago tbem. Rodolfo e o Marcelo Almeida entraram um pouco antes que eu senão me engano.
    Nossa, uma pena que o CacoBart morreu, ele morreu de uma pneumonia no dia 4 de Abril de 2015, de acordo com o obituário dele: https://falecidosnobrasil.org.br/bus...nto=04-04-2015

    Em seus últimos posts nas redes sociais em Janeiro de 2015, ele disse que passou mal por causa da pneumonia, uma pena que não pude conhecer o Callebe e a Mariana Mirabetti, eles eram gente boa. Que ambos descansem em paz.

  9. #9
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Fábio
    Data de Ingresso
    08/05/12
    Posts
    4.568
    Alessandra Araújo ainda comenta de vez em quando por aqui,né.

    Agora, te contar, ainda acho incrível o fórum tá de pé até hoje. Por ter uma série de custos e não ter um retorno, até por não ser essa intenção.

    O Quem Dubla surgiu depois do fórum? É que de vez em sempre algum dublador usa esse fórum aqui pra fazer pesquisa, seja pra escalar ou verificar quem dublou tal ator.

  10. #10
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    08/10/05
    Idade
    32
    Posts
    7.180
    Citação Postado originalmente por Fábio Ver Post
    Alessandra Araújo ainda comenta de vez em quando por aqui,né.

    Agora, te contar, ainda acho incrível o fórum tá de pé até hoje. Por ter uma série de custos e não ter um retorno, até por não ser essa intenção.

    O Quem Dubla surgiu depois do fórum? É que de vez em sempre algum dublador usa esse fórum aqui pra fazer pesquisa, seja pra escalar ou verificar quem dublou tal ator.
    Olha nao posso responder com exatidão, mas pelo q me lembro quando surgiu uma seção de Banco de Dados aqui já existia o Quem Dubla. Pode ser q tenha sido tudo mais ou menos na mesma época. Mas quem sabe disso aí melhor é o Reinaldo.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Ridley Jones: A Guardiã do Museu
    Por dominic14 no fórum Dublapédia :: Animações Ocidentais
    Respostas: 0
    Último Post: 25/07/21, 01:23
  2. Uma Noite no Museu (Night At the Museum)
    Por Reinaldo no fórum Dublapédia :: Filmes
    Respostas: 1
    Último Post: 11/02/21, 23:22
  3. Uma Noite no Museu 2 (Night at the Museum: Battle of the Smithsonian)
    Por Reinaldo no fórum Dublapédia :: Filmes
    Respostas: 0
    Último Post: 26/07/12, 23:21
  4. Museu de Cera (House of Wax) - 1953
    Por Marcelo Almeida no fórum Dublapédia :: Filmes
    Respostas: 0
    Último Post: 22/06/12, 11:21

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •