Fazer auto-promoção pra dublar é antiético?

16 Replies, 5400 Views

Resolvi trazer esse assunto à tona pra que nós discutíssemos (de maneira respeitosa) esse assunto, principalmente depois do lançamento do teaser trailer dublado do novo filme do Batman com o Robert Pattinson. Mas, antes, vamos recapitular (já vou logo avisando que será um textãozinho :lol::lolSmile:

Em fevereiro de 2019 (ano passado), o Wendel Bezerra (que é o dublador com mais incritos no YouTube) fez um vídeo em seu canal com o tema: "E se eu dublasse o BATMAN?" Na época, ainda era considerado rumor a escolha do Robert Pattinson pro Batman. E como o Robert Pattinson já foi dublado em vários filmes pelo Wendel Bezerra em São Paulo, no vídeo citado o Wendel claramente se auto-promoveu, inclusive dizendo que, caso se confirmasse a escolha do Pattinson, ele poderia lançar a campanha "#WendelTemAVozdoBatman".

Aqui o vídeo do Wendel:
[video=youtube;uYklE8WzE9Q]https://m.youtube.com/watch?v=uYklE8WzE9Q[/video]


Na época, isso gerou uma certa repercussão negativa. Como assim? Por causa do Marcelo Rezende. Quem é esse Marcelo? É o falecido apresentador da Record? Não. É aquele Marcelo, ex-sócio do dublador Márcio Seixas em um curso. A partir de agosto de 2017, Marcelo tinha feito um dossiê onde expôs, em uma série de vídeos gigantescos, a vida e a pessoa por trás da voz do Batman, no caso, o Márcio Seixas. Mostrando que assim Márcio Seixas, infelizmente pra decepção de todos aqueles que o admiravam, era alguém mau-caráter, com um histórico de vida ruim, e que desrespeitava seus colegas dubladores, e ainda falava mal do público quando ia a eventos. Isso tudo foi exposto através de áudios gravados, alguns deles virando até meme.

Na época, quando eu soube de todas essa coisas decepcionantes sobre o Márcio Seixas, confesso que fiquei muito triste com isso. Na época, Márcio Seixas tinha um canal no YouTube, onde fez um vídeo emocionante mostrando como estava a Herbert Richers. E fez vários vídeos, entrevistando até dubladores de São Paulo. Teve até um vídeo comovente em que ele entrevistou o Luiz Antônio Lobue, em que os 2 choraram bastante. Tais vídeos faziam-nos acreditar que Márcio Seixas era uma excelente pessoa. Mas depois que o dossiê foi lançado, a reputação do Márcio Seixas simplesmente caiu por ladeira abaixo, ja que o dossiê repercutiu imensamente, decepcionando muita gente, que o considerava a melhor voz do Batman.

Mas Marcelo Rezende também não é lá flor que se cheire. Como assim? Além de fazer vídeos gigantescos, o cara praticamente fez uma "web-série", com várias temporadas, sobre o dossiê. Não contente em apenas expor o Márcio Seixas, Marcelo Rezende ainda queria cada vez ver o Márcio Seixas totalmente no chão. Ele ainda chegou a fazer vídeos com tons ameaçadores. Depois todos os vídeos foram retirados do canal.

"Tá, mas e o que isso tem a ver com o Wendel?", você deve estar se perguntando. Depois que o Wendel publicou o vídeo já citado, Marcelo Rezende fez um vídeo sobre isso, dizendo que ele estava se auto-promovendo. E como se isso não bastasse, ainda o chamou de "Bob Esponja prostituto", mais ou menos assim. Sem falar que ele ainda atacou os dubladores Ricardo Juarez e Tânia Gaidarji, fazendo até mesmo acusações seríssimas, sem provas. Tais vídeos também foram excluídos.

Mas o foco não é sobre o Dossiê Márcio Seixas, ou sobre as outras acusações a outros dubladores. Só fiz isso tudo pra contextualizar, pra falarmos sobre essa questão da auto-promoção que, querendo ou não, não é coisa nova. Parece que o Guilherme Briggs, há mais de 10 anos atrás, meio que pediu pra dublar o Radamanthys, de Cavaleiros do Zodíaco, algo que fez com que o público pedisse para o estúdio para que o Briggs dublasse tal personagem. O próprio Briggs inclusive falou sobre isso em seu twitter:
https://mobile.twitter.com/guilhermebrig...4989192192

Hoje em dia, Briggs diz para que o público não fique pedindo, através de campanhas, para que chamem ele pra determinado personagem.


E ontem, dia 2 de setembro de 2020, saiu o teaser trailer dublado de The Batman, e com Wendel Bezerra no Batman do Robert Pattinson, apesar de a dublagem claramente estar sendo feita no Rio de Janeiro. Muitos concluem que isso se deve à auto-promoção que o Wendel fez no ano passado, condenada pelo Marcelo Rezende. Lembrando que no Rio de Janeiro, o dublador Reynaldo Buzzoni é a principal voz do Robert Pattinson.

E aí, o que vocês acham dessa questão da auto-promoção? Um dublador deve dar a entender que quer dublar determinado personagem? O que vocês acham da acusação de auto-promoção vinda do Marcelo Rezende que, apesar de ter exposto quem o Márcio Seixas era de fato, na verdade também não é lá flor que se cheire?
"Tá loca, está onde México:

Aqui sim desgosto, oitenta e cinto.
Que dirá.. não... queridá... Chiquititinha.
Lhe sucata onde. E na alergia eu sentei pela loucura, tô com um mico que vai votar.
"

Del Ocho, Chavo
(Este post foi modificado pela última vez em: 03-09-2020, 15:23 por RHCSSCHR.)

Mensagens neste tópico
Fazer auto-promoção pra dublar é antiético? - por RHCSSCHR - 03-09-2020, 08:47
Fazer auto-promoção pra dublar é antiético? - por Kuyashii - 05-09-2020, 04:19

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Elencos de Dublagem pra Filmes Dublados para Avião Danilo Powers 185 70.257 30-08-2025, 07:21
Última postagem: Reinaldo
  Créditos de Dublagem, Dá pra Confiar? Danilo Powers 97 22.114 25-07-2025, 16:57
Última postagem: Reinaldo
  Auto-escalações que deram certo Luizzs 28 4.654 19-07-2025, 03:23
Última postagem: Duke de Saturno
  Eles Desistiram de Dublar RHCSSCHR 104 34.644 20-01-2025, 14:36
Última postagem: RHCSSCHR
  Dubladores(a) substitutos(a) ao mesmo personagem, pra vocês qual convenceu e outros descorda da troca CLaudioST 55 46.707 31-05-2024, 17:44
Última postagem: Julius Rock



Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)