Postado originalmente por
Daniel Cabral
Olha, eu não teria tanta certeza assim, mas mesmo que a TNT não tivesse exibido esse filme com essa dublagem de Los Angeles anunciada na chamada, há possibilidades de que eles tenham exibido com a dublagem original da Álamo, que foi lançada nos cinemas e, posteriormente, pra home vídeo. E mesmo se não for, também é bem evidente que essa tal dublagem anunciada no vídeo só deve ter ido ao ar nas primeiras exibições do filme no canal. Apenas palpite meu...
O engraçado mesmo é que o filme foi exibido no dia 30/12/1996, na mesma data em que foi exibido também na Tela Quente da Globo. Só que no caso da TNT, exibiriam bem no início da madrugada, por volta da meia-noite (00h00), enquanto a Globo exibiu na faixa das 22h00. Então, tecnicamente dizendo, pode ter sido pura coincidência um mesmo filme ser exibido no mesmo dia tanto na TV aberta quanto em um canal paga, só com uma pequena diferença quanto ao horário de exibição.
Aliás, falando nisso, lembrei agora de uma chamada de outro filme do Jim Carrey que também passou na mesma época da exibição d'O Máskara, lá entre 1996/97, e que também teve uma suposta dublagem feita em Los Angeles/Miami pela chamada que pode ter sido exibida ou não. Trata-se do primeiro filme de Debi e Lóide, e de cabeça, já lembro do Carlos Tureta (locutor do Cartoon Network) no Carrey. Mas sei lá, a voz do Carlos é totalmente inconfundível, e não sei se foi só comigo, mas eu esperava que ele dissesse alguma coisa tipo "Não perca a estreia na TV de Debi e Lóide, hoje às 10 da noite, bem aqui no Cartoon Network/na TNT!". Eu viajo mesmo nesse tipo de coisa, eu, hein?
Enfim, a tal chamada foi postada em meados de 2016/17, mas por pura lástima, ela foi deletada do YouTube, senão eu a enviaria por aqui pra que vocês tirassem suas próprias conclusões. Acontece que quem enviou foi um usuário chamado zosblinha, que postava várias chamadas raras e perdidas (incluindo algumas da própria TNT), além de trechos de filmes esquecidos pelo tempo ou aqueles que tiveram dublagens perdidas. Pena que ele foi injustamente excluído do YT e ficou extinto pra sempre, já que nunca mais se ouviu falar dele. Só o que restou foram alguns de seus vídeos que foram repostados em outros canais, mas ainda bate aquela saudade no coração pensando em quão bom esse canal era. Por isso que eu digo, não há nada tão relaxante (e triste, ao mesmo tempo) quanto relembrar de certas coisas que todos nós já amamos um dia. Ai, ai, quantas saudades...
De qualquer modo e mudando de assunto, vamos aguardar pra ver se alguém conseguiu gravar essa exibição d'O Máskara na TNT no final de 1996, aí poderemos confirmar melhor se a dublagem anunciada na chamada foi exibida no filme em si ou não (eu ainda apostaria que foi a dublagem da Álamo). Só acho que não será nada fácil, porque nem todo mundo tinha TV por assinatura naquela época, pois muitas das operadoras (senão, todas elas) custavam muito caro, o que torna ainda mais difícil. Mas como eu também digo sempre, só o tempo dirá.