História dos estúdios de dublagem

6 Replies, 10242 Views

Pessoal, vocês já repararam que não há muitas histórias sobre a maioria dos estúdios de dublagem a menos que ele tenha a popularidade da Herbert Richers/ AIC?

Eu por exemplo não sei de nenhum lugar com a história da Cinevídeo, Centauro, Mastersound, Clone, TV Group Digital, MG estúdio, Sincrovídeo, Alcatéia, Studio Gabia, Lexx, CBS, DPN, etc... Apenas informações desconexas em artigos de outros assuntos, ou nem isso.
Eu sei que a Uniarthe foi criada pelo Raul Schlosser para ser uma cooperativa, administrada igualitáriamente por todos os envolvidos, só que poucos dubladores gostaram da ideia. Deve ser por isso que tem um elenco tão limitado.
Computron Escreveu:Pessoal, vocês já repararam que não há muitas histórias sobre a maioria dos estúdios de dublagem a menos que ele tenha a popularidade da Herbert Richers/ AIC?

Eu por exemplo não sei de nenhum lugar com a história da Cinevídeo, Centauro, Mastersound, Clone, TV Group Digital, MG estúdio, Sincrovídeo, Alcatéia, Studio Gabia, Lexx, CBS, DPN, etc... Apenas informações desconexas em artigos de outros assuntos, ou nem isso.

Olha, desses que tu falou, sabe-se até que (relativamente)bastante da TV Group, do Gábia e da Lexx. Dos outros, sabe-se alguma coisa sobre determinado período dos mesmos(como se algum deles fechou, quando fechou, ou o período de auge de trabalho de cada um, ou claro, produções trabalhadas por eles).
Essa página do Blog Universo AIC (de Marco Antônio dos Santos, grande pesquisador de dublagens antigas da AIC e dos dubladores que passaram por lá) fala da história do extinto estúdio TV Cinesom, que durou de 1963 a 1971, e dublou produções, como a 1ª dublagem de Quo Vadis e a 1ª dublagem de Máquinas Voadoras:
http://universoaicsp.blogspot.com.br/201...nesom.html
História da antiga Cine Castro, Rio de Janeiro:
http://www.casadadublagem.besaba.com/mat...astro.html
O Nelson Machado fez a algum tempo atrás um vídeo pro canal (Papo com o Machado) dele sobre a Mastersound.
Nesse vídeo o Nelson Machado conta um pouco da história do seu estúdio Capricórnio e o motivo de ter encerrado as atividades:

[video=youtube;kJUEl4tfBb8]http://www.youtube.com/watch?v=kJUEl4tfBb8[/video]
É preciso saber viver! Smile
(Este post foi modificado pela última vez em: 08-06-2024, 02:12 por Duke de Saturno.)

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Sintetizadores de voz por IA pode ser o fim da dublagem no futuro? H4RRY 285 73.104 40 minutos atrás
Última postagem: Gabriel
  Dublagem de Novelas 2026 Danilo Powers 115 7.851 2 horas atrás
Última postagem: Thiago.
  Opiniões Impopulares Sobre Dublagem Bruna' 3.531 732.765 8 horas atrás
Última postagem: Bruna'
  Dublagem de Produções Futuras Pedro "Batman" Santos 3.575 1.739.351 9 horas atrás
Última postagem: Yukihira
  dublagem com papeis invertidos joselito de oliveira 1.326 136.056 9 horas atrás
Última postagem: Gabriel

Usuários navegando neste tópico: