Citação Postado originalmente por SuperBomber3000 Ver Post
Tem um outro estúdio em São Paulo ao que parece chamado Makkio, que opera em moldes similares aos da ArtWay pelo o que eu posso pensar. O filme A Maldição do Boneco Robert foi dublado nesse estúdio, com direção do Roberto Rodrigues e com a Raquel Elaine na protagonista. Quem quiser achar o filme dublado depois pra dar uma olhada não é tão difícil. Essas informações eu vi numa página da Raquel Elaine no Facebook, onde ela postou uma imagem do filme com essas informações.

Nesse filme também tem o Ênio Vivona e o Jonathan Guedes, que comumente dublam em Campinas e o último tem participado de localizações de games em São Paulo; e eu tive a impressão de escutar a Rosa Baroli numa mulher que aparece no início, mas não estou certo de que seja ela, embora a voz pareça. As placas por sua vez foram feitas pelo Roberto Rodrigues.



Eu sei que o Mário Spatziani e a Raquel Elaine, que são conhecidos muito mais pelas dublagens de Campinas que fazem são os cabeças da casa; ele como coordenador e ela como diretora e professora do curso deles. A única voz mais conhecida já do meio "regular" de São Paulo, digamos assim, que eu sei que lá trabalha é o Júlio Franco nas placas apenas.

Eles tem dublado alguns doramas coreanos, como um chamado A Lenda, um Luxo de Sonhar que foi dublado lá. Tem um dublador chamado Eddhi Santos, que fez o protagonista dessa novela ao que parece, que eu nunca tinha ouvido falar até anteontem.

Esse Eddhi Santos tem um canal no Youtube com alguns vídeos e amostras de dublagens dele, sendo elas da ArtWay ao que parece.

Eventualmente até aparece uma ou outra voz mais conhecida, mas no geral, o grosso dos elencos da ArtWay e da Makkio são "dubladores de Campinas" (ou que trabalham em Campinas, mesmo sendo de São Paulo) e atores de teatro que estão ingressando na dublagem, no mesmo padrão da dublagem do Godzilla feita na Marmac.



Não diria que está, simplesmente é assim a situação deles há bastante tempo. Tanto que o Dublapédia nunca catalogou uma dublagem do estúdio em questão.

Em todo caso, parece que a Art Way e a Makkio formam um mercado "paralelo" de dublagem dentro de São Paulo, fora dos acordos da SATED se a suspeita se concretizar.
A Marmac também entrou nesse mercado paralelo.