Então gente, tem tempo que eu queria fazer isso hehe;

Eu sempre tive curiosidade de saber sobre a história do Dubla. Como foi a fundação do Fórum, quem foram os membros fundadores, o começo, o auge, a queda, o "reauge", enfim. Pode ser que tamanho interesse tenha a ver com o fato de cursar História, e acho que faz sentido haha. Por isso, convido a todos, desde membros novos, da velha guarda, administradores, colaboradores (enfim, todos da moderação), e quem sabe, até algum dublador perdido nos mares do Fórum, que contem sua história no Fórum, ou algum episódio da história do Dublanet que lhe tenham marcado, enfim. A escolha é livre.

Uma vez li todos os posts antigos do Fórum, e descobri que um membro, CacoBart (acho que era isso) foi um dos membros fundadores, conforme o próprio havia mencionado em um post. Alguém se lembra dele? Acho que não é mais ativo. Recentemente também soube que a estelar Mariana Mirabetti foi uma das primeiras admins do Fórum.

Bom, vou começar por mim. Eu comecei a gostar de dublagem, de um modo geral, em 2015. Iniciei pesquisando sobre os dubladores e voice actors estadunidenses, e em 2016 o interesse cresceu para a dublagem brasileira. Ao fim de 2016, em novembro, ingressei no Fórum, então com 14 anos, um mês antes de completar 15. Eu não sabia de nada na época haha, conhecia algumas vozes e tal, mas não tinha ideia de como funcionava o meio, da divisão entre polos, etc. Tanto que, meu primeiro elenco aqui, de Angel Beats, foi um reflexo bem visível disso.

Em 2017, criei meu primeiro tópico de dublador, o do Wellington Lima. Sempre foi minha área favorita do Fórum. Eu gostava (e ainda gosto) muito de ver os dados, fotos, informações e vídeos que existiam. Nesses primeiros 2 anos, não falava quase nada, ainda hoje comento pouco, de certo modo, mas é bem mais se comparado a 2016-2017.

Em 2018, o meu "auge", de uso e interesse. Em 2018 (e em parte, 2019), eu era um rato de biblioteca da dublagem. Pesquisava tudo, ficava maravilhado com informações do meio que o pessoal daqui (em especial, nos tópicos de animes) trazia. Nessa época, eu queria ser como aqueles caras, um insider, quase um repórter com suas fontes. Hoje, não mesmo hehe. Virei mais o cara do "esperar pra ver". Postei muitos tópicos de filmes, ficava de madrugada vendo filmes no Telecine pra pegar os créditos no final e postar no Fórum.

Em 2019, meio que mantive esse ritmo, mas um pouco menos. 2020, com a pandemia e o início do EAD na faculdade, bem menos. 2021, com a faculdade a todo vapor, bem, acho que não preciso dizer. Sempre leio todos os posts novos quando posso, porém. Gosto de acompanhar as discussões.

Fora do Dublanet, e quanto a isso não vou me estender, até porque não é do assunto, nunca fui de grupos. Frequento apenas um no WhatsApp, e frequentava outros três no Facebook (dois deles famosos, "A História da Dublagem", criado pelo saudoso Sílvio Navas, e "Dublagem, uma arte", colecionador de polêmicas e mais polêmicas). O Fórum foi onde me mantive por mais tempo com um interesse contínuo, sem dúvidas.

Enfim, pode parecer pouco tempo, mas muita coisa mudou. O Maldoxx de 2016 é diferente do Maldoxx de 2018, este por sua vez diferente do de 2021. Eu adoro o Dublanet, mesmo com todos os ataques sofridos, as polêmicas, coisa e tal, nunca deixou pra mim de ser o espaço definitivo de discussão da dublagem brasileira (muitas delas de alto nível, reunindo experientes pesquisadores da dublagem).