Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 11
  1. #1
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    23/04/11
    Posts
    2.910

    Os bastidores da dublagem de Super Campeões. 2002

    supercamoes.jpg

    O Studio Gabia vinha de dois lançamentos em DVD “Sakura Card Captors: A Carta Selada” e “Vampire Princess Miyu”, ambos não tinham ido bem em vendagem, mas venderam o suficiente para não dar prejuízo, sendo assim seguiriam com o projeto, mas uma mudança foi feita. Cancelaram o lançamento seguinte “Samurai Girl”. Como eram dois lançamentos com protagonistas mulheres, resolvem apostar em algo com meninos para ver se vendia mais. Também escolheram um anime já previamente conhecido no Brasil, afinal a Sakura tinha vendido mais que a Miyu. Era uma época em que a internet não era tão popular (2003) e a TV aberta ainda tinha um papel muito importante na popularização de algo no país, assim surgiu a ideia de licenciar “Supercampeões 2002”.

    - O título

    Junior Fonseca e eu fomos contratados novamente para adaptação do texto para dublagem, editar a revista que acompanha o material (e a capa do DVD) e também criar extras para o DVD. Uma polêmica de cara foi o título do material. Como a ideia era apostar em um saudosismo, no que já tinha sido exibido na TV, sugeri usar o nome “Super Campeões 2002”, já o Junior queria o título original “Captain Tsubasa Road To 2002”. No final ficou “Super Campeões - Captain Tsubasa: Road To 2002” (sim, usando o original como subtítulo). Algo similar tinha ocorrido já no DVD de Sakura. Eu queria usar "Sakura Card Captors - O Filme" e o Junior queria "Cardcaptor Sakura: A Carta Selada". No fim ficou o meio termo "Sakura Card Captors: A Carta Selada".

    - As vozes da dublagem

    A diretora de dublagem seria inicialmente a Lucia Helena, ela sugeriu não se pautar pelas escalas da Gota Mágica e escalar do zero. Eu levantei o ponto de que a dublagem da Manchete não tinha nem cinco anos e o público de animê ser saudosista (se hoje ainda existem fãs da Gota Mágica, imagina em 2003) e lembrei das críticas pelas mudanças em Sailor Moon R. Os donos do Studio Gabia então combinaram que iria ocorrer um meio termo, que eu deveria fornecer os nomes que eu tinha e a Lucinha veria o que daria para manter e o que teria que trocar.

    Vale lembrar que até hoje é difícil saber todo o elenco de vozes de Super Campeões na Manchete, especialmente após o episódio 35, em que a crise da Gota Mágica se agravou e ocorreram muitas trocas, inclusive dos protagonistas Oliver e Matsuyama. De cara fui avisado que não daria para manter o Hermes no Kojiro, acho que ele estava no Rio, e a Patricia Scalvi sugeriu o Fabio Lucindo. A Lucinha também queria colocar a Tatiane Keplmair na Sanae, pois disse que ela tinha mais voz de menininha líder de torcida, mas eu insisti para manter a Sandra Mara. No fim o acordo foi: manter os principais, como Marcio Araujo, Marcelo Campos, Rodrigo Andreatto e a Sandra, e as diretoras teriam liberdade para escalar os outros.

    - Adaptação dos nomes

    Eu sugeri apostar no saudosismo e manter os nomes da Manchete: Oliver Tsubasa, Roberto Maravilha, Carlos e Benji, por exemplo. Junior era contra, queria os nomes originais. Chegamos em um acordo de manter os nomes da Gota Mágica, mas não os sobrenomes, assim, seria usado Roberto Hongo. E assim eu passei a adaptar eles no texto.

    A tradução era muito falha. Foi feita com base no japonês por alguém sem experiência em dublagem. Assim, nenhum vozerio ou reação estava indicado e nenhuma placa traduzida.

    Nos episódios que fiz adaptação comecei a por anotações de reação dos jogadores, gritos da torcida e nomes de placas. Nisso a Patricia Scalvi me sugeriu simplificar as placas, já que muitos nomes eram complicados, assim um “Lamen House” (algo incomum, na época, no Brasil) virou simplesmente "Restaurante" e nos estádios e ginásios o locutor falaria apenas isso “Estádio” ou “Ginásio”, sem nomes próprios.

    - Meu desligamento

    Inicialmente foi dublado um lote de 7 episódios, que eu fiz a adaptação. Posteriormente dando certo outros seriam dublados. Durante a dublagem do episódio sete eu alertei o estúdio que as falas da personagem Yayoi não tinham ficado bacanas, que na planilha estava que ela seria dublada pela Rita Almeida e que ela tinha sido trocada por outra dubladora (que na época eu não sabia quem era), se não era possível redublar.

    Neste momento fui dispensado e disseram que não precisariam mais do meu trabalho. Já tinha tido umas criticas minhas anteriores que não tinham sido bem recebidas e eu era um rapaz inexperiente profissionalmente, com apenas 19 anos, para saber os limites do que eu poderia falar para um chefe.

    Tempos depois outros episódios foram dublados, pois foi feito um acordo para exibição do desenho na RedeTV! e no Cartoon Network. Do episódio 8 em diante a Patricia Scalvi passou a dirigir sozinha e sei que do episódio 8 ao 10 o Junior Fonseca ainda adaptou o texto, mas depois ele também foi desligado e outro profissional (que eu não sei o nome) assumiu.

    Uma mudança que sei que ocorreu após minha saída foi uma mudança dos nomes (passaram a adotar os originais) e também parou de ter vozerios. Outra coisa foram mudanças de algumas vozes, eu ajudava revisando a planilha de escalas e após a minha saída sei que troca ocorreram, como a saída da Sandra Mara e a Tati passando a dublar a Sanae, como era a ideia original das diretoras.

    - Coisas bacanas

    Nesta época vi coisas muito boas no estúdio, como a diretora Patricia Scalvi preocupada com os dubladores. O Manabu seria dublado pela Julia Castro, mas ela não apareceu, então a Patricia pediu para a Marli Bortoletto, que estava no estúdio para dublar outro filme, fazer o personagem, já que a produção precisava ser entregue rapidamente. Após a Marli gravar tudo, a Julia chegou, ela teve problemas na estrada, que eu me lembre ela morava em Santos na época. A Patricia ficou triste, pois a Julia ainda era uma criança e fez um esforço de puxar dobras que só seriam feitas no dia seguinte para a Julia ter pelo menos uma escala e não perder a viagem. Enquanto isso a Marli disse que podia deletar o trabalho dela e passar para a Julia, que não precisavam pagar ela, outra bela atitude, mas no final isso nem precisou ser feito.

    Também vi a Patricia preocupada em dar oportunidade a gente nova, que estava começando, como o Eduardo Sonsin, que depois nem seguiu carreira, e a Samira Fernandes, que ainda estava engatinhando na dublagem.

    Também vi o Ely Moreno, que foi só fazer placas, mas mesmo assim ao chegar no estúdio queria entender o que era o desenho, perguntar o que era a cena, o que seria feito. A Patricia ainda fez uma brincadeira que ele não era só um locutor, que ele “interpretava as placas”.

    Uma última história é que a Patricia Scalvi escalou o Carlinhos Silveira para fazer juiz dos jogos e que queria que fosse no dia para ele me conhecer. O Carlinhos era amigo dela e foi um dos dubladores que tinha criticado muito a ideia de uma pesquisa na internet com fãs para escalar os dubladores de Vampire Princess Miyu e ela achava bacana ele me conhecer e entender como tudo foi feito, que não foi algo imposto, que os nomes depois foram avaliados pelo estúdio, que existia uma segunda opção, etc...
    Última edição por DavidDenis; 20/05/24 às 17:50.
    ----------
    Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
    Colaborador das edições 1 e 8.

  2. #2
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    05/11/10
    Posts
    2.196
    Foi dispensado porque falou mal justo da dublagem da parente do dono.
    Brincadeiras à parte, obrigado pelo post. Muito informativo.

  3. #3
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    17/07/12
    Idade
    33
    Posts
    1.370
    2012 ou 2002?

  4. #4
    Espadachim do Dublanet 🗡 Avatar de Raposita
    Data de Ingresso
    14/08/20
    Localização
    Hell of January 🔥
    Idade
    23
    Posts
    6.854
    Curti a riqueza de informações!

    Obs: Vc acabou escrevendo 2012 ao invés de 2002 no título do tópico
    ​Let's break the ice, baby! 🧊🔥

  5. #5
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    23/04/11
    Posts
    2.910
    Citação Postado originalmente por Raposita Ver Post
    Curti a riqueza de informações!

    Obs: Vc acabou escrevendo 2012 ao invés de 2002 no título do tópico
    Ops... Reinaldo ou outro moderador pode arrumar pra mim? Eu sem querer errei e não aparece aqui a opção de editar o título.


    Citação Postado originalmente por Kevinkakaka Ver Post
    Foi dispensado porque falou mal justo da dublagem da parente do dono.
    Brincadeiras à parte, obrigado pelo post. Muito informativo.
    Pior que eu conheci a menina, e gostava dela, se eu soubesse que era ela não teria dito nada. Realmente vi a dublagem enquanto eu fazia os extras sem saber quem era a dubladora que tinha feito. E, como eu disse, não foi a primeira vez que discordei do estúdio, não dava muito certo duas pessoas na adaptação, pois minhas visões eram bem diferentes da do Junior. Nós batíamos muita cabeça e o estúdio no meio disso, era complicado.

    Também comentei de Sakura Card Captors: A Carta Selada - http://dublanet.com.br/forum1/showth...A-Carta-Selada

    E a dublagem de Vampire Princess Miyu - http://dublanet.com.br/forum1/showth...-Princess-Miyu
    ----------
    Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
    Colaborador das edições 1 e 8.

  6. #6
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/07/12
    Idade
    32
    Posts
    16.676
    Bastante informativo. Parabéns pela reunião dos dados, muito bom saber de tudo isso.

    E uma pena que todos esses desencontros e mudanças no staff tenham acontecido, prejudicaram muito o produto no fim das contas, e acaba não sendo culpa de alguém em específico (talvez, do próprio escalão executivo do estúdio em si...). Mas não deixa de ser um relato bem rico.

  7. #7
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/07/12
    Idade
    32
    Posts
    16.676
    Aliás, um pouco offtopic, mas aproveitando para falar da bagunça que foi a dublagem da Gota Mágica em Captain Tsubasa J, eu reassisti aqui rapidinho pedaços dos episódios 35 a 37, onde o Tsubasa teve outra voz.

    Quem me pareceu ter dublado o personagem nesses episódios na verdade, me parece ter sido o Cassiano Ricardo. Me lembrou um pouco o Chespirito que ele fez. Eu também pensei no Jaime Queiroz e no Sérgio Cavalcanti, este que se não me engano dublou o anime também, então pode ter feito o Tsubasa numa dobra.

    Aliás, tem umas 5 ou 6 vozes em trechos desses episódios que eu não reconheci, e que entregaram performances bem estranhas. As dobras de nomes como o Corcetti e o Silvio Giraldi são bem perceptíveis também, o Corcetti mesmo fez o Gino Hernandez e o Carlos Santana.

    Não me surpreende como até hoje não reconheceram muitas vozes dessa dublagem da Gota, porque, misericórdia. É nítido como os problemas do estúdio na época se refletiram nesse trabalho.

    Quem quiser dar uma olhada, aqui está o episódio 37 de Captain Tsubasa J, partida do São Paulo contra o Flamengo, onde o Tsubasa teve outra voz que não foi o Márcio.


  8. #8
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    23/04/11
    Posts
    2.910
    Citação Postado originalmente por SuperBomber3000 Ver Post
    Aliás, um pouco offtopic, mas aproveitando para falar da bagunça que foi a dublagem da Gota Mágica em Captain Tsubasa J, eu reassisti aqui rapidinho pedaços dos episódios 35 a 37, onde o Tsubasa teve outra voz.

    Quem me pareceu ter dublado o personagem nesses episódios na verdade, me parece ter sido o Cassiano Ricardo. Me lembrou um pouco o Chespirito que ele fez. Eu também pensei no Jaime Queiroz e no Sérgio Cavalcanti, este que se não me engano dublou o anime também, então pode ter feito o Tsubasa numa dobra.

    Aliás, tem umas 5 ou 6 vozes em trechos desses episódios que eu não reconheci, e que entregaram performances bem estranhas. As dobras de nomes como o Corcetti e o Silvio Giraldi são bem perceptíveis também, o Corcetti mesmo fez o Gino Hernandez e o Carlos Santana.

    Não me surpreende como até hoje não reconheceram muitas vozes dessa dublagem da Gota, porque, misericórdia. É nítido como os problemas do estúdio na época se refletiram nesse trabalho.

    Quem quiser dar uma olhada, aqui está o episódio 37 de Captain Tsubasa J, partida do São Paulo contra o Flamengo, onde o Tsubasa teve outra voz que não foi o Márcio.

    Sim. Mudou muita coisa neste momento de crise da Gota Mágica. Deste episódio em diante faltam muitos dados catalogados até hoje. Mas é o reflexo de uma época, em que poucos dubladores aceitavam pisar na Gota.

    Dizem que nestes episódios de Super Campeões tem Jorge Alex, Dulce Magalhães e o próprio Mario Lucio. Questiono se alguma destas vozes que não são reconhecidas não são filhos do Mario.
    ----------
    Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
    Colaborador das edições 1 e 8.

  9. #9
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/07/12
    Idade
    32
    Posts
    16.676
    Citação Postado originalmente por DavidDenis Ver Post
    Sim. Mudou muita coisa neste momento de crise da Gota Mágica. Deste episódio em diante faltam muitos dados catalogados até hoje. Mas é o reflexo de uma época, em que poucos dubladores aceitavam pisar na Gota.

    Dizem que nestes episódios de Super Campeões tem Jorge Alex, Dulce Magalhães e o próprio Mario Lucio. Questiono se alguma destas vozes que não são reconhecidas não são filhos do Mario.
    Eu não tenho dúvida e nem duvido que tenha sido o caso. Outra série que, se não me engano, foi dublada na mesma época, foi os OVA de Battle Skipper.

  10. #10
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    23/04/11
    Posts
    2.910
    Citação Postado originalmente por SuperBomber3000 Ver Post
    Eu não tenho dúvida e nem duvido que tenha sido o caso. Outra série que, se não me engano, foi dublada na mesma época, foi os OVA de Battle Skipper.
    Na época de Super Campeões no Gabia o Márcio me disse que era um prazer voltar a dublar o Oliver, pois ele teve de parar de dublar pelo atraso no pagamento. Era protagonista, tinha muitos Anéis, e não estava recebendo.
    ----------
    Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
    Colaborador das edições 1 e 8.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Super Campeões 2002 (Captain Tsubasa: Road to 2002)
    Por Tian no fórum Dublapédia :: Animes (Animações Orientais)
    Respostas: 3
    Último Post: 23/04/24, 14:29
  2. Respostas: 9
    Último Post: 21/01/23, 10:48
  3. Dublagem do desenho do Super Mario
    Por Junta_Kun no fórum Falando de Dublagem
    Respostas: 1
    Último Post: 11/10/19, 01:52
  4. Elenco de dublagem Super Smash Bros.
    Por JamesBond007 no fórum Falando de Dublagem
    Respostas: 1
    Último Post: 27/08/18, 23:20
  5. Super Amigos (Super Friends: The Legendary Super Powers Show)
    Por GLPimentel no fórum Dublapédia :: Animações Ocidentais
    Respostas: 0
    Último Post: 24/12/14, 16:07

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •