Resultados 1 a 8 de 8
  1. #1
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Thiago.
    Data de Ingresso
    04/07/13
    Posts
    5.688

    Etarismo na dublagem

    Toda essa treta da Juraciara Diácovo ser substituída numa boneca de mais de 20 anos sem nem ter feito teste pra ver como ficava só por supostamente estar "velha" pra atriz me fez querer abrir essa discussão.

    Por que duvidam tanto que pessoas na casa dos 70-80 ainda podem entregar bons trabalhos? Poxa, temos Selma Lopes e Carmen Sheila dando exemplo até hoje. E até dubladores que já nos deixaram, mas dublaram até bem tarde como Orlando Drummond e Gessy Fonseca.

    A gente sabe que certo momento a idade vai pesar, mas não dar nem a oportunidade da pessoa tentar, é muito sem noção.

  2. #2
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Diego brando
    Data de Ingresso
    12/04/21
    Posts
    423
    Primeira vez que eu ouço essa palavra

  3. #3
    Baronesa do Dublanet Avatar de Bruna'
    Data de Ingresso
    22/04/17
    Idade
    22
    Posts
    8.398
    Não sei se encaixa como etarismo necessariamente, mas tem várias dubladoras que chegam numa certa idade (geralmente casa dos 40 ou 50) e parece que os diretores começam a não saber como usá-las porque elas não são mais tão jovenzinhas mas também não são "vovós" e aí ficam num certo limbo, são substituídas, esquecidas, ou começam a ser escaladas em atrizes nada a ver.

    Eu sinto isso rolando com a Sylvia Salusti agora, ela tá sendo esquecida e aí quando aparece muitas vezes é pra dublar uma Olivia Colman da vida que não tem nada a ver com ela.

    Só que também tem a questão do etarismo na Hollywood em si, com atrizes mais velhas muitas vezes sendo esquecidas, escanteadas, etc.

  4. #4
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Earthquake
    Data de Ingresso
    23/11/13
    Localização
    Teresina
    Idade
    23
    Posts
    2.986
    Citação Postado originalmente por Thiago. Ver Post
    Toda essa treta da Juraciara Diácovo ser substituída numa boneca de mais de 20 anos sem nem ter feito teste pra ver como ficava só por supostamente estar "velha" pra atriz me fez querer abrir essa discussão.

    Por que duvidam tanto que pessoas na casa dos 70-80 ainda podem entregar bons trabalhos? Poxa, temos Selma Lopes e Carmen Sheila dando exemplo até hoje. E até dubladores que já nos deixaram, mas dublaram até bem tarde como Orlando Drummond e Gessy Fonseca.

    A gente sabe que certo momento a idade vai pesar, mas não dar nem a oportunidade da pessoa tentar, é muito sem noção.
    Além dessa questão do peso na interpretação, eu tenho uma impressão de que deixam de escalar alguns dubladores mais idosos pq não consideram saudável pra eles ficarem se deslocando de estúdio para estúdio, suportando uma carga maior de trabalho, já com a saúde mais fragilizada; se bem que, como você disse, tem/tinham dubladores dessa faixa trabalhando até tarde, como a Selma e o Orlando Drummond... sei lá, deve ter algo a ver com panelinhas tbm... De toda forma, é triste msm ver veteranos da dublagem sendo "esquecidos", como foi com o Isaac Bardavid, o cara era talentosíssimo e antes msm da pandemia ele já tava sendo bem escanteado

  5. #5
    Espadachim do Dublanet 🗡 Avatar de Raposita
    Data de Ingresso
    14/08/20
    Localização
    Hell of January 🔥
    Idade
    23
    Posts
    6.624
    Esse caso da Jura me lembrou da mulher q sofreu etarismo na faculdade por alunas mais novas q ela, falando q ela não podia mais estudar e q deveria estar aposentada, enfim, uma falta de noção gigantesca, nunca é tarde pra começar a estudar e iniciar em alguma profissão, tal como o Gileno Santoro, q começou a dublar com 48 pra 49 anos!
    ​Let's break the ice, baby! 🧊🔥

  6. #6
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Fábio
    Data de Ingresso
    08/05/12
    Posts
    4.601
    É um pouco mais difícil identificar quando acontece. Até por ser dublagem. Tipo, em cinema, tem muito isso. Quantas atrizes já falaram que depois dos 30 anos só eram chamadas pra papéis de mãe ou avós?

  7. #7
    Fiscal do Dublanet
    Data de Ingresso
    21/11/04
    Localização
    Santo André - SP
    Idade
    43
    Posts
    15.377
    Caso Pior Foi Escalar uma Veterana Como a Angela Bonatti Dublar uma Atriz Muito Jovem (Na Época Apesar de Hoje Ainda Está Bem Jovem Como Demonstra no Seu Instagram) Como a Roxana Díaz (A Carlota de Joana, a Virgem)

  8. #8
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    15/07/12
    Idade
    32
    Posts
    16.480
    Citação Postado originalmente por Bruna' Ver Post
    Não sei se encaixa como etarismo necessariamente, mas tem várias dubladoras que chegam numa certa idade (geralmente casa dos 40 ou 50) e parece que os diretores começam a não saber como usá-las porque elas não são mais tão jovenzinhas mas também não são "vovós" e aí ficam num certo limbo, são substituídas, esquecidas, ou começam a ser escaladas em atrizes nada a ver.

    Eu sinto isso rolando com a Sylvia Salusti agora, ela tá sendo esquecida e aí quando aparece muitas vezes é pra dublar uma Olivia Colman da vida que não tem nada a ver com ela.

    Só que também tem a questão do etarismo na Hollywood em si, com atrizes mais velhas muitas vezes sendo esquecidas, escanteadas, etc.
    Não acho que a voz da Sylvia tenha envelhecido ou algo do tipo, independentemente da idade dela.

    O mercado chegou num ponto em que muitas vozes que outrora eram jovens envelheceram, não as vozes em si, mas as pessoas por detrás delas, só que justamente as vozes não envelheceram tanto.

    Fiquei bem surpreso quando vi o Alex Wolff dublado pelo Vagner Fagundes esses dias num filme de terror. Tem mais de 20 anos de diferença entre eles, o Alex é um garoto novinho em comparação. Só um caso que eu notei quando escutei, mas tem a ver com o fato do Vagner ainda ter uma voz relativamente jovem.

Tópicos Similares

  1. Dublagem de "A Turma do Archie" (Dublagem Original e Tooncast)
    Por Computron no fórum Falando de Dublagem
    Respostas: 6
    Último Post: 05/06/22, 18:46

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •