Paseven Escreveu:kra, pega o contrato e vc verá que os dubladores assinam para ter trabalho e caso contrário vai morrer de fome. as empresas pagam o minimo para ganhar o máximo possível e se dependessem deles o brasil não teria nada dublado, pois é um gasto pra eles que não trás nenhum retorno financeiro (se a gente for colocar lado a lado um filme dublado e um legendado, o público vai escolher dublado, mas se não tiver dublado o público vai engolir o legendado sem nem reclamar.).
o que o sidney fez foi exigir o seu direito que são direitos conexos sobre a sua voz, ou você tá dizendo que a empresa paga X por uma vez e não deveria pagar por utilizar a sua voz por vários anos ganhando as custas dela ?? o que ocorreu com o sato e o elcio foi o melhor exemplo que as empresas não se importam com os dubladores e o elcio mostrou que não é bem assim.
quem acha que um contrato da disney e etc,,, dá respaldo a essa exploração tá bem enganado, a qualquer momento os dubladores podem dar um basta e exigir os seus direitos conexos (só não fazem sozinhos para não serem boicotados) e lhe garanto, vão ganhar todos os processo, assim como o sidney vem ganhando.
eu sei disso tudo, mas sendo calculista não terá diálogo tão cedo com as empresas, por isso os contratos são assinados, particularmente acho difícil em grupo conseguir "tão fácil" os direitos como você sugere - já tentaram antes e deu mais confusão que um acordo pras duas partes.