Postado originalmente por
Moon Knight
Achei as falas dela coerentes, porque não é sobre dublar apenas atores da sua cor / etnia e sim sobre a representatividade que algumas obras já carregam.
A Cor Púrpura é uma obra com um elenco majoritariamente preto e é claro que a dublagem da primeira versão não pôde passar isso por causa da época em que ela foi feita, mas hoje em dia isso já é diferente.
Acho que os dubladores podem dublar atores de qualquer etnia, mas algumas obras em especial trazem significados fortes e ter representatividade é incrível e acolhedor.
Por exemplo: Young Love é uma série animada que dá continuidade ao curta Hair Love, que foi muito aclamado pela pauta de representatividade e orgulho ao cabelo crespo que muitas pessoas pretas possuem. Quando a série chegou ao Brasil, um elenco de dublagem majoritariamente preto, que se identifica com as pautas da obra no seu dia a dia, foi chamado para ajudar a passar essa mensagem. Existem ótimos dubladores brancos que fariam um trabalho excelente, mas é lindo o significado, pois é uma obra feita por negros para os negros, fala de vivências que só eles entendem e dá mais valor ao trabalho. A Mulher-Rei foi outra obra que recebeu o mesmo cuidado, o que foi super importante, agregou a um movimento. A própria Sarito Rodrigues, que dublou a Viola Davis, foi tratada com importância pelas mídias e isso até ajudou a divulgar o trabalho.
A mesma coisa com obras em específico voltadas para o público lgbt, onde colocar uma equipe envolvida com a causa, faz sim uma diferença positiva na qualidade do trabalho. Eu sou lgbt, não tenho problema algum com heteros dublando pessoas lgbt (desde que não sejam homofóbicos em suas vidas pessoais), mas quando chega algum trabalho em específico cheio de representatividade e significado no original, eu acho lindo ver um elenco majoritariamente lgbt.
Enfim, eu sinto que algumas pessoas sempre misturam opiniões pessoais sobre certos dubladores independente da pauta. Eu não concordo com tudo que essa dubladora faz ou fala, mas acho que em seu texto, ela foi certeira e inclusive recomendo que quem for opinar, entre no twitter dela e leia o texto inteiro, porque ele foi muito mais do que apenas um pequeno parágrafo.