SuperBomber3000 Escreveu:O Bruno Azevedo (dublador e dono da Mirage Filmes, de SP), fez um vídeo polêmico:
[video=youtube;6QOqjsNCO4Q]https://www.youtube.com/watch?v=6QOqjsNCO4Q[/video]
E o que não podia faltar: Vii Zedek tretando.
Eu não vou dizer que ela tá certa ou errada, mas ela fala coisas bem "ousadas" no mínimo, que sim, cabem processo. E é pra esse tipo de coisa que eu alertei colegas de Fórum quando falei disso aqui.
Fora que, ela tá lutando sozinha uma guerra que acha que não tá sozinha. Spencer Toth comentou lá bem na mesma linha dela, mas tá na Dubrasil dublando o protagonista de Assassination Classroom enquanto ela chupa dedo. Ela tá sozinha nisso, e é sobre isso que eu me referia quando falei de suicídio profissional.
Sobre o que o Bruno diz, olha, eu valorizo consistência de vozes, acho que vale em respeito ao público. Mas ele não tá errado quando diz que os dubladores não são donos dos seus personagens. O dublador não criou o personagem, não merece royaltes por ele (pode merecer no caso de uso de voz, mas não pelo personagem em si).
Enfim, a situação tá feia.
dublador sim é dono da voz, mas não nesse sentido comercial.
vamos aos fatos, se dubladores cismam de falar sobre a importância da dublagem para uma pessoa que tem problema auditivo, então seria incoerente apoiar esse pensamento de que personagem não tem dono ? WHAT ????
tem que existir no brasil a importância da conscientização de que o dublador tem que ser dono daquela voz, não importando a qualidade do filme ou da interpretação.
agora, se essa pessoa dá uma declaração dessa é obvio que o objetivo é fazer com que as pessoas abominem o jackie chan e seus dubladores e por ai vai, ou será que esse video foi por causa do whinderson e o jackie chan ???