SuperBomber3000 Escreveu:Tecnicamente a Disney não "se mudou". A TV Group manda muita coisa pra Visom também, há muitos projetos dela que continuam sendo feitos no RJ e grande parte até integralmente dublados lá. Assim como mesmo na época do Garcia, também haviam projetos dublados em SP, a Álamo fez várias coisas pra Disney por exemplo, mesmo no âmbito do cinema.
Sobre esse velho preconceito, o que dava reforço pra ele até uns anos atrás era que SP tinha mais estúdios de fundo de quintal do que no RJ até a década de 2000. Uniarthe, BKS, Centauro (que hoje é um ótimo estúdio mas naquela época era ruim), Clone, etc, isso porque eu nem citei o mercado paralelo (na época, o Belas Artes). O RJ não tinha estúdios sequer equivalentemente ruins a esses. Só que hoje em dia a realidade é outra.
Sim, sim... Mas quem disse o "se mudou" foi a Kacau, não eu. E eu mega entendo de onde vem esse preconceito com a dublagem de SP. Eu mesmo, que sempre defendi a dublagem paulistana, era o primeiro a criticar as bombas atômicas em forma de dublagem que a Clone fazia quando estava no auge do volume de trabalho, o mesmo valia para Centauro (na época), BKS, Lexx, entre outros. Porém, como você mesmo disse, esse quadro já não é mais assim, mas muitas pessoas ainda carregam esse preconceito travestindo ele de opinião. Um exemplo: tem gente que acha absurdo ver um filme blockbuster ser dublado em SP simplesmente porque é dublado em SP, eu mesmo li isso nos comentários do Instagram tempos atrás. Por isso digo que essa fala vinda da Kacau não agrega em nada pra discussão, muito embora entenda, em certa medida, o discurso dela.
Reinaldo Escreveu:pra mim a Kakau se exaltou em não expecificar que a questão dela é com os musicais da Disney, já que ela não dublava falas sem ser em musicais. ou seja algo pessoal dela com o tratamento da empresa. é exagero falar que tudo é mal dublado hj em dia mas os musicais da Disney decaíram muito.
Sim, concordo. Até entendo que talvez tenha sido dito no calor da emoção, só acho meio perigoso generalizar tudo como ela fez.