Kevinkakaka Escreveu:Não tinha tantos adolescentes no final dos anos 90 dublando em SP, mas era a época que eles estavam começando a (re)aparecer. Lucindo, Concepción e Bullara eram algumas das vozes "teens" do momento.
Eu pessoalmente acho bem difícil a imersão em dublagens de animes da época, especialmente os que eu não cresci assistindo. Estranho MUITO Cavaleiros, por exemplo, justamente pela falta de jovens dublando jovens. Animes com cast feminino como Sailor Moon (Gota Mágica) e Rayearth são mais tranquilos nesse sentido, porque mulheres mais velhas conseguem atingir agudos bem mais satisfatoriamente que homens.
O Hermes era jovem quando dublou CDZ. O Ulisses já não era tão jovem, mas o timbre compensava. O resto realmente não tinha voz de jovenzinho, pelo menos entre os 5 principais.
Mas o problema específico de CDZ é o character design e as próprias vozes originais, que já são incondizentes com as idades dos personagens. Quem não pesca a informação que o Seiya tem 13 anos no começo do anime por exemplo, vai achar que ele tem uns 18 ou 19 no mínimo, quiçá até mais.
As séries mais modernas como o Ômega ou até o remake da Netflix tem seus problemas, mas elas são muito mais coerentes nesse aspecto. Os personagens que são adolescentes ficam parecendo adolescentes mesmo, ao menos.