Dublar em São Paulo (SP) ou no Rio de Janeiro (RJ)?

11 Replies, 17218 Views

Ultimamente vários dubladores cariocas se mudaram para São Paulo e passaram a dublar lá. Não sei como está o mercado de dublagem carioca, se é pela violência que vem aumentando na cidade nos últimos anos, ou por escolha própria dos profissionais mesmo. Mas enfim, gostaria da opinião de vocês. Se fosse para começar a carreira de dublador e vocês não morassem no eixo RJ-SP! Escolheriam qual estado? Baseado em que?
São Paulo, maior parte do que é dublado se concentra lá, e também pela questão da violência no Rio.
Gostaria de dublar em Sampa porque há voos directos entre LAX e Guarulhos. Além disso, meus pais são passageiros frequentes da American.
Rio de Janeiro, embora eu já tenha morado boa parte da vida em São Paulo. Basicamente porque as produções de cinema e TV mais interessantes vão, a maior parte, pro Rio.
São Paulo por ter familiar de terceiro grau lá. E também porque grande parte das coisas que eu gostaria de dublar vai pra lá atualmente.

--------------------------------------

“Tornei-me insano, com longos intervalos de uma horrível sanidade.” - Edgar Allan Poe
Olha, nasci e cresci no Rio de Janeiro e quero muito ser dublador. Acho que tentaria a carreira aqui primeiro e só iria para São Paulo caso não conseguisse mesmo!
Se eu quisesse me tornar dublador e fosse pra escolher entre uma cidade e outra apenas, eu escolheria São Paulo sem dúvidas. Além de ser um polo mais aquecido hoje, a perspectiva pro novato - embora esteja longe de ser de fato boa - é muito superior ao que é no RJ atualmente. Não tem nem comparação, e falo isso já tendo conversado com gente do meio sobre isso.

Eventualmente eu poderia querer ir pro Rio caso houvesse chance de participar de trabalhos grandes pra cinema ou coisas do tipo. Mas pra iniciar a carreira de fato, São Paulo é bem melhor que o Rio hoje.

Sem contar também o ponto da violência, que em SP embora exista, é bem mais leve e contornável que o que existe hoje na capital do estado do Rio.
Por Isso Tô Pensando em Dublagens Mistas para as Próximas Novelas da Globo Como é o Caso de A Dona do Pedaço de Walcyr Carrasco, Tô Pensando em uma Dubladora Paulista pra Nathalia Dill.
olha eu não sei dizer ual dos dois escolheria para ingressar na área, porque uma escolha errado ou te limita ou te exclui do ramo....

os dois polos tem prós e contras, para novatos aparentemente SP parece que tem dado mais espaço.- um fator que SP tem melhor que no Rio é que os estúdios não ficam tão distantes uns dos outros como. em contrapartida no RJ parece que o número maior de cursos profissionalizantes com dubladores com bagagem no mercado é maior. fator que tem acontecido no Rio é não se limitar em fazer apenas um curso na área, o quepode ajudar com 'QI' de professores - diretores de estúdio..

não estou levando em conta questão segurança públioca porque em infelizmente as duas megalópoles os moradores podem sofrer violencia a qualquer momento.

Danilo Powers Escreveu:Por Isso Tô Pensando em Dublagens Mistas para as Próximas Novelas da Globo Como é o Caso de A Dona do Pedaço de Walcyr Carrasco, Tô Pensando em uma Dubladora Paulista pra Nathalia Dill.

não entendi o que isso tem a ver com o tópico?
Rio de Janeiro, pois nasci e cresci nesse estado Smile
É preciso saber viver! Smile

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Vozes favoritas - Rio e Sampa Ivan 529 113.747 3 horas atrás
Última postagem: Gustavo07
  E Se Fosse dublado em São Paulo BrunaMarzipan 12.157 4.129.389 02-03-2026, 21:15
Última postagem: Luizzs
  Dubladores que recusaram dublar ou dirigir pelo material Maruseru03 55 10.796 25-02-2026, 12:08
Última postagem: Danilo Powers
  RIO e SP ainda são dois mundos diferentes. Victinho 12 641 09-02-2026, 22:12
Última postagem: Luizzs
  Dublagens e redublagens que são muito boas Daniel Felipe 13 4.302 11-01-2026, 19:25
Última postagem: Gustavo07

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)