Reinaldo Escreveu:SB ficar se baseando no tal dossiê é muito pouco, DC podia pagar certinho e não ter reclamações de quem trabalhava mas por não estar estar regularizada já dá brecha pra possíveis "pernadas" e não duvido que tenha acontecido. O que eu acho que mais pesou pra alguns é a formação de boa parte desses profissionais tem gente que fez em cursos de SP mas outros fizeram em cursos dados pelos estúdios como se a coisa fosse a mais fácil de se dar sem ter bagagem profissional.
Olha, um caso que eu sei que eles provavelmente (e não estou afirmando, só supondo) não pagaram o valor total ou da mesma forma que se faz em SP foi quando a Silvia Goiabeira dublou uma série lá. No caso, a Silvia foi coagida, e faltando 2 episódios pra terminar, teve que desistir do trabalho e a Netflix (ou a SDI provavelmente) mandou redublarem tudo às pressas com outra atriz. Tenho minhas dúvidas se pagaram essa outra atriz que substituiu a Silvia da forma normatizada, com os 130 reais à hora e tal.
Mas, é uma suspeita minha em um caso excepcional. Ainda assim, no geral, as condições laborais da DC, mesmo antes de ela assinar o acordo, eram mais próximas do que se tinha nos estúdios de SP capital em comparação com a UP Voice.