Se eu quisesse me tornar dublador e fosse pra escolher entre uma cidade e outra apenas, eu escolheria São Paulo sem dúvidas. Além de ser um polo mais aquecido hoje, a perspectiva pro novato - embora esteja longe de ser de fato boa - é muito superior ao que é no RJ atualmente. Não tem nem comparação, e falo isso já tendo conversado com gente do meio sobre isso.
Eventualmente eu poderia querer ir pro Rio caso houvesse chance de participar de trabalhos grandes pra cinema ou coisas do tipo. Mas pra iniciar a carreira de fato, São Paulo é bem melhor que o Rio hoje.
Sem contar também o ponto da violência, que em SP embora exista, é bem mais leve e contornável que o que existe hoje na capital do estado do Rio.
Eventualmente eu poderia querer ir pro Rio caso houvesse chance de participar de trabalhos grandes pra cinema ou coisas do tipo. Mas pra iniciar a carreira de fato, São Paulo é bem melhor que o Rio hoje.
Sem contar também o ponto da violência, que em SP embora exista, é bem mais leve e contornável que o que existe hoje na capital do estado do Rio.