Mural dos Dubladores

2504 Replies, 567330 Views

(29-03-2026, 15:00 )Fábio Escreveu: Poha, cara, pior da depressao é achar que tudo que fez foi uma merda. Ele diz que falhou em tudo na vida, mas é só essa parte ruim falando. O quanto a voz dele não alegrou uma galera nesses mais de trinta anos de dublagem? Ou inspirou um monte de gente a se tornar dublador?

Espero que melhore.

Eu notei isso também. Muita gente já se emocionou com o trabalho do Clécio (e eu me incluo) em todo esse tempo de carreira e em todos os trabalhos dele. A voz dele esteve presente na vida de muitos, e ajudou a vários desses muitos certamente.

É fácil falar daqui, mas, se calhar de ele ler o Fórum e ler essas mensagens, espero que consiga processar a ideia de que não falhou como dublador, ele é um profissional vitorioso e indiretamente, ajudou e alegrou muitas pessoas. Ele não é um fracasso, e não tê-lo aqui neste plano conosco seria uma enorme perda.
Forças ao Clécio, e que ajudem ele, por favor - ele claramente precisa de todo apoio e ajuda possível nesse momento.

(29-03-2026, 15:38 )SuperBomber3000 Escreveu:
(29-03-2026, 15:00 )Fábio Escreveu: Poha, cara, pior da depressao é achar que tudo que fez foi uma merda. Ele diz que falhou em tudo na vida, mas é só essa parte ruim falando. O quanto a voz dele não alegrou uma galera nesses mais de trinta anos de dublagem? Ou inspirou um monte de gente a se tornar dublador?

Espero que melhore.

Eu notei isso também. Muita gente já se emocionou com o trabalho do Clécio (e eu me incluo) em todo esse tempo de carreira e em todos os trabalhos dele. A voz dele esteve presente na vida de muitos, e ajudou a vários desses muitos certamente.

É fácil falar daqui, mas, se calhar de ele ler o Fórum e ler essas mensagens, espero que consiga processar a ideia de que não falhou como dublador, ele é um profissional vitorioso e indiretamente, ajudou e alegrou muitas pessoas. Ele não é um fracasso, e não tê-lo aqui neste plano conosco seria uma enorme perda.
Cara, o apoio do fã deve ser incrível, mas no fim, a gente não paga o salário do cara.
Se realmente for uma questão que envolva, dentre vários fatores, falta de trabalho e de escala, acho que o Clécio talvez se sinta desvalorizado no próprio meio, e isso talvez doa demais - "falhei como dublador" talvez seja "porra, fulano não me escala, ciclana não me dá uma força, vai ver eu não sou bom".

Por mais que a gente tenha sindicato, "Dublagem Viva" e tal, a classe não me parece ser tão unida quanto a gente gostaria que fosse, me parece que ainda é muito "cada um por si". Antigamente isso não ocorria tanto porque era tudo dublado junto e em menos estúdios, então, enquanto hoje você pode ter dublado centenas de produções com o Clécio e nunca nem ter visto ele, antigamente você estaria o tempo todo com ele no estúdio, brincando entre takes, errando e se divertindo, etc, e aí acho que havia mais um senso de "comunidade", tanto é que muitos dubladores nunca se adaptaram a dublagem separada.

Enfim, perdão pelo textão, são vários pensamentos que passam pela cabeça numa hora dessas.
True love will find you in the end.
(Este post foi modificado pela última vez em: 29-03-2026, 15:51 por Bruna'.)
(29-03-2026, 15:50 )Bruna Escreveu: Cara, o apoio do fã deve ser incrível, mas no fim, a gente não paga o salário do cara.
Se realmente for uma questão que envolva, dentre vários fatores, falta de trabalho e de escala, acho que o Clécio talvez se sinta desvalorizado no próprio meio, e isso talvez doa demais - "falhei como dublador" talvez seja "porra, fulano não me escala, ciclana não me dá uma força, vai ver eu não sou bom".

Por mais que a gente tenha sindicato, "Dublagem Viva" e tal, a classe não me parece ser tão unida quanto a gente gostaria que fosse, me parece que ainda é muito "cada um por si". Antigamente isso não ocorria tanto porque era tudo dublado junto e em menos estúdios, então, enquanto hoje você pode ter dublado centenas de produções com o Clécio e nunca nem ter visto ele, antigamente você estaria o tempo todo com ele no estúdio, brincando entre takes, errando e se divertindo, etc, e aí acho que havia mais um senso de "comunidade", tanto é que muitos dubladores nunca se adaptaram a dublagem separada.

Enfim, perdão pelo textão, são vários pensamentos que passam pela cabeça numa hora dessas.

Tudo bem, Bruna, e faz todo o sentido na verdade. Apoio de fã realmente é ótimo, mas a conta que precisa ser paga todo final de mês não vai ser paga com isso, e sim com dinheiro.

Fato também que todo mundo é mais atomizado hoje em dia, e no caso da dublagem, hoje com centenas de profissionais no Rio, mais outras centenas em SP, e ainda mais outros em vários polos alternativos e o advento do remoto, faz sentido pensar em como essa atomização acontece no meio também. Criar amizades profundas nesse cenário é muito mais difícil hoje do que era há 20, 30 anos atrás.

Na época da Herbert, por mais que se possa discutir sobre a eficiência ou não daquele modelo de trabalho, pessoal que era contratado do estúdio não ficava sem escala e o convívio comunitário no meio era uma realidade. Hoje não mais.

Mas isso é outra conversa de qualquer maneira. Que o Clécio encontre paz e apoio dos seus entes queridos.
Foda que depressão é uma merda.
Tomara que ele encontre apoio e que um dia, se recupere desse estado.
(29-03-2026, 16:23 )TheIsackChannel Escreveu: Foda que depressão é uma merda.
Tomara que ele encontre apoio e que um dia, se recupere desse estado.

Assino logo abaixo, que ele saia dessa! Força, Clécio!
Que o Clécio tenha todo apoio e força possível nesse momento!! Grande pessoa e grande profissional, que ja tive a oportunidade de interagir algumas vezes!
Espero que ele se recupere e fique bem!
Gente, vcs viram o story mais recente do Matheus Périssé???
É preciso saber viver! Smile
(29-03-2026, 20:40 )Duke de Saturno Escreveu: Gente, vcs viram o story mais recente do Matheus Périssé???
Porra Duke

Não é por nada, mas depois do que aconteceu com o Clécio, você podia ter dado alguma explicação.

Eu fui no perfil dele com o cu na mão.

E tipo, é sério o que ele postou e tal, mas.... porra
True love will find you in the end.
(29-03-2026, 20:43 )Bruna Escreveu:
(29-03-2026, 20:40 )Duke de Saturno Escreveu: Gente, vcs viram o story mais recente do Matheus Périssé???
Porra Duke

Não é por nada, mas depois do que aconteceu com o Clécio, você podia ter dado alguma explicação.

Eu fui no perfil dele com o cu na mão.

E tipo, é sério o que ele postou e tal, mas.... porra

Desculpe, é q fiquei em choque e não sabia o q dizer

É preciso saber viver! Smile
(Este post foi modificado pela última vez em: 29-03-2026, 20:55 por Duke de Saturno.)

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Nota de Falecimento - Sobre dubladores Paseven 1.142 208.363 25 minutos atrás
Última postagem: Derek Valmont
  Dubladores com vozes Parecidas - Versão 2.016 Reinaldo 2.414 778.901 Ontem, 14:09
Última postagem: SuperBomber3000
  Melhor Ator/Boneco Dos Dubladores Felipe96 10 438 Ontem, 08:16
Última postagem: Julius Rock
  Dubladores que fizeram ou fazem irmãos e parentes Bruna' 18 4.518 Ontem, 01:07
Última postagem: Duke de Saturno
  Notícias de Dubladores estrangeiros rodineisilveira 378 90.476 07-04-2026, 21:14
Última postagem: Duke de Saturno

Usuários navegando neste tópico: Bruno Henrique, 3 Convidado(s)