Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 24
  1. #1
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    28/10/17
    Posts
    521

    São Paulo dá mais oportunidade aos iniciantes?

    Vejo diversos dubladores tendo novas oportunidades lá, enquanto no rj optam sempre pelos mesmos profissionais, principalmente em filmes

  2. #2
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/07/12
    Idade
    32
    Posts
    16.153
    Citação Postado originalmente por DLucas av Ver Post
    Vejo diversos dubladores tendo novas oportunidades lá, enquanto no rj optam sempre pelos mesmos profissionais, principalmente em filmes
    Pelo que eu sei, nos dois polos é difícil pro novato entrar e se manter. Mas, sem dúvida em SP a variedade de vozes mesmo em casas maiores tem sido maior nos últimos anos, o que mostra que sim, SP parece ser um cadinho, ou até cadão mais fácil pros novatos conseguirem espaço.

    O aquecimento do mercado também explica isso. Com a migrada da Disney pra TV Group, ou mesmo outras empresas como a Funimation entre elas, o mercado em SP aqueceu bem mais nos últimos anos. RJ, apesar de hoje ser um polo muito mais competitivo do que era 10 anos atrás quando se fala de anime por exemplo, ainda tem muito daquela base de séries da Warner, blockbusters de cinema, enfim, fora animes, não tem nada muito diferenciado que o RJ faça hoje em dia.

    Também dá pra relacionar Campinas na equação toda. As vozes de Campinas hoje são cada vez mais agregadas ao mercado paulistano. Existe e existiu resistência, mas é um processo que tá acontecendo querendo ou não.

  3. #3
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    06/06/20
    Posts
    550
    Citação Postado originalmente por DLucas av Ver Post
    Vejo diversos dubladores tendo novas oportunidades lá, enquanto no rj optam sempre pelos mesmos profissionais, principalmente em filmes
    Na minha mais sincera opinião, isso é parcialmente verdade, tem umas vozes que eu vi uma vez ou outra, há anos em SP e nunca mais apareceram e eu duvido que todas tenham desistido ou parado. Tem produções em que só se vê dubladores estabelecidos e algumas com gente mais nova começando. Eu acho que vemos mais estúdios novos nascendo em São Paulo nos últimos anos e pessoas que dublam há muito tempo, mas não são tão conhecidas, começam a aparecer mais e muitas pessoas de Campinas tem migrado pra lá, por isso passa essa impressão.

  4. #4
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Thiago.
    Data de Ingresso
    04/07/13
    Posts
    5.536
    Em contrapartida, o que tem de parente de dublador já estabelecido ganhando oportunidade no Rio não tá no papel.

  5. #5
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    19/07/10
    Posts
    12.275
    Citação Postado originalmente por DLucas av Ver Post
    Vejo diversos dubladores tendo novas oportunidades lá, enquanto no rj optam sempre pelos mesmos profissionais, principalmente em filmes
    dubrasil, clone e bks são polos que dão oportunidades para os novatos, mas a qualidade das dublagens.....

  6. #6
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    19/07/10
    Posts
    12.275
    Citação Postado originalmente por Thiago. Ver Post
    Em contrapartida, o que tem de parente de dublador já estabelecido ganhando oportunidade no Rio não tá no papel.
    infelizmente dublagem é uma profissão que é passada de pai/mãe pra filho/filha

  7. #7
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/07/12
    Idade
    32
    Posts
    16.153
    Citação Postado originalmente por Paseven Ver Post
    dubrasil, clone e bks são polos que dão oportunidades para os novatos, mas a qualidade das dublagens.....
    Isso depende também da direção. Um bom dublador mal dirigido pode fazer um trabalho horrível. As vezes um dublador mediano consegue entregar um resultado decente dependendo de quem o dirige.

    Na DuBrasil eu não sei atualmente se os diretores são bons (ainda não assisti nada que a Andressa Bodê tenha dirigido por exemplo, e isso porque ela é uma das diretoras recentes da casa). Na Clone é complicado porque, eu gosto da Nair, mas tem umas coisas que ela dirige que parecem feitas no improviso de propósito. Já a BKS, também é relativa nesse aspecto. Tem diretores bons e diretores horríveis no estúdio.



    Citação Postado originalmente por Paseven Ver Post
    infelizmente dublagem é uma profissão que é passada de pai/mãe pra filho/filha
    Em São Paulo também acontece, vide os Bezerras, Barolis e etc. Porém, ainda há algum espaço a mais pra novatos de fora de clãs familiares do que o espaço que há no RJ.

  8. #8
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    19/07/10
    Posts
    12.275
    Citação Postado originalmente por SuperBomber3000 Ver Post
    Isso depende também da direção. Um bom dublador mal dirigido pode fazer um trabalho horrível. As vezes um dublador mediano consegue entregar um resultado decente dependendo de quem o dirige.

    Na DuBrasil eu não sei atualmente se os diretores são bons (ainda não assisti nada que a Andressa Bodê tenha dirigido por exemplo, e isso porque ela é uma das diretoras recentes da casa). Na Clone é complicado porque, eu gosto da Nair, mas tem umas coisas que ela dirige que parecem feitas no improviso de propósito. Já a BKS, também é relativa nesse aspecto. Tem diretores bons e diretores horríveis no estúdio.





    Em São Paulo também acontece, vide os Bezerras, Barolis e etc. Porém, ainda há algum espaço a mais pra novatos de fora de clãs familiares do que o espaço que há no RJ.
    por acaso você consegue assistir alguma produção feita pela clone, bks e/ou dubrasil ? a clone é celeiro de novato (menos raquel marinho rs) por ter dubladores se recusando a dublar por lá, bks é praticamente a msm coisa e pelo que falaram a dubrasil coloca alunos pra dublar por lá. o problema, na minha opinião, é que não tem diretor que aguente dirigir muitos novatos.

    e sobre os clãs, o rio é muito forte com relação a familia na dublagem

    rij

    familia coutinho
    familia cappeli
    familia ribeiro
    familia adriano/crispim
    familia rey
    familia saddy
    familia aquetin/emmanuel
    familia maia
    familia dondi
    familia rossatto
    familia vignolo
    familia garcia/góes
    familia garcia
    familia rossi/andrase
    familia rodrigues/crespo

    e por ai vai

    já em são paulo tem poucas familia na dublagem. obs: não to pegando casais, mas sim filhos(as)/primos(as)/tios(as) como base e não casais

    familia Baroli
    familia Bezarra
    familia marcio

    com relação ao rio, sp não possui muito nepotismo. mas como tinha dito anteriormente, dublagem de um certo modo da uma estabilidade financeira / ativa no mercado pra quem é da familia, principalmente quando se tem estúdio ou dirige.

  9. #9
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/07/12
    Idade
    32
    Posts
    16.153
    Citação Postado originalmente por Paseven Ver Post
    por acaso você consegue assistir alguma produção feita pela clone, bks e/ou dubrasil ? a clone é celeiro de novato (menos raquel marinho rs) por ter dubladores se recusando a dublar por lá, bks é praticamente a msm coisa e pelo que falaram a dubrasil coloca alunos pra dublar por lá. o problema, na minha opinião, é que não tem diretor que aguente dirigir muitos novatos.

    e sobre os clãs, o rio é muito forte com relação a familia na dublagem

    rij

    familia coutinho
    familia cappeli
    familia ribeiro
    familia adriano/crispim
    familia rey
    familia saddy
    familia aquetin/emmanuel
    familia maia
    familia dondi
    familia rossatto
    familia vignolo
    familia garcia/góes
    familia garcia
    familia rossi/andrase
    familia rodrigues/crespo

    e por ai vai

    já em são paulo tem poucas familia na dublagem. obs: não to pegando casais, mas sim filhos(as)/primos(as)/tios(as) como base e não casais

    familia Baroli
    familia Bezarra
    familia marcio

    com relação ao rio, sp não possui muito nepotismo. mas como tinha dito anteriormente, dublagem de um certo modo da uma estabilidade financeira / ativa no mercado pra quem é da familia, principalmente quando se tem estúdio ou dirige.
    Sobre o trecho negritado, algumas eu consigo sim. Não todas, obviamente.
    A Clone não é bem um celeiro de novatos, é um celeiro, mas de dubladores específicos e não necessariamente novatos. Os nomes que dublam lá - com exceção da Raquel e também do MAC, do Zeca, do Silvio Giraldi e outros - não são novatos, mas são do terceiro ou quarto escalão de SP, só que já dublam tem mais de 10 anos se bobear. Deca Pinheiro, Henrique Canales, Fernando Prata, etc, nenhum deles é novato. Só não tão chamados em outras casas como são na Clone.

    DuBrasil tem o hábito de escalar alunos, principalmente em pontas.

    Já da BKS, depende da direção, e também do hábito do estúdio de não dublar reações.

  10. #10
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    05/11/10
    Posts
    2.185
    Gente... A maioria dos dubladores mirins em atividade no Rio hoje não é parente de ninguém, e sim crianças formadas em curso. Sério que vocês vão falar que o Rio que é nepotista?

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. E Se Fosse dublado em São Paulo
    Por BruceDeLarge no fórum Falando de Dublagem
    Respostas: 7935
    Último Post: Hoje, 08:32
  2. Respostas: 19
    Último Post: 19/01/23, 14:37
  3. Dublar em São Paulo (SP) ou no Rio de Janeiro (RJ)?
    Por DLucas av no fórum Falando de Dublagem
    Respostas: 11
    Último Post: 31/05/22, 23:57
  4. Respostas: 19
    Último Post: 01/07/21, 09:33
  5. Dublagens de São Paulo
    Por DLucas av no fórum Falando de Dublagem
    Respostas: 1
    Último Post: 12/02/21, 00:29

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •