Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 28
  1. #1
    Xon Avatar de Júnior Brito
    Data de Ingresso
    23/12/10
    Localização
    Bahêeea
    Idade
    29
    Posts
    96

    Dicas para os novatos (e para quem precisar delas)

    Olá pessoal! Para quem não me conhece eu sou o Júnior Brito, alguns me conhecem como Xon. Eu faço fandublagens há uns anos já e venho notando que os novatos do fórum estão uns um pouco perdidos e outros um pouco adiantados (segundo a minha visão, que isso fique bem claro.).
    Então, resolvi ajudar a quem estiver disposto a ler sobre dicas e conselhos referentes á fandublagem que irão ajudar a você adquirir experiência de forma organizada e semlar etapas essenciais pra o aprendizado! o/
    Eu e meu amigo Sahgo que também é daqui do Dubla estávamos discutindo sobre algumas dicas iniciais então irei postá-las aqui para quem quiser uma ajudinha extra!


    - Se você é novato, faça testes. Testes pra tudo, brinque com a voz, nunca fique fechado num personagem favorito ou produção favorita;


    - E não se apressar....Você não pode chegar no fórum abrindo projetos porque se você ainda não tem controle sobre sua própria voz e interpretação, então não tem uma base para julgar quem fez bem ou não;


    - E quem quiser começar abrindo um projeto (como eu fiz! Those were good days), observe bem como os outros projetos funcionam antes de abrir, e comece pequeno. Meu primeiro projeto tinha 3 minutos, sendo que só tipo 1:30 minuto eram de falas; (Sahgo says)


    *É como se fosse uma escada...Você não pode tentar pular degraus senão alguma coisa você vai ter perdido lá de trás! ;D


    - Ás vezes, você será recusado do papel. Ás vezes você será aceito no papel, mas terá que refazer. Críticas sempre aparecerão. E você pode até se deixar roer por elas, mas não desconte nos outros, e aprenda a conviver com elas.

    *Mesmo tendo sido recusado, não significa que você não é bom. Simplesmente que sua voz não combinou com esse personagem ou que você precisa treinar mais interpretação ou sotaque. ^^
    *Então mesmo não tendo passado, esse teste foi uma grande e útil experiência pra você.



    - "Se você for aceito em um projeto, não suma" Não quer dizer "MANDE SUA FALA IMEDIATAMENTE TIPO AMANHÃ OU SERÁ O FIM DO MUNDO", mas dê uma previsão de quando poderá entregar, diga quando está disponível, assim o projeto fica estável.


    - Assistir ás dublagens que vem sendo postadas para poder ganhar experiência assistindo ao trabalho dos outros membros. Também se consegue inspiração assistindo os trabalhos das outras pessoas. Porque você começa a adquirir seu proprio estilo com o tempo.


    - Editar é muito, muito mais trabalhoso do que parece. Se for se dedicar a editar, ainda mais editar *bem*, você *VAI* gastar horas na frente do seu Vegas/Premiere/Movie Maker, e *ainda assim* o resultado pode não sair perfeito. É um mundo árduo, mas é a vida dos amadores.



    - Assistir dublagens com atenção é sempre útil, mas isso imagino que todos do fórum fazem, ás vezes até sem perceber Mas vale a pena ressaltar.
    (digo, dublagens profissionais)


    - É interessante assistir aos testes de outras pessoas e ler os comentarios que os donos dos projetos postam porque ás vezes a duvida de um, é a duvida de todos. E você pode sanar sua duvida ou tirar bom proveito desses conselho pra si proprio.


    * Isso reduz e muito o número de perguntas redundantes.




    Dicas para quem canta! (Por Fernanda Pantoja/Mizuki)


    1) Antes de tudo, aquecer a voz. É muito importante, e, se não tiver cuidados, pode danificar suas pregas vocais. (continua)
    Os nazis de fóruns de música em matariam se vissem essa dica, mas um exercício muito simples que me ensinaram é fazer um "mmm" com a boca fechada, mas aberta por dentro (como se tivesse um ovo dentro dela e você não pudesse deixá-lo escapar) e pegar a nota mais grave que você consegue fazer e ir subindo até a mais aguda. Tudo isso SEM FORÇAR.
    Depois faz com "zzz".

    *Se você gosta de cantar e/ou quer melhorar sua técnica vocal, o recomendável mesmo é procurar aulas de canto. Dependendo de onde você procura, pdoe achar de graça. Lá na UnB, onde eu estudo, eu faço parte de um projeto de Técnica Vocal há 1 ano, e já tive uma melhora muito grande.


    2) Mantenha-se hidratado quando for gravar alguma coisa. Acredite, sua voz sai muito mais fácil. Isso vale pra quem dubla também, obviamente.


    3) Cuidado ao escolher sua música. Gostar dela é uma coisa boa também (na hora de gravar, não fica tão estressante), mas leve em consideração:


    - O timbre da sua voz. Ele combina com a música em questão? Por exemplo, eu cantando "Renai Circulation" (http://www.youtube.com/watch?v=VnARuSlhUK0) seria simplesmente ridículo, porque ela pede uma voz mais jovem que a minha.

    - Você consegue cantá-la com tranquilidade? Por "tranquilidade" não quero dizer "eu sei a letra toda" (que é bom, por sinal), e sim "eu consigo cantar sem forçar minha voz em nenhuma parte". Você força sua voz pra atingir aquele agudão ou aquele grave cavernoso? Não escolha essa música, pelo bem da sua voz.



    4) Procure um ambiente silencioso e que você tenha a certeza de que não será interrompido por alguém ou alguma coisa.
    (eu ia botar um exemplo gigante, mas acho que é melhor ser mais direta, né? HAUEHIUAHE)
    pra quem canta eu só pensei nisso, acho que depois vem mais HAUIHEAUH


    Na hora de gravar:
    1) Não deixe o microfone muito perto da boca, para o som não ficar estourado. (Exemplo: http://www.4shared.com/mp3/RlNHcAai/exemplo.html). É ruim pros ouvidos de quem vai te ouvir e ruim de mixar depois, a qualidade de som não fica boa.

    2) Quando for gravar a música, recomendo dividir em pedaços menores em vez de passar a letra toda de uma vez. É beeem mais fácil de refazer caso algo tenha dado errado.
    *Escute várias vezes a música que você escolheu, cante junto com ela também. Isso é para assimilar a melodia.
    Uma coisa que eu gosto de fazer depois disso é gravar sem acompanhamento nenhum, depois cantar junto com a música. Assim, eu consigo ver se e onde estou errando, pra corrigir isso.

    3) Não tenha pressa, nem preguiça de gravar. Se tiver num dia que não tá rendendo, ou sua voz já tiver cansada de tanto cantar, pare tudo, salve e deixe pra outro dia.


    4) Leia sobre mixagem de áudio. Pra quem usa Audacity, há esse guia (http://ytchorus.forumotion.com/t1687...ixing-audacity - em inglês) que ajuda bastante. (Se alguém não entender inglês, posso tentar traduzir.


    5) Não tenha preguiça de mixar também. Vai chegar uma hora que seus ouvidos estarão cansados também, então dê uma pausa e continue depois. Com Audacity é mais complicado parar e começar outro dia, principalmente porque os efeitos não podem ser retirados depois que você salva. Nesse caso, tenha um backup do original e anote o que você fez no arquivo.


    6) Depois de mixar, peça opiniões para seus amigos antes de postar. Pergunte coisas como "Minha voz tá baixa?". Isso te ajuda a corrigir eventuais erros na mixagem.


    7) Não se afete por qualquer crítica! Saiba diferenciar críticas construtivas de destrutivas. Tem gente que quer te ajudar a melhorar, assim como tem gente que só quer te trollar.




    Bom pessoal, de início é isso aí. Conforme formos pensando em novas dicas, vamos postando aqui e esperamos MESMO que vocês leiam e absorvam essa experiência. Não tivemos esse tipo de apoio quando chegamos então esperamos que vocês abracem essa ajuda e estejam re crescendo no mundo das fandub's!!!

    Abrass o/

    Sahgo e Júnior Brito (Xon) !!
    Última edição por Júnior Brito; 01/08/12 às 17:29.

    Gostou da minha voz? Nem sabe como é? Escute então:

    MEU BANCO DE VOZ (EM BREVE)




  2. #2
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    30/04/11
    Idade
    33
    Posts
    109
    E lembrem-se de soltar na hora de gravar. Sem timidez ou medo de gritar!
    ...Nevermind.

  3. #3
    digite aqui sua mensagem pessoal
    Data de Ingresso
    25/06/12
    Localização
    Bahia lol
    Idade
    26
    Posts
    75
    Belo Post , Apesar de estar a mais um mês aqui ainda não dublo muito bem ;P , essas dicas vão ajudar bastante lol

  4. #4
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de BruceDeLarge
    Data de Ingresso
    03/05/12
    Posts
    1.657
    Vlw pelas dicas, vai ajudar bastante no meu projeto, outra dica:
    "Quando surgir oportunidade, não tenha medo, aceite!Pois talvez se recusar uma demore pra aparecer outra"xD

  5. #5
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Darknext -
    Data de Ingresso
    13/06/12
    Localização
    MG
    Idade
    28
    Posts
    23
    Muito Bom trabalho xD
    Bom eu já sabia boa parte dalas ( quase todas por experiencia própria e.e ) mas com certeza pode ajudar muitas pessoas aqui .
    Boa iniciativa o/
    Sou apenas Uma pessoa normal , dentre varias outras pessoas normais , que se destaca por ser normal , agindo como uma pessoa normalmente normal , Capich !!!


    Banco de voz Darknext
    http://dublanet.com.br/forum1/showth...e-Voz-Darknext

  6. #6
    O melhor amigo do herói Avatar de Ulrich
    Data de Ingresso
    15/07/07
    Localização
    Recife - PE
    Idade
    31
    Posts
    108
    Não tenha pressa, nem preguiça de gravar. Se tiver num dia que não tá rendendo, ou sua voz já tiver cansada de tanto cantar, pare tudo, salve e deixe pra outro dia.

    Eu que o diga uahshuhushu Tem vezes que você AMA o que está editando ou gravando, mas tem outras que você tem vontade de deletar tudo e NÃO começar de novo kkkkk

    Outra dica:
    Por mais que eu esqueça ou não faça isso (quase nunca faço, na verdade e sei que to errado...) é importante fazer o aquecimento vocal antes de qualquer coisa. Mas devem se perguntar "ah, mas o cara nem faz e quer que a gente faça?!" Simplesmente porque eu noto a diferença quando eu faço. A respiração muda, você fica mais focado e a voz sai mais facil e naturalmente. Acredito que não o faço pelo simples fato de falar desde que acordo e a voz já ir "aquecendo" ao longo do tempo, mas isso é besteira.
    Outra coisa: não se intimidem, como disse o Sahgo. Sei que muitos moram com família e que têm medo de parecerem loucos na frente do pc, é normal. Até hoje, às vezes, sinto receio em falar determinada frase assim, "solta e do nada", enquanto tem alguém em casa kkkkk Mas é mais fácil ignorar (a não ser que seu pai ou sua mãe venha até seu quarto às 22:00 da noite mandando você calar a boca porque já está tarde e eles querem dorimir...aí sim, você se cala. Experiência rotineira própria kkkkkkkkk)

    Parabéns aos idealizadores Brito e Sahgo 8D

    PS: Na época de vocês num tinha porque o fórum já tinha passado por muitos problemas =/ Mas acreditem, isso aqui era cheio de tutorial bacana 8D
    Não me conhece? Nem minha voz? Como assim?!
    Dá uma passa lá no meu banco de voz e diz o que acha!
    Quem sabe fazemos um projeto juntos, hein?

  7. #7
    Xon Avatar de Júnior Brito
    Data de Ingresso
    23/12/10
    Localização
    Bahêeea
    Idade
    29
    Posts
    96
    Ulriiiiiiiich!! Valeu pela ajuda cara! Toda dica é MUITO bem vinda! ^^
    Citação Postado originalmente por Ulrich Ver Post
    Não tenha pressa, nem preguiça de gravar. Se tiver num dia que não tá rendendo, ou sua voz já tiver cansada de tanto cantar, pare tudo, salve e deixe pra outro dia.

    Eu que o diga uahshuhushu Tem vezes que você AMA o que está editando ou gravando, mas tem outras que você tem vontade de deletar tudo e NÃO começar de novo kkkkk

    Outra dica:
    Por mais que eu esqueça ou não faça isso (quase nunca faço, na verdade e sei que to errado...) é importante fazer o aquecimento vocal antes de qualquer coisa. Mas devem se perguntar "ah, mas o cara nem faz e quer que a gente faça?!" Simplesmente porque eu noto a diferença quando eu faço. A respiração muda, você fica mais focado e a voz sai mais facil e naturalmente. Acredito que não o faço pelo simples fato de falar desde que acordo e a voz já ir "aquecendo" ao longo do tempo, mas isso é besteira.
    Outra coisa: não se intimidem, como disse o Sahgo. Sei que muitos moram com família e que têm medo de parecerem loucos na frente do pc, é normal. Até hoje, às vezes, sinto receio em falar determinada frase assim, "solta e do nada", enquanto tem alguém em casa kkkkk Mas é mais fácil ignorar (a não ser que seu pai ou sua mãe venha até seu quarto às 22:00 da noite mandando você calar a boca porque já está tarde e eles querem dorimir...aí sim, você se cala. Experiência rotineira própria kkkkkkkkk)

    Parabéns aos idealizadores Brito e Sahgo 8D

    PS: Na época de vocês num tinha porque o fórum já tinha passado por muitos problemas =/ Mas acreditem, isso aqui era cheio de tutorial bacana 8D

    Gostou da minha voz? Nem sabe como é? Escute então:

    MEU BANCO DE VOZ (EM BREVE)




  8. #8
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Mymirad
    Data de Ingresso
    12/03/11
    Posts
    39
    Oie gente, quero começar um projeto de fandub, vocês poderiam me dar dicas de como conseguir efeitos de som pro vegas? Ta muito dificil de achar.
    x-x [calma!!!não começarei o projeto agora, só quero ter uma certa garantia dos efeitos de som. ] Os exercícios de voz são realmente excelentes e deveriam ser um pouco mais abordados[na minha opinião ]
    Amei o post, ajudou bastante!!!
    Uma outra dica seria pegar alguns exercícios básicos de teatro.[Pros bem tímidos como eu ajuda muito! Tanto a se soltar como a gritar e fazer a respiração e os gritos de algumas cenas.]
    De novo valeu pelo post!

  9. #9
    ミズキ Avatar de Mizuki
    Data de Ingresso
    17/07/11
    Localização
    Brasília - DF
    Idade
    31
    Posts
    36
    Bom, eu tenho uma apostila com exercícios para a voz, só que ela é mais voltada pro canto.
    Se alguém tiver interesse, eu posso escanear e colocar para download.
    [insira imagem de assinatura aqui]

    Meu banco de voz
    Curtiu? Me chama!

  10. #10
    digite aqui sua mensagem pessoal Avatar de Shired
    Data de Ingresso
    18/08/12
    Posts
    2
    Citação Postado originalmente por Sahgo Ver Post
    E lembrem-se de soltar na hora de gravar. Sem timidez ou medo de gritar!
    Eu o que o diga néh Sahgo,apesar de eu estar bem nos primeiros degraus,o Sahgo me ajudou muito e acho que este tutorial também vai me ajudar ainda mais. .
    Vlw Junior, Sahgo e Mizuki. .


Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Quem são os melhores dubladores para AL Pacino e Robert de Niro?
    Por JamesBond007 no fórum Falando de Dublagem
    Respostas: 15
    Último Post: 07/04/22, 22:36
  2. Adivinhe Quem Vem Para Roubar (Fun With Dick and Jane)
    Por Marcelo Almeida no fórum Dublapédia :: Filmes
    Respostas: 0
    Último Post: 10/06/12, 14:42

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •