Ressuscitando o tópico depois de 6 anos, mas é porque eu finalmente assisti com calma o vídeo inteiro (uma parte ontem e uma parte hoje), repetindo alguns trechos até entender, já que há vários trechos com o som muito baixo, além de se tratar de uma raridade.
Pude perceber vários detalhes ao longo do vídeo:
1 - Tudo indica que essa é uma gravação
feita no início de 1988, antes de abril. Aos 43:05 do vídeo,
José Salathiel Lage (que tá a cara do Hector Bonilla kkkk) fala que dia 31 de março seria véspera de feriado sendo que o feriado de 01/04 caiu em 1988, que foi a Sexta-feira santa. Pelo fato do Salathiel ter mencionado especificamente o mês de março, essa aula deve ter sido gravada em fevereiro de 1988 (ou em janeiro de 88).
2 - Nessa aula desse curso, são apresentados 2 vídeos que já tinham sido postados no YouTube pelo Mário Lúcio de Freitas, sendo que:
2.1 - O primeiro vídeo é o do artista inveterado (em que o Gastaldi interage com o Mário Vilela) Obs: o Salathiel Lage dá a entender (se é que eu entendi bem) que esse vídeo é de fevereiro de 1980 - O vídeo aparece aos 1:19 e repete aos 4:09. Abaixo o vídeo postado pelo Mário Lúcio (para comparação):
https://m.youtube.com/watch?v=PxchBEzKP10&t=25s
2.2 - O outro vídeo é de uma entrevista que ele fez sobre sua carreira, ao lado do já falecido Jorge Pires. Diferente do vídeo postado pelo Mário Lúcio, esse tem alguns detalhes a mais. O vídeo começa aos 8:00.
Obs: aos 11:56, durante a exibição do vídeo, parece que o Salathiel fala que essa entrevista é de "agosto do ano passado". Ou seja, agosto de 1987. E o Gastaldi já tinha 31 de anos de carreira!!! (Acredito que 31 anos no meio artísticico, já que ele viria a estrear na dublagem por volta de 1959-60 na Gravasom. A entrevistadora chega a perguntar sobre as perspectivas de 1988). Além disso, em um trecho da aula, Gastaldi fala que logo iria completar 32 anos de carreira.
Obs 2: A entrevista mostrada na aula é interrompida no momento em que o Gastaldi faz a voz do Charlie Brown (chegando a aparecer um pequeno trecho de Charlie Brown). Já a entrevista que o Mário Lúcio postou vai até o fim. Aqui a entrevista (para comparação):
https://m.youtube.com/watch?v=Lgw7rhQIbC...CY[/video]
3 - Aos 40:40, o palestrante de bigode parece que é o dublador
Emerson Camargo (já falecido).
4 - A moça que fala aos 43:40 parece que é a
Noeli Santisteban. Então ela formou nesse curso e a partir daquele ano passou a dublar, dublando por cerca de 10 anos.
5 - A partir de 49:20, começam a falar sobre o Chaves, com alguns detalhes bem curiosos. O Salathiel chega a citar a reforma dos estúdios, feita no ano anterior, em 1987. Curioso é que nessa época o chamado lote de 88 estava estreando no SBT. Apenas como curiosidade, apresento a chamada mais antiga de Chaves no YouTube, veiculada nessa época, em 31 de janeiro de 88, com cenas do episódio "Quem Dorme com Criança Acorda Molhado - Parte 1" de 1974 e logo estrearia na grade 15 dias depois:
https://m.youtube.com/watch?v=M9Sz5VDumZM
http://forumchaves.com.br/listach/site/e...&idioma=pt
6 - E claro, as lições que o Gastaldi ensina, como a importância da naturalidade na dublagem, a lição de que dublagem é a "arte da despersonalização", entre outras (lições que o Gastaldi pôs em prática), além de algumas brincadeiras, como a brincadeira com a cara de japonês do Gastaldi; o Gastaldi falando em inglês, espanhol e japonês e o Gastaldi dizendo que não vai se estender muito, e desenrola um papel gigantesco kkkkk.
Ou seja, uma verdadeira raridade.