SuperBomber3000 Escreveu:Isso depende também da direção. Um bom dublador mal dirigido pode fazer um trabalho horrível. As vezes um dublador mediano consegue entregar um resultado decente dependendo de quem o dirige.
Na DuBrasil eu não sei atualmente se os diretores são bons (ainda não assisti nada que a Andressa Bodê tenha dirigido por exemplo, e isso porque ela é uma das diretoras recentes da casa). Na Clone é complicado porque, eu gosto da Nair, mas tem umas coisas que ela dirige que parecem feitas no improviso de propósito. Já a BKS, também é relativa nesse aspecto. Tem diretores bons e diretores horríveis no estúdio.
Em São Paulo também acontece, vide os Bezerras, Barolis e etc. Porém, ainda há algum espaço a mais pra novatos de fora de clãs familiares do que o espaço que há no RJ.
por acaso você consegue assistir alguma produção feita pela clone, bks e/ou dubrasil ? a clone é celeiro de novato (menos raquel marinho rs) por ter dubladores se recusando a dublar por lá, bks é praticamente a msm coisa e pelo que falaram a dubrasil coloca alunos pra dublar por lá. o problema, na minha opinião, é que não tem diretor que aguente dirigir muitos novatos.
e sobre os clãs, o rio é muito forte com relação a familia na dublagem
rij
familia coutinho
familia cappeli
familia ribeiro
familia adriano/crispim
familia rey
familia saddy
familia aquetin/emmanuel
familia maia
familia dondi
familia rossatto
familia vignolo
familia garcia/góes
familia garcia
familia rossi/andrase
familia rodrigues/crespo
e por ai vai
já em são paulo tem poucas familia na dublagem. obs: não to pegando casais, mas sim filhos(as)/primos(as)/tios(as) como base e não casais
familia Baroli
familia Bezarra
familia marcio
com relação ao rio, sp não possui muito nepotismo. mas como tinha dito anteriormente, dublagem de um certo modo da uma estabilidade financeira / ativa no mercado pra quem é da familia, principalmente quando se tem estúdio ou dirige.