Comunidade DublaNET - O espaço mais tradicional pra quem ama dublagem!
Nota de Falecimento - Sobre dubladores - Versão para impressão

+- Comunidade DublaNET - O espaço mais tradicional pra quem ama dublagem! (https://www.dublanet.com.br/comunidade)
+-- Fórum: Dublagem (https://www.dublanet.com.br/comunidade/forumdisplay.php?fid=3)
+--- Fórum: Falando de Dublagem (https://www.dublanet.com.br/comunidade/forumdisplay.php?fid=10)
+--- Tópico: Nota de Falecimento - Sobre dubladores (/showthread.php?tid=39273)

RE: Nota de Falecimento - Artistas brasileiros da voz - Hades - 28-12-2025

Mto triste essa história td. Espero q algum milagre aconteça e alguém consiga recuperar alguma dessas dublagens da Marly algum dia - não q eu ache q as chances sejam boas, mas vai q, né? Embora não esteja mto familiarizado com a carreira dela, gostaria q as futuras gerações não fossem totalmente privadas de conhecer profissionais como a Marly. Torço pra q não aconteça o msm com a filmografia de dubladores q partiram há mto tempo, mas q tive o prazer de desfrutar qdo garoto...

RE: Nota de Falecimento - Artistas brasileiros da voz - Johnny545 - 28-12-2025

(27-12-2025, 23:28 )Gustavo07 Escreveu: Olhem esse post

https://www.facebook.com/groups/782701685094804/?multi_permalinks=25872483772356582&hoisted_section_header_type=recently_seen&__cft__
Maldito Agenor Nogueira vulgo Guina Pop

Espero que perca tudo que coleciona.

RE: Nota de Falecimento - Artistas brasileiros da voz - Bruna' - 28-12-2025

(28-12-2025, 16:42 )Hades Escreveu: Mto triste essa história td. Espero q algum milagre aconteça e alguém consiga recuperar alguma dessas dublagens da Marly algum dia - não q eu ache q as chances sejam boas, mas vai q, né? Embora não esteja mto familiarizado com a carreira dela, gostaria q as futuras gerações não fossem totalmente privadas de conhecer profissionais como a Marly. Torço pra q não aconteça o msm com a filmografia de dubladores q partiram há mto tempo, mas q tive o prazer de desfrutar qdo garoto...
Eu acho que é bem possível que as dublagens atuais, ou feitas até 2000, sejam de certa forma "imortalizadas" por causa da Internet, mas as antigas raras? Aí é mais difícil. Como que as novas gerações vão saber quem é Marly Marcel se a maioria dos filmes que ela fez foram redublados? Tudo bem que são filmes antigos, mas mesmo quem tiver o interesse em ver My Fair Lady ou Bonequinho de Luxo, vai esbarrar na redublagem e muitas vezes nem saber que existe uma "dublagem original", a não ser que vá no Dublanet e veja esse dado.

Eu queria muito que houvesse algum tipo de iniciativa de nível nacional pra resgatar essas dublagens antigas, pra valorizar o patrimônio cultural, mas infelizmente existem vários problemas com essa ideia, como a questão dos "direitos" - quem é dono de quê, e se o dono sequer tem aquele material de que ele é dono, porque muitas dublagens foram simplesmente destruídas. No caso da Marly, ela dublou muito na Álamo nos anos 70, e não é segredo pra ninguém que o Michael Stoll simplesmente destruía as dublagens do próprio estúdio depois de um certo tempo. Eu não acho que o Stoll seja um "vilão", porque ele via dublagem como algo descartável do mesmo jeito que a maioria dos brasileiros viam a dublagem como algo descartável; nem alguns dubladores respeitavam a dublagem, dublavam com vergonha pra pagar as contas até terem um trabalho "de verdade" numa novela ou filme (exemplos: Osmar Prado, Dennis Carvalho, dentre muitos outros).

E enfim, isso tudo sem nem tocar no assunto de IA... se o presente já é meio triste, eu temo ainda mais pelo futuro da arte, não só no Brasil como no mundo.

RE: Nota de Falecimento - Artistas brasileiros da voz - Duke de Saturno - 28-12-2025

(28-12-2025, 17:13 )Johnny545 Escreveu:

https://www.facebook.com/groups/782701685094804/?multi_permalinks=25872483772356582&hoisted_section_header_type=recently_seen&__cft__

Pera, é sério q o Agenor Nogueira e o Guina Pop são a msm pessoa?

De todo modo, espero q a Marly Marcel descanse em paz!

RE: Nota de Falecimento - Artistas brasileiros da voz - Paseven - 28-12-2025

(28-12-2025, 18:04 )Duke de Saturno Escreveu:
(28-12-2025, 17:13 )Johnny545 Escreveu:

Pera, é sério q o Agenor Nogueira e o Guina Pop são a msm pessoa?

De todo modo, espero q a Marly Marcel descanse em paz!
não são a msm pessoa

RE: Nota de Falecimento - Artistas brasileiros da voz - DavidDenis - 29-12-2025

Mauricio Vogue faleceu, me disseram que ele fez trabalhos na Astrolábio Studio com sua mãe Regina Vogue. Só não sei quais trabalhos.

RE: Nota de Falecimento - Artistas brasileiros da voz - Danilo Powers - 29-12-2025

Meus Pêsames, Mas Não Conheço.

RE: Nota de Falecimento - Artistas brasileiros da voz - Hades - 29-12-2025

(29-12-2025, 20:59 )Danilo Powers Escreveu: Meus Pêsames, Mas Não Conheço.

Danilo, cuidado com o jeito q vc responde, pq fica parecendo q vc tá desdenhando do falecido, msm não sendo sua intenção. É mto fácil interpretar o q vc escreveu acima como "Esse cara morreu, mas e daí?"

Enfim, meus sentimentos à família e amigos do Maurício, espero q tds possam se sentir acolhidos numa hora como esta.

RE: Nota de Falecimento - Artistas brasileiros da voz - Derek Valmont - 29-12-2025

(29-12-2025, 20:11 )DavidDenis Escreveu: Mauricio Vogue faleceu, me disseram que ele fez trabalhos na Astrolábio Studio com sua mãe Regina Vogue. Só não sei quais trabalhos.

Meus sentimentos aos familiares e amigos do Maurício Vogue e da Marly Marçal

RE: Nota de Falecimento - Artistas brasileiros da voz - Danilo Powers - 29-12-2025

(29-12-2025, 21:14 )Hades Escreveu:
(29-12-2025, 20:59 )Danilo Powers Escreveu: Meus Pêsames, Mas Não Conheço.

Danilo, cuidado com o jeito q vc responde, pq fica parecendo q vc tá desdenhando do falecido, msm não sendo sua intenção. É mto fácil interpretar o q vc escreveu acima como "Esse cara morreu, mas e daí?"

Enfim, meus sentimentos à família e amigos do Maurício, espero q tds possam se sentir acolhidos numa hora como esta.

Não Foi a Primeira Vez, Já Aconteceu Isso Quando Faleceu uma Dubladora Depois do Flávio Back, Realmente Não Sou o SuperBomber que Conhece os Dubladores Fora do Eixo Rio-SP, Não Conheço Nem as Vozes da All Dubbing.