chrisliter1 Escreveu:Cara, com todo o respeito, do jeito que você fala parece que o estúdios, clientes, diretores e dubladores devem se curvar cegamente à vontade dos fãs, que quem manda e desmanda no meio somos nós e eles tem que nos obedecer e ponto final, algo impossível de se fazer, já que cada fã tem opinião própria: por exemplo, muita gente defende que o Camillo é atualmente a melhor voz do Bruce Willis simplesmente por causa da semelhança vocal com o saudoso Da Matta, e, apesar de respeitar a opinião de quem pensa assim, acho a comparação injusta, já que os dois dubladores possuem estilos de atuação muito diferentes, e, embora ache que o Camillo faz um bom trabalho no ator, prefiro o Borgerth e o Hércules devido a escola de atuação deles muito mais próxima a do Newton e a do próprio Bruce... se bem que hoje em dia nosso eterno John McClane atua com tanta má vontade em tantos projetos horrorosos, que não tem dublador que salve. Gosto da estabilidade de vozes tanto como qualquer um, mas não a ponto de achar que só existe uma voz para determinado ator/personagem, pra mim se um dublador é escalado para um ator que é comumente dublado por outro e faz um bom trabalho, já tá valendo.
Quanto ao primeiro parágrafo, correndo o risco de ser chamado de passador de pano, de advogado do diabo, acho que a gente também tem que ver as coisas pela ótica dos dubladores e diretores, e me desculpem, mas tem muito fã que acaba sendo agressivo demais em suas colocações nos Facebooks e Instagrans da vida. Vejam bem, não estou dizendo que não podemos expressar nossas opiniões negativas sobre determinados trabalhos, a questão é como fazemos isso, se chegarmos aos artistas com uma postura beligerante e inflexível (recentemente um grupo de fãs de um game, postou no Insta um elenco de dublagem para que eles consideram ideal para uma vindoura adaptação em live action do jogo, e "exigiram" - sim, a palavra que usaram foi essa - que o estúdio seguisse criteriosamente as escolhas da lista), as chances deles ficarem na defensiva é muito maior do que se expormos nossas visões de maneira respeitosa e afável.
quando citei o camillo foi que nós fãs, ou a maioria, ache ele o melhor substituto para o da matta no willis, mas os estúdios/diretores não se decidem até chegar num ponto em que tivemos várias possibilidade e o pior, mudarem o dublador da franquia duro de matar, no caso borgerth pelo hercules fernando na redublagem do 3o filme.
mas ue, não é isso que acontece com os animes ? os fãs pedindo que se mantenha os dubladores originais nas franquias e se lembra que a warner lançou aquela dublagem porca de miami (viva a dublagem brasileira, melhor do mundo rs) e os fãs não aceitaram e a warner se curvou e tiveram que redublar para colocar os dubladores originais? ou no remake dos animaniacs que os fãs querem os dubladores originais e a warner praticamente confirmou que teriamos esses dubladores?
a questão não é se curvar, mas sim que os dubladores se utilizam dessa idolatria dos fãs para tirar proveito. ou se esquece que cavaleiros, bob esponja e dragon ball foi dessa maneira?
como falei antes, pra mim dublador que "grita" sobre a perda de boneco é dublador que quer uma estabilidade na dublagem e se utiliza disso para causar uma comoção entre os fãs para que a empresa chame ele.