Bem, eu não estou totalmente certo de minhas informações, mas este é um tópico justamente para tirar dúvidas, então, se eu errar em algo, por favor me corrijam.
Até onde eu sei ambos são filhos do Orlando Viggiani e começaram recentemente na dublagem. O que mais me intrigou à respeito de ambos é que supostamente são gêmeos.
E assim... ter dubladores gêmeos na dublagem brasileira pode gerar confusões futuras, não? Já que, por mais que até possa haver algum detalhe de timbre ou fala diferente entre ambos, na prática são vozes idênticas.
Gostaria de saber se essas informações procedem, e se possível, também saber de papeis que ambos já tenham feito.
É o primeiro caso que eu conheço na dublagem...
Já ouvi falar em Rogério Viggiani faz bastante tempo, mas no Robson nunca.
Eu diria que teoricamente daria pra dizer que as vozes são idênticas, afinal as características das pregas vocais são as mesmas, assim como as demais estruturas envolvidas no processo de emissão vocal, mas na prática alguns fatores podem influenciar também e permitir que haja um certo nível de distinção entre ambos. Lembrando que isso só ocorre com gêmeos idênticos, e eu não sei se é o caso deles.
comentei num outro tópico, que eu saiba só o Rogério dubla e já tem um tempo que está no meio - lembro de ter visto algo no antigo site do Figueira Jr., pelo que percebi o Robson não tem dublado atualmente mas não sei se já dublou.
Em relação a voz não dá pra ter noção mesmo com perfis semelhantes, biológicamente são diferentes..
O último que ouvi do Robson era vozeiro na nova série do Gérard Depardieu. Em 2016 mesmo.
Reinaldo Escreveu:Em relação a voz não dá pra ter noção mesmo com perfis semelhantes, biológicamente são diferentes..
Concordo, mas diria que biologicamente são iguais, em termos de características genotípicas e constituição estrutural, já em termos de fenótipo (ou seja, das características físicas que conseguimos perceber através do nosso sistema sensorial) sim, que é o que acontece no caso das diferenças morfológicas e afins em gêmeos idênticos reais.
taz Escreveu:Concordo, mas diria que biologicamente são iguais, em termos de características genotípicas e constituição estrutural, em termos de fenótipo (ou seja, das características físicas que conseguimos perceber através do nosso sistema sensorial) sim, que é o que acontece no caso das diferenças morfológicas e afins em gêmeos idênticos reais.
meu pai é gêmeo univitelino do meu tio, são bem parecidos a voz lembra mas não é totalmente igual.. além desse peso genético o biológico pesa a favor por causas naturais (tipo de vida, bebida, cigarro e afins) que já é particular.
não sou expert em biologia mas quis dizer em suma isso, mesmo caso de parentes meu irmão não somos gêmeos mas temos voz que levemente se assemelham..
Reinaldo Escreveu:meu pai é gêmeo univitelino do meu tio, são bem parecidos a voz lembra mas não é totalmente igual.. além desse peso genético o biológico pesa a favor por causas naturais (tipo de vida, bebida, cigarro e afins) que já é particular.
não sou expert em biologia mas quis dizer em suma isso, mesmo caso de parentes meu irmão não somos gêmeos mas temos voz que levemente se assemelham..
É porque o fenótipo expresso (aquilo que percebemos, aquilo que vemos) não é só genético (ou seja, de ordem e origem genotípica, molecular), o resultado final do que vemos (ou seja, o que é expresso, o fenótipo) é da interação genótipo + fatores ambientais (em todos os níveis, do nível molecular, celular, ao nível do ambiente, do sistema em si).
No caso de gêmeos univitelinos monozigóticos e tudo mais, os gêmeos são geneticamente iguais, mas fenotipicamente apresentam diferenças.
Eu falo isso porque sou biólogo rsrs. Embora não tenha trabalhado com genética.
taz Escreveu:É porque o fenótipo expresso (aquilo que percebemos, aquilo que vemos) não é só genético (ou seja, de ordem e origem genotípica, molecular), o resultado final do que vemos (ou seja, o que é expresso, o fenótipo) é da interação genótipo + fatores ambientais (em todos os níveis, do nível molecular, celular, ao nível do ambiente, do sistema em si).
No caso de gêmeos univitelinos monozigóticos e tudo mais, os gêmeos são geneticamente iguais, mas fenotipicamente apresentam diferenças.
Eu falo isso porque sou biólogo rsrs. Embora não tenha trabalhado com genética.
resumindo as vozes tem potencial de serem parecidas, pelo que vi o Robson e o Rogério são univitelinos tbém; se são monozigóticos ou não só perguntando a eles. kkk
De papeis que ambos tenham feito eu sei que o Rogério dublou o Yoshitomi de Lobo em Saint Seiya Omega, e o Robson a segunda voz do Noba em Bleach(depois do episódio 110). Só que eu não chequei muito bem ambas as dublagens pra ter noção das vozes dos dois.
Depois de ver Magi: Sinbad no Bouken dublado eu consegui assimilar melhor a voz do Rogério, que dubla o Badr.
E então eu notei semelhanças entre a voz dele e as vozes de alguns personagens de Bleach, na leva de episódios que o Orlando Viggiani dirigiu, incluindo aí o Uryuu Ishida e o Mizuiro Kojima, que antes foram dublados pelo Alfredo Rollo e o Márcio Marconato(Uryuu), e pelo Thiago Keplmair(Mizuiro).
O Robson em Bleach dublou o Noba nessa mesma leva de episódios, que ouvindo direito tem um tom similar à esses dois também.
Eu imagino que o Rogério tenha dublado o Uryuu e o Robson tenha dublado o Mizuiro, já que os dois personagens interagem de vez em quando e seria estranho apenas um dos dois irmãos dublar esses dois personagens.
|