Monster High

9 Replies, 13430 Views

ESTÚDIO:
Centauro (Volumes 1-2) / TV Group Digital (Volumes 3-6)

MÍDIA:
monsterhigh.com (Site Extinto) / YouTube (Monster High) / Televisão (SBT) / TV Paga (Cartoon Network)

DIREÇÃO:
Lene Bastos, Gilmara Sanchez (Centauro) / Vágner Fagundes, Tatiane Keplmair (TV Group)

TRADUÇÃO:
Elaine Pagano (Centauro)

Elenco Principal

Kate Higgins (Frankie Stein): Luciana Baroli

Debi Derryberry (Draculaura): Márcia Regina

Salli Saffioti (Clawdeen Wolf): Priscila Ferreira / Kate Kelly ("Votando em Casta” / "O Show da Casta" / "Lorna do Lago Ness" / "Me Encontre em Monster Picchu")

Salli Saffioti (Cleo de Nilo): Lene Bastos

Laura Bailey (Lagoona Blue): Michelle Giudice

Elenco Secundário

Yuri Lowenthal / Cam Clarke / Evan Smith (Deuce Gorgon): Celso Alves (1ª voz) / Felipe Grinnan (2ª voz)

Erin Fitzgerald (Abbey Abominable): Tatiane Keplmair

Yuri Lowenthal / Cam Clarke / Evan Smith (Deuce Gorgon): Felipe Grinnan / Sérgio Rufino ("Os Jaundice Brothers" / "Show de Talento" / "O Substituto" / “Festa de Aniversário”)

Yuri Lowenthal (Clawd Wolf): Fábio de Castro / Silvio Giraldi (“Torcida de Arrepiar” / “Erro Fatal”)

America Young (Toralei Stripe): Samira Fernandes

Gigi Sarroino / Cindy Robinson (Operetta): Priscila Franco

Erin Fitzgerald (Spectra Vondergeist): Luy Campos

Cameron Clarke (Heath Burns): Gabriel Noya / Robson Kumode ("O Substituto" / "O Garoto Quente")

Yuri Lowenthal / Evan Smith (Gillington "Gil" Webber): Rodrigo Araújo

Cindy Robinson (Jackson Jekyll): Alex Minei / Robson Kumode (“Ghostly Gossip” / “O Triângulo das Bermudas do Amor” / “Aí Vem a Soprano” / “Duelo de Personalidade”)

Cindy Robinson (Holt Hyde): Alex Minei / Yuri Chesman (“Novo Semestre”)

Audu Paden (Manny Taur): Vágner Santos / Luiz Antônio Lobue ("Miss Informação" / “Impressão Abominável”)

Laura Bailey (Diretora Sem-Cabeça): Isabel de Sá / Elisa Villon ("De Quem é a Culpa?") / Priscila Franco (“Sexta-Feira 13 de Arrepiar” / “Impressão Abominável” / “Amigas Congeladas”)

Alunos Monstros e Monstrinhas

Cristina Milizia (Batsy Claro): Letícia Ida

Karen Strassman (Catrine DeMew): Fernanda Bullara / Maíra Paris ("Mestre do Disfarce") / Priscilla Concepcion ("A Agonía dos Pés Pequenos" / “Florripilante”)

Missi Hale (Catty Noir): Agatha Paulita

Erin Fitzgerald (Chariclo Arganthone "C.A." Cupido): Andressa Andreatto

Karen Strassman (Elissabat): Priscilla Concepcion

?  (Finnegan Wake): Ramon Campos (“Preparado, Motorizado e Capaz”) / Diego Lima (“Aula de Decomposição”)

Jonquil Goode (Gigi Grant): Flávia Narciso

Julie Maddalena (Gooliope Jellington): Cássia Bisceglia

Cindy Robinson (Gory Fangtell): Agatha Paulita

Laura Bailey (Honey Swamp): Andressa Bodê (1ª voz) / Gabriela Milani (2ª voz - "Freak Du Chic")

Cameron Clarke (Hoodude Voodoo “Vu-Edu”): Caio Guarnieri / Robson Kumode (“Quem é Vu-Edu”) / Fábio Lucindo (“Vodu do Vu-Edu”)

America Young (Howleen Wolf): Bianca Alencar

Evan Smith (Invisi Billy): Robson Kumode / Raphael Ferreira (“Invasão Piolhenta”) / Bruno Mello (“O Clube do Sumiço”) / Vágner Fagundes (“O Show da Casta”)

Kate Higgins / Paula Rhodes (Iris Clops): Andressa Andreatto / Luy Campos (“O Livro Problema”)

? (Isi Dawndancer): Patt Souza

Stephanie Sheh (Jane Boolittle): Kandy Kathy Ricci

Stephanie Sheh (Jinafire Long): Flávia Narciso / Maíra Paris (“Força Bruta”) / Marina Sirabello (“Aventura das Criaturas – Parte 2” / "Novo Semestre")

? (Kjersti Trollsøn): Júlia Ribas

Marieve Herington (Lorna McNessie): Rebeca Zadra

Cristina Milizia (Marisol Coxi): Flora Paulita

Josey Montana McCoy (Neighthan Rot): Bruno Mello

Julie Maddalena Kliewer (Robecca Steam): Rebeca Modena

Erin Fitzgerald (Rochelle Goyle): Luiza Porto

Erin Fitzgerald (Scarah Screams): Marina Sirabello

Paula Rhodes (Sirena Von Boo): Priscila Bonvino ("Ele me Parece Gílpado") / Andressa Bodê ("Feriados Monstro")

Laura Bailey (Skelita Calaveras): Jussara Marques / Priscila Bonvino ("A Aula de Arte") / Flávia Narciso (“Aventura das Criaturas – Parte 2” / “Novo Semestre”)

Audu Paden (Sloman "Slow Moe" Mortavitch): Alfredo Rollo

Jonquil Goode (Twyla): Úrsula Bezerra

Julie Maddalena (Venus McFlytrap): Fernanda Bullara

Celebridades e Artistas do Mundo Monstro

Erin Fitzgerald (Casta Fierce): Maíra Paris

Wendee Lee (Nefera de Nile): Adriana Pissardini (Volume 2) / ? (Volume 3)

Jonquil Goode (Clawdia Wolf): Maíra Paris

Yeni Alvarez (Viperine Gorgon): Thaís Durães

Participações - Volume 1

Troy Baker (Sr. Lou Zarr): César Marchetti
? (Sr. Igor): César Marchetti

Vozes Adicionais:
Agatha Paulita, Elisa Villon, César Marchetti.

Participações - Volume 2

Yuri Lowenthal (Sr. Rotter): Luiz Antônio Lobue
Kate Higgins (Scary Murph): Maralisi Tartarini

Vozes Adicionais:
Alex Minei, Celso Alves, Gilberto Baroli, Luy Campos, Priscila Franco, Raphael Ferreira, Rita Almeida, Robson Kumode, Rodrigo Araújo, Samira Fernandes.

Participações - Volume 3

Audu Paden (Sr. Hack): Tatá Guarnieri
Cam Clarke (Romulus): Marco Antônio Abreu
Cam Clarke (Sr. Rotter): César Marchetti
Evan Smith (Bram Devein): Marco Aurélio Campos
Evan Smith (Johnny Spirit): Glauco Marques
Luis Gonzalez (Sr. Where): Tatá Guarnieri
? (Lothar): Glauco Marques
? (Sra. Kindergrubber): Luiza Viegas

Outras Vozes:
Agatha Paulita, Andressa Andreatto, Cecília Lemes, Glauco Marques, Raphael Ferreira, Vágner Fagundes, Tatá Guarnieri.

Participações - Volume 4

Audu Paden (Sr. Hack): Luiz Laffey
? (Crescent): Úrsula Bezerra
? (Hissette): Maíra Paris
? (Shiver): Rita Almeida
? (Watzit): Bruno Dias

Outras Vozes:
Adriana Pissardini, Douglas Guedes, Kate Kelly Ricci, Luiza Viegas, Luiz Laffey, Maíra Paris, Priscila Bonvino, Rebeca Zadra, Rita Almeida, Wellington Lima.

Participações - Volume 5

? (Sansquatch): Wellington Lima

Outras Vozes:
Clarice Espíndola, Gabriela Milani, Glauco Marques, Maíra Paris, Marco Antônio Abreu, Samira Fernandes.

Participações – Volume 6

Quentin Tarantino (Quill Talyntino): Kandy Kathy Ricci
? (Sr. Grunderson): Zeca Rodrigues
? (Vovó Dawndancer): Gessy Fonseca

Outras Vozes:
Zeca Rodrigues.

Fonte: Créditos Monster High, jonab007@hotmail.com, thagner
(Este post foi modificado pela última vez em: 22-08-2023, 20:09 por Hades.)
jonab007@hotmail.com Escreveu:Audu Paden (Manny Taur): Vágner Santos

Josey Montana McCoy (Neighthan Rot): Rodrigo Andreatto

Audu Paden (Slow Moe): Celso Alves

Audu Paden (Manny Taur): Luiz Antônio Lobue (2ª voz - "Miss Informação")
Correção: Josey Montana McCoy (Neighthan Rot): Bruno Mello
Correção: Audu Paden (Sloman "Slo Mo" Mortavitch): Alfredo Rollo ("Um Slo Moe Diferente")

adição:

Erin Fitzgerald (Rochelle Goyle): Luiza Porto
Laura Bailey (Honey Swamp): Andressa Bodê
Cristina Milizia (Batsy Claro): Letícia Ida (via stories do Instagram)
Stephanie Sheh (Jinafire Long): Flávia Narciso
Stephanie Sheh (Jane Boolittle): Kandy Kathy Ricci
Karen Strassman (Catrine DeMew): Fernanda Bullara
Missi Hale (Catty Noir): Agatha Paulita
Erin Fitzgerald (Chariclo Arganthone "C.A." Cupido): Andressa Andreatto
Cindy Robinson (Gory Fangtell): Agatha Paulita
Kate Higgins/ Paula Rhodes (Iris Clops): Andressa Andreatto
Marieve Herington (Lorna McNessie): Rebeca Zadra
Cristina Milizia (Marisol Coxi): Flora Paulita
Julie Maddalena Kliewer (Robecca Steam): Rebeca Modena
Cam Clarke (Romulus): Marco Antonio Abreu
Paula Rhodes (Sirena Von Boo): Carolina Ruis (1ª voz - "Ele Me Parece Gílpado")/ Andressa Bodê (2ª voz - "Feriados Monstro")

Escola Monster High

Laura Bailey (Diretora Sem-Cabeça Bloodgood): Isabel de Sá
Não creditado (Sra. Kindergrübber): Suzete Piloto
DIREÇÃO:
Gilmara Sanchez (Centauro)

Fonte: Lene Bastos em postagem recente no Instagram.
TRADUÇÃO:
Elaine Pagano (Centauro)
Elenco Principal

Clawdeen Wolf: Kate Kelly (alguns episódios)

Monstros e Monstrinhas

Clawdia Wolf: Maíra Paris <correção>
Jinafire Long: Maíra Paris (1ª voz) <sustituida pela Narciso>
Honey Swamp: Gabriela Milani ("Freak Du Chic") <sustituindo a Bodê>
Catrine DeMew: Priscilla Concepcion ("A Agonía dos Pés Pequenos") <sustituindo a Bullara>

mais nomes

thagteus.oliveira Escreveu:Elenco Principal

Clawdeen Wolf: Kate Kelly (alguns episódios)

Monstros e Monstrinhas

Clawdia Wolf: Maíra Paris <correção>
Jinafire Long: Maíra Paris (1ª voz) <sustituida pela Narciso>
Honey Swamp: Gabriela Milani ("Freak Du Chic") <sustituindo a Bodê>
Catrine DeMew: Priscilla Concepcion ("A Agonía dos Pés Pequenos") <sustituindo a Bullara>

mais nomes

Se puder me dizer em q epis especificamente a Kate Kelly dublou a Klawdeen, agradeceria mto.

E no caso, essas vozes em q vc especifica os epis, seriam a partir de qual epi q o novo dublador assumiu, ou na verdade o dublador costumeiro só foi substituído nesse epi especificamente?
Hades Escreveu:Se puder me dizer em q epis especificamente a Kate Kelly dublou a Klawdeen, agradeceria mto.

E no caso, essas vozes em q vc especifica os epis, seriam a partir de qual epi q o novo dublador assumiu, ou na verdade o dublador costumeiro só foi substituído nesse epi especificamente?
Deve ter sido mais de um episódio, já que a substituição muito provavelmente rolou durante a Licença Maternidade da Priscila (a Kate também substituiu ela durante toda a quarta temporada de My Little Pony).
Correção: Sirena Von Boo: Priscila Bonvino ("Ele me Parece Gílpado") / Andressa Bodê ("Feriados Monstro")

Fonte: Priscila Bonvino
Tópico Atualizado 

reassisti TODOS os episódios e de fato o elenco era uma grande salada de frutas, acredito pela falta de acesso aos créditos e acabava tendo substituição excessiva ou pelo simples fato de cada episódios tem duração de 3min e não "compensaria" chamar x ou y para pontas.

decidi colocar na frente o dublador mais frequente do personagem e depois da barra as situações ocasionais citando os episódios em que aparecem (não compensa colocar 1.01 ou 1.02 por que a própria Mattel distribuiu sem registrar temporada ou episódio, então por título fica mais localizavel). Seguindo essa lógica não necessariamente quem estiver com estiver na frente seria primeira voz (no caso do Deuce que nos primeiros eps não era o Grinnan), mas acho que fazer essa ordem cronologica não faz sentido já que a série é composta de por mais de 100 episódios (a ordem dos dubladores segue ordem cronologica dos episódios, caso estranhem os ocasionais não estarem em alfabetico). Acho que colocar na frente o mais recorrente e mais conhecido fica mais didático.

não tem necessidade de ter a classificação "Escola Monster High" por que a Diretora Sem-Cabeça ela é bem participativa na trama em geral, e a outra professora só é episódica. Personagens que devem subir para secundários também são Abbey Bominable (antes de Deuce), Clawd Wolf, Toralei Stripe, Operetta, Spectra Vondergeist, Heath Burns, Gillington "Gil" Webber, Manny Taur, Jackson Jekyll, Holt Hyde e por último Diretora Sem-Cabeça (nessa ordem).

a classificação Monstros e Monstrinhas pode alterar para "Alunos Monstros e Monstrinhas" ou simplesmente "Alunos Monstros". Os personagens são participativos, cada um tem um destaque em episódios especificos mas não chegam a ser seucundários. Acho importante essa classificação pois todos os personagens nessa categoria tem bonecas e são vendidos como marca, os que são episódicos (criados para série) ou não são usados como produtos podem ficar em participações (igual o Sr. Rotter que não é vendido como boneco, mas é até participativo na série).

Pensei também em criar a classificação "Celebridades e Artistas do Mundo Monstro" e colocar a Nefera de Nile (ex-aluna e modelo), Casta Fierce (cantora), e a atriz Elissabat e sua maquiadora Viperine Gorgon (todas são vendidas como bonecas).

Sobre a questão dos estúdios, não se tem créditos da série mas seguindo a lógica da dublagem em espanhol o Volume 1 e 2 foram realizados na Centauro Comunicaciones e apartir do 3 passa a ser da SDI. No caso do Brasil, seguindo a lógica de escalas o Volume 1 e 2 tem Elisa Villon e Celso Alves no elenco então acredito que tenha sido a Centauro mesmo, agora sobre as demais temporadas acredito que tenha ido direto para TV Group por que de todos os dubladores que divulgaram esses trabalhos só mencionaram esse estúdio. No blog da Thaís Durães ela cita a personagem dela gravada no estúdio com o Vagner e a Tati mas não especifica qual deles dirigiram o filme que ela aparece ou a série (ou os dois), então acho válido colocar a Tati também. Sobre a Lene Bastos dirigindo na Centauro não sei daonde tiraram essa informação (não consegui confirmar com ela tbm) mas as duas foram lançadas entre 2010-2012, e pelo os registros a Lene começou a dirigir na casa só em 2015 pra frente.

Em 2020 eu citei que era o Celso Alves que tinha feito o Deuce nos primeiros episódios do personagem, mas reassistindo vi que não era voz dele até lembrava (o que até faz sentido a confusão na época). Lá no Dublagem Wiki estava o Sérgio Rufino, e quando fui conferir era ele mesmo para minha surpresa. Sobre a Ghoulia, ela NÃO tem falas e nem foi dublado seus grunidos de Zumbi. A Gilmara foi erronicamente creditada no especial "Choque de Cultura", mas como os créditos cita Robson Kumode fazendo o Holt Hyde, o que no filme não acontece, mas na série de fato ele o dubla e no episódio "O Livro Problema" a Ghoulia usa um tradutor para outro aluno entender o que ela diz e a voz é feminina talvez tenha chances de ser ela ali naquele momento (mas eu não conheço o timbre de voz dela pra ter confirmar).

a ordem de monstros e monstrinhas acho que pode deixar em ordem alfabetica dos personagens. (os que eu for acrescentar só colocá-los). 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

<a franquia classifica as temporadas como "volumes", fica na escola de vocês manterem assim ou colocar temporada>

ESTÚDIO:
Centauro (Volumes 1-2) / TV Group Digital (Volumes 3-6)

MÍDIA:
monsterhigh.com (Site Extinto) / YouTube (Monster High) / Televisão (SBT) / TV Paga (Cartoon Network)

DIREÇÃO:
Tatiane Keplmair (TV Group)

Elenco Principal

Salli Saffioti (Clawdeen Wolf): Priscila Ferreira / Kate Kelly ("Votando em Casta” / "O Show da Casta" / "Lorna do Lago Ness" / "Me Encontre em Monster Picchu")

<da pra colocar a Cleo antes da Lagoona>

Elenco Secundário

<já vou colocar aqui na ordem com todos pra ficar mais fácil rs>

Erin Fitzgerald (Abbey Abominable): Tatiane Keplmair

Yuri Lowenthal / Cam Clarke / Evan Smith (Deuce Gorgon): Felipe Grinnan / Sérgio Rufino ("Os Jaundice Brothers" / "Show de Talento" / "O Substituto" / “Festa de Aniversário”)

Yuri Lowenthal (Clawd Wolf): Fábio de Castro / Silvio Giraldi (“Torcida de Arrepiar” / “Erro Fatal”)

America Young (Toralei Stripe): Samira Fernandes

Gigi Sarroino / Cindy Robinson (Operetta): Priscila Franco

Erin Fitzgerald (Spectra Vondergeist): Luy Campos

Cameron Clarke (Heath Burns): Gabriel Noya / Robson Kumode ("O Substituto" / "O Garoto Quente")

Yuri Lowenthal / Evan Smith (Gillington "Gil" Webber): Rodrigo Araújo

Cindy Robinson (Jackson Jekyll): Alex Minei / Robson Kumode (“Ghostly Gossip” / “O Triângulo das Bermudas do Amor” / “Aí Vem a Soprano” / “Duelo de Personalidade”)

Cindy Robinson (Holt Hyde): Alex Minei / Yuri Chesman (“Novo Semestre”)

Audu Paden (Manny Taur): Vágner Santos / Luiz Antônio Lobue ("Miss Informação" / “Impressão Abominável”)

Laura Bailey (Diretora Sem-Cabeça): Isabel de Sá / Elisa Villon ("De Quem é a Culpa?") / Priscila Franco (“Sexta-Feira 13 de Arrepiar” / “Impressão Abominável” / “Amigas Congeladas”)

Alunos Monstros e Monstrinhas

Karen Strassman (Catrine DeMew): Fernanda Bullara / Maíra Paris ("Mestre do Disfarce") / Priscilla Concepcion ("A Agonía dos Pés Pequenos" / “Florripilante”)

<adição (confirmei com o Ramon)>

?  (Finnegan Wake): Ramon Campos (“Preparado, Motorizado e Capaz”) / Diego Lima (“Aula de Decomposição”)

Cameron Clarke (Hoodude Voodoo “Vu-Edu”): Caio Guarnieri / Robson Kumode (“Quem é Vu-Edu”) / Fábio Lucindo (“Vodu do Vu-Edu”)

Evan Smith (Invisi Billy): Robson Kumode / Raphael Ferreira (“Invasão Piolhenta”) / Bruno Mello (“O Clube do Sumiço”) / Vagner Fagundes (“O Show da Casta”)

Kate Higgins / Paula Rhodes (Iris Clops): Andressa Andreatto / Luy Campos (“O Livro Problema”)

Laura Bailey (Skelita Calaveras): Jussara Marques / Priscila Bonvino ("A Aula de Arte") / Flávia Narciso (“Aventura das Criaturas – Parte 2” / “Novo Semestre”)

Stephanie Sheh (Jinafire Long): Flávia Narciso / Maíra Paris (“Força Bruta”) / Marina Sirabello (“Aventura das Criaturas – Parte 2” / "Novo Semestre")

Celebridades e Artistas do Mundo Monstro

<infelizmente como devem estar ciente, não achei quem faz a Nefera>

Wendee Lee (Nefera de Nile): Adriana Pissardini (Volume 2) / ? (Volume 3)

Jonquil Goode (Clawdia Wolf): Maíra Paris

Participações - Volume 1

Troy Baker (Sr. Lou Zarr): César Marchetti
? (Sr. Igor): César Marchetti

Vozes Adicionais:
Agatha Paulita, Elisa Villon, César Marchetti.

Participações - Volume 2

Yuri Lowenthal (Sr. Rotter): Luiz Antonio Lobue
Kate Higgins (Scary Murph): Maralisi Tartarini

Vozes Adicionais:
Alex Minei, Celso Alves, Gilberto Baroli, Luy Campos, Priscila Franco, Raphael Ferreira, Rita Almeida, Robson Kumode, Rodrigo Araújo, Samira Fernandes.

Participações - Volume 3

Audu Paden (Sr. Hack): Tatá Guarnieri
Cam Clarke (Romulus): Marco Antonio Abreu
Evan Smith (Bram Devein): Marco Aurélio Campos
Evan Smith (Johnny Spirit): Glauco Marques
Luis Gonzalez (Sr. Where): Tatá Guarnieri
? (Lothar): Glauco Marques
? (Sra. Kindergrubber): Luiza Viegas <não é a Suzete>

Outras Vozes:
Agatha Paulita, Andressa Andreatto, Cecília Lemes, Glauco Marques, Raphael Ferreira, Vagner Fagundes, Tatá Guarnieri.

Participações - Volume 4

Audu Paden (Sr. Hack): Luiz Laffey
? (Crescent): Ursula Bezerra
? (Hissette): Maíra Paris
? (Shiver): Rita Almeida
? (Watzit): Bruno Dias

Outras Vozes:
Adriana Pissardini, Douglas Guedes, Kate Kelly Ricci, Luiza Viegas, Luiz Laffey, Maíra Paris, Priscila Bonvino, Rebeca Zadra, Rita Almeida, Wellington Lima.

Participações - Volume 5

? (Sansquatch): Wellington Lima

Outras Vozes:
Clarice Espíndola, Gabriela Milani, Glauco Marques, Maíra Paris, Marco Antonio Abreu, Samira Fernandes.

Participações – Volume 6

Quentin Tarantino (Quill Talyntino): Kandy Kathy Ricci
? (Sr. Grunderson): Zeca Rodrigues
? (Vovó Dawndancer): Gessy Fonseca

Outras Vozes:
Zeca Rodrigues.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tentei deixar o mais organizado possível, se algúem quiser me ajudar com alguns nomes que não reconheci me chamem por favor

não sei se o Reconhecimento de Voz algum de vocês dão olhada mas eu postei um trecho do personagem do Ramon Campos e ninguém reconheceu... eu achei que era o Gabriel Neves e ele disse que era o Ramon e na via das dúvidas confirmei com o próprio. Eu que não conheço muito o trabalho dele por isso a dificuldade mas ele é um nome grande até e que acho que vocês teriam facilidade de reconhece-lo.
A Lene Bastos já dirigia na Centauro desde a 1ª temporada de My Little Pony: A Amizade é Mágica, no mínimo, thagner.
Me diz dps se tiver algum erro de organização.

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Monster High - MindShow Shorts thagner 1 256 24-03-2026, 08:35
Última postagem: thagner
  Monster High: Uma Festa de Arrepiar (Monster High: Ghouls Rule) thagner 1 2.040 08-02-2026, 11:55
  Monster High: Choque de Cultura: Presas x Pelos (Monster High: Fright On!) thagner 1 1.985 09-12-2025, 19:18
  Monster High: Monstros, Câmera Ação! (Monster High: Frights, Camera, Action!) thagner 1 1.291 07-12-2025, 23:02
  Monster High: Scaris, a Cidade sem Luz (Monster High - Scaris: City of Frights) thagner 1 1.809 05-12-2025, 23:25

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)