A fala dele causou dupla interpretação, ao meu ver. Tem militante de fato usando One Piece como bucha de canhão pra defender suas causas se apegando ao suposto fato de que One Piece é uma série com raias progressistas. No entanto, como o Glauco nunca se posicionou politicamente também, a interpretação de que ele quer que você assista à série apenas por entretenimento sem se questionar também é válida.
Achei valeria a pena citar isso, Wendel Bezerra fazendo fandub de Personagens que são de outras pessoas entre Eles está o Vegeta, o Patrick de Bob Esponja e Yusuke de Yuyu Hakusho e o Homem aranha que é um sonho dele a muito tempo fazer este Personagem! confiram o vídeo:
[video]https://youtu.be/ohhxHF-54XE[/video]
Minha opinião fecal
Eu nunca vi One Piece, mas independente de qualquer coisa, se uma obra te traz alguma coisa ou você interpreta ela como algo e isso agrega a você, não há problema, isso só torna a obra mais rica. Você pode tanto assistir como puro entretenimento como extrair algo dela, ambas são experiências válidas. Mas sim, toda história transmite uma mensagem, afinal é para isso que elas servem, cabe você interpretar do seu jeito, pois quando escutamos uma história, também escutamos um pouco de nós mesmos
Há uns anos atrás não se discutia tanto política como se discute hoje. E um debate q deveria ser produtivo e enriquecedor, por vezes se torna até perigoso.
Nunca assisti One Piece tbem. Mas acho q quem acompanha a serie, não precisa necessariamente ter uma leitura política elaborada.
Agora é ingenuidade pensar q as obras sao politicamente neutras, no meu entendimento isso nao existe. Nao existe essa tal propalada imparcialidade, ou neutralidade. Todo posicionamento é político, mesmo quando se escolhe não se posicionar.
Esse discurso de imparcialidade e de neutralidade, pra mim, é um discurso falacioso pra enganar incautos. Animes geralmente tem uma fanbase de direita muito grande, e o Japão é um país muito moderno e liberal em algumas questões, mas também muito conservador em outras.
Isso faz parte da cultura deles, da forma como eles vivem. É um país capitalista, mas q tem um capitalismo um pouco mais, digamos, atenuado, diferente dos EUA, pelo q sei. E evidente q as obras q saem lá são marcadas por tudo isso.
Nao sei especificamente sobre One Piece, acho q o debate é importante e enriquecedor. Mas quando se torna obrigatório o debate de certas questões, acaba indo pra um lado q não é correto, q nem mesmo é democrático. A questão politica é importante, mas nao pode ser uma imposição. Obrigado não, de jeito nenhum.