(24-07-2026, 02:54 )TheIsackChannel Escreveu:(02-07-2026, 21:48 )Neovortex2008 Escreveu: a franquia do fate parece ser bastante mal tratado no brasil, a dublagem apesar de ter o ótimo elenco más o problema são os erros de tradução.
Eu como um fã dessa franquia fico deprimido vendo o tratamento dela por aqui.
O Fate de 2006, na Álamo, tem vários problemas de tradução (e até de português), mas é a melhor das 3.
O Fate/Apocrypha é uma das piores dublagem de anime que já vi. Compete com AICO Incarnation.
O Fate/Extra LE é ainda pior que o Apocrypha.
Torcer pra que se um dia a Aniplex duble o anime, façam um mescla dos 3 elencos em um estúdio de dublagem decente que consegue fazer um bom resultado. Se não, vou realmente pensar que essa franquia é amaldiçoada no Brasil.
A dublagem de Stay/Night tem o elenco mais pesado e que - no papel - é o melhor, mas eu não sei se ela é exatamente tão melhor assim ou mesmo melhor que as dos outros dois. A mixagem com aquelas reações (e até alguns golpes) deixados na versão americana, a tradução bisonha do Roberto Garutti, e a direção que provavelmente tinha pressa em entregar o produto pro Animax o mais rápido possível e afetou diversas atuações, com certeza entregou um dos piores trabalhos que a Álamo já fez.
Fate/Apocrypha e Extra Last Encore são dublagens com gosto de salsicha industrial de quando a Dubbing Company estava atochada de trabalho até o talo e entregando quase tudo o que faziam o mais rápido possível pro cliente também. Mas, revisitando a dublagem do Apocrypha pelo menos, ela melhora um bocado depois do episódio 13 (no segundo cour da série), e nem acho que ela tenha sido exatamente mal escalada, com o material humano que trabalhava na Dubbing Company em 2017, fizeram quase o melhor que poderiam ter feito. O problema da dublagem do Apocrypha é mais concentrado na dublagem dos três primeiros episódios (e depois diluídos no restante da primeira parte, eps. 1-13, com uma atuação meh aqui e outra ali) do que no todo dela. A tradução (e aí eu culpo mais a direção) derrapou com algumas pronúncias (também no começo da série), mas o texto é bem mais coerente que o do stay/night num todo.
Já o Last Encore, o maior problema da dublagem, revisitando ela aqui, é que ela foi muito mal escalada em alguns personagens. Porém, ela não tem erros de mixagem como a do Apocrypha por exemplo, e o texto é bem certinho e condizente.
Eu não vou afirmar que as dublagens de Apocrypha e Last Encore sejam necessariamente melhores que a do stay/night, mas muito superiores àquela coisa que foi A.I.C.O. Incarnation, isso elas são. Agora, eu concordo que uma mescla dos três elencos em personagens que voltem a aparecer talvez fosse o ideal.