Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 17
  1. #1
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    23/11/11
    Posts
    5.436

    Fazer auto-promoção pra dublar é antiético?

    Resolvi trazer esse assunto à tona pra que nós discutíssemos (de maneira respeitosa) esse assunto, principalmente depois do lançamento do teaser trailer dublado do novo filme do Batman com o Robert Pattinson. Mas, antes, vamos recapitular (já vou logo avisando que será um textãozinho ):

    Em fevereiro de 2019 (ano passado), o Wendel Bezerra (que é o dublador com mais incritos no YouTube) fez um vídeo em seu canal com o tema: "E se eu dublasse o BATMAN?" Na época, ainda era considerado rumor a escolha do Robert Pattinson pro Batman. E como o Robert Pattinson já foi dublado em vários filmes pelo Wendel Bezerra em São Paulo, no vídeo citado o Wendel claramente se auto-promoveu, inclusive dizendo que, caso se confirmasse a escolha do Pattinson, ele poderia lançar a campanha "#WendelTemAVozdoBatman".

    Aqui o vídeo do Wendel:



    Na época, isso gerou uma certa repercussão negativa. Como assim? Por causa do Marcelo Rezende. Quem é esse Marcelo? É o falecido apresentador da Record? Não. É aquele Marcelo, ex-sócio do dublador Márcio Seixas em um curso. A partir de agosto de 2017, Marcelo tinha feito um dossiê onde expôs, em uma série de vídeos gigantescos, a vida e a pessoa por trás da voz do Batman, no caso, o Márcio Seixas. Mostrando que assim Márcio Seixas, infelizmente pra decepção de todos aqueles que o admiravam, era alguém mau-caráter, com um histórico de vida ruim, e que desrespeitava seus colegas dubladores, e ainda falava mal do público quando ia a eventos. Isso tudo foi exposto através de áudios gravados, alguns deles virando até meme.

    Na época, quando eu soube de todas essa coisas decepcionantes sobre o Márcio Seixas, confesso que fiquei muito triste com isso. Na época, Márcio Seixas tinha um canal no YouTube, onde fez um vídeo emocionante mostrando como estava a Herbert Richers. E fez vários vídeos, entrevistando até dubladores de São Paulo. Teve até um vídeo comovente em que ele entrevistou o Luiz Antônio Lobue, em que os 2 choraram bastante. Tais vídeos faziam-nos acreditar que Márcio Seixas era uma excelente pessoa. Mas depois que o dossiê foi lançado, a reputação do Márcio Seixas simplesmente caiu por ladeira abaixo, ja que o dossiê repercutiu imensamente, decepcionando muita gente, que o considerava a melhor voz do Batman.

    Mas Marcelo Rezende também não é lá flor que se cheire. Como assim? Além de fazer vídeos gigantescos, o cara praticamente fez uma "web-série", com várias temporadas, sobre o dossiê. Não contente em apenas expor o Márcio Seixas, Marcelo Rezende ainda queria cada vez ver o Márcio Seixas totalmente no chão. Ele ainda chegou a fazer vídeos com tons ameaçadores. Depois todos os vídeos foram retirados do canal.

    "Tá, mas e o que isso tem a ver com o Wendel?", você deve estar se perguntando. Depois que o Wendel publicou o vídeo já citado, Marcelo Rezende fez um vídeo sobre isso, dizendo que ele estava se auto-promovendo. E como se isso não bastasse, ainda o chamou de "Bob Esponja prostituto", mais ou menos assim. Sem falar que ele ainda atacou os dubladores Ricardo Juarez e Tânia Gaidarji, fazendo até mesmo acusações seríssimas, sem provas. Tais vídeos também foram excluídos.

    Mas o foco não é sobre o Dossiê Márcio Seixas, ou sobre as outras acusações a outros dubladores. Só fiz isso tudo pra contextualizar, pra falarmos sobre essa questão da auto-promoção que, querendo ou não, não é coisa nova. Parece que o Guilherme Briggs, há mais de 10 anos atrás, meio que pediu pra dublar o Radamanthys, de Cavaleiros do Zodíaco, algo que fez com que o público pedisse para o estúdio para que o Briggs dublasse tal personagem. O próprio Briggs inclusive falou sobre isso em seu twitter:
    https://mobile.twitter.com/guilherme...41384989192192

    Hoje em dia, Briggs diz para que o público não fique pedindo, através de campanhas, para que chamem ele pra determinado personagem.


    E ontem, dia 2 de setembro de 2020, saiu o teaser trailer dublado de The Batman, e com Wendel Bezerra no Batman do Robert Pattinson, apesar de a dublagem claramente estar sendo feita no Rio de Janeiro. Muitos concluem que isso se deve à auto-promoção que o Wendel fez no ano passado, condenada pelo Marcelo Rezende. Lembrando que no Rio de Janeiro, o dublador Reynaldo Buzzoni é a principal voz do Robert Pattinson.

    E aí, o que vocês acham dessa questão da auto-promoção? Um dublador deve dar a entender que quer dublar determinado personagem? O que vocês acham da acusação de auto-promoção vinda do Marcelo Rezende que, apesar de ter exposto quem o Márcio Seixas era de fato, na verdade também não é lá flor que se cheire?
    Última edição por RHCSSCHR; 03/09/20 às 15:23.
    "Tá loca, está onde México:

    Aqui sim desgosto, oitenta e cinto.
    Que dirá.. não... queridá... Chiquititinha.
    Lhe sucata onde. E na alergia eu sentei pela loucura, tô com um mico que vai votar.
    "

    Del Ocho, Chavo

  2. #2
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/06/20
    Posts
    213
    Acho que depende de como essa "auto-promoção" é feita, falando especificamente do Batman o Wendell fez campanha por ser uma das vozes do Pattinson, ele não teria feito se não fosse um ator que ele geralmente dubla, talvez ela tenha feito isso por saber que as chances do filme ser dublado no Rio serem muito grande e sabemos que os estúdios do Rio só chamam alguém de SP em casos muito especifico.

  3. #3
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    20/02/15
    Posts
    1.123

    https://memoriaglobo.globo.com/perfil/roberto-buzzoni/

    anti-etico é a globo mandar redublar 3 filmes sem motivo nenhum colocando alguém que ela queria o fato é que o que começa errado não dura ainda bem que a warner fez justiça colocando o batman no wendel e so ver aos 8 minutos dessa live https://www.instagram.com/p/CCRzBRlpFtj/ e também a esse video

  4. #4
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Thiago.
    Data de Ingresso
    04/07/13
    Posts
    5.604
    O Briggs tbm não fez campanha pra My Hero Academy?

  5. #5
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    23/11/11
    Posts
    5.436
    Citação Postado originalmente por Carlit007 Ver Post
    Acho que você confundiu o Buzzoni, não? kkkk
    "Tá loca, está onde México:

    Aqui sim desgosto, oitenta e cinto.
    Que dirá.. não... queridá... Chiquititinha.
    Lhe sucata onde. E na alergia eu sentei pela loucura, tô com um mico que vai votar.
    "

    Del Ocho, Chavo

  6. #6
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    23/11/11
    Posts
    5.436
    Uma coisa que faltou eu falar no primeiro post, só pra esclarecer: de forma alguma eu quero botar em jogo a reputação de ninguém. Apenas abri esse tópico pra discutirmos esse assunto de maneira respeitosa, já que é algo que tem sido falado ultimamente. Não quero falar mal de falar dublador algum; pelo contrário, admiro muito o Wendel. Sem falar que o Pattinson já foi dublado em mais de 10 filmes por ele. Sem falar que tem um pessoal que já espera alguém com voz de "homão cabra macho super musculoso casca grossa" pra dublar o Batman. Gente, é o Batman em início de carreira, e que vai ser feito por Robert Pattinson, um cara jovem, que já foi dublado por diversos dubladores com vozes joviais, NÃO por alguém como Kevin Conroy. Por favor, né, gente? Já tem gente que só viu um trailer, o Batman mal fala, e já tem gente dizendo que vai assistir legendado. Me poupem, né? Eu vi gente pedindo o Maurício Berger pro Batman do Pattinson, já que ele já dublou o Batman (o pessoal tá meio traumatizado com o Seixas kkkkkk). Maurício Berger? Maurício Berger?? Sério mesmo? Ele tá mais pro Alfred do que pro Batman kk

    Eu particularmente esperava o Duda Ribeiro nesse papel, pois ele até tem uma voz jovial. Mas se tiver que ser o Wendel, que seja o Wendel.
    Última edição por RHCSSCHR; 03/09/20 às 12:27.
    "Tá loca, está onde México:

    Aqui sim desgosto, oitenta e cinto.
    Que dirá.. não... queridá... Chiquititinha.
    Lhe sucata onde. E na alergia eu sentei pela loucura, tô com um mico que vai votar.
    "

    Del Ocho, Chavo

  7. #7
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/07/12
    Idade
    32
    Posts
    16.367
    A escala não me desagrada, o Wendel é o ator que mais dublou o Robert Pattinson mesmo, não é injusto o terem chamado aqui.
    Mas me pergunto se isso teria tido o mesmo fim se ele não tivesse feito campanha, e esse é o ponto do questionamento.

  8. #8
    Nette und lustige Avatar de Daniel Felipe
    Data de Ingresso
    22/09/12
    Localização
    Brasília,Distrito Federal
    Idade
    28
    Posts
    4.682
    Desonesto mandar redublar? Por favor né?! Redublagem é normal e podem mandar fazer por qualquer motivo.

    Wendel dubla o Robert Pattinson porque era diretor da saga e virou cânon por conta disso depois, porém não é uma boa escalação. O que me incomoda é a auto-promoção e as coisas por trás para conseguir o papel, não foi porque simplesmente o escalaram e sim porque ele forçou isso.

  9. #9
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Reinaldo
    Data de Ingresso
    12/11/04
    Posts
    24.053
    Citação Postado originalmente por Carlit007 Ver Post
    anti-etico é a globo mandar redublar 3 filmes sem motivo nenhum colocando alguém que ela queria o fato é que o que começa errado não dura ainda bem que a warner fez justiça colocando o batman no wendel e so ver aos 8 minutos dessa live https://www.instagram.com/p/CCRzBRlpFtj/ e também a esse video
    antiético porque? a Globo quis a dublagem dela, se houve alguém antiético foi a distribuidora quem acatou as vozes da versão da Globo sendo incoerente com as vozes dos 3 primeiros filmes.


    Citação Postado originalmente por Daniel Felipe Ver Post
    Wendel dubla o Robert Pattinson porque era diretor da saga e virou cânon por conta disso depois, porém não é uma boa escalação. O que me incomoda é a auto-promoção e as coisas por trás para conseguir o papel, não foi porque simplesmente o escalaram e sim porque ele forçou isso.
    dizer com toda certeza que fez lobby nos bastidores acho equivocado. a escalação é péssima de qualquer jeito pra mim.

  10. #10
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    05/11/10
    Posts
    2.186
    Gente, que a troca das vozes na saga Crepúsculo não foi bacana, foi um fato...
    É injusto criticar o Wendel por "fazer lobby" e fazer vista grossa pro que aconteceu ali. E como o Wendel disse, a distribuidora meio que foi obrigada a manter aquele elenco.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Diretores que se auto-escalam
    Por Thiago. no fórum Falando de Dublagem
    Respostas: 107
    Último Post: 12/04/23, 17:19
  2. Atualizações do Meu PC, O que Fazer?
    Por Danilo Powers no fórum Fala Povo!
    Respostas: 1
    Último Post: 19/09/21, 11:37
  3. Morte na Auto-Estrada (Death Car on the Freeway)
    Por Marcelo Almeida no fórum Dublapédia :: Filmes
    Respostas: 0
    Último Post: 04/04/18, 01:25

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •