https://www.youtube.com/shorts/MNZqYq7LtIU
Trecho de Beyblade X, postado no canal oficial.
Data aparentemente não. Mas vi que lá fora em vários países vai sair no Disney+. Acredito que aqui seja possível sair por ele também.
Eu inicialmente queria que tivessem escolhido outro estúdio para essa série, para diferenciar o elenco do Burst. Porém, na medida do possível, é visível que tentaram correr atrás de novas vozes. Ninguém do trecho que eu trouxe aí dublou Burst antes, o que é um bom indicativo. Claro que ainda tem o João Vieira e o André Gaiani no elenco da nova série ao que se sabe (e ambos dublaram outros papeis no Burst), porém, todo o resto é gente nova ao que tudo indica.
Aliás, a dublagem de Beyblade X está sendo produzida em cima da versão japonesa, e não mais da norte-americana. Ainda tem os nomes ocidentalizados por exigência do cliente, mas a versão brasileira e também a latina estão sendo produzidas em cima do áudio japonês diretamente, o que não aconteceu nas dublagens anteriores da franquia.
Nossa, que diferente! Há anos que já era de praxe animes infantis seguirem a versão norte-americana por aqui, alguém sabe o porquê dessa mudança? E se a versão dos EUA tá mais parecida com a do Japão ou continua com as mesmas mudanças "bruscas", por assim dizer?
A dublagem americana de X tem os nomes ocidentalizados, e algumas passagens do texto readaptadas por diferenças culturais, mas assistindo um cadinho a gente já nota que o tom dado é bem diferente das dublagens em inglês anteriores.
A cena em especial tem um tom relativamente triste/melancólico, para os padrões da programação infantil norte-americana, principalmente pela música tocada no piano no fundo, e mesmo assim mantiveram:
Eu imagino que a Takara Tomy tenha ficado mais em cima dessa vez, e a Hasbro não tenha tido tanta liberdade criativa aqui.
Agora voltando a dublagem brasileira em si, eu suponho que vá ter gente do RJ no elenco também. As séries finais de Burst já tiveram por exemplo, o Silvio Gonzalez, o Cid Fernnades e o Celso Henrique (este último mora em SP hoje, mas começou no RJ).