Atualizado a 23 de setembro de 2021 com uma reportagem EXCLUSIVA da "Variety", a maior e mais importante revista de entretenimento do mundo. Cortesia do Google Tradutor. Original em: https://variety.com/2021/tv/news/univisi...235002308/
[FONT=&]Univision entra na disputa do streaming pago e usa executivo do Netflix para liderar a estratégia global de SVOD
[FONT=var(--font-family-secondary]Por Todd Spangler
[/FONT][/FONT]A Univision diz que está avançando a todo vapor no setor de streaming por assinatura: a mídia em língua espanhola e a gigante da transmissão planeja lançar um serviço over-the-top pago em 2022 nos Estados Unidos e na América Latina, juntamente com um pacote expandido e gratuito com publicidade.
O serviço de VOD por assinatura da empresa, anunciado na segunda-feira, será ancorado pela biblioteca de conteúdo e propriedade intelectual da Televisa , a estrela mexicana de transmissão e produção de TV que está se fundindo com a Univision em um negócio de US$ 4,8 bilhões , junto com uma lista de 30 originais programados para estrear no primeiro ano. A Univision disse que fornecerá detalhes do serviço SVOD, incluindo nome, preço e data de lançamento, após o fechamento do acordo com a Televisa (que deve acontecer ainda este ano).
A Univision tem ambições globais com SVOD - buscando atingir os quase 600 milhões de falantes de espanhol em todo o mundo, de acordo com Pierluigi Gazzolo, presidente e diretor de transformação. A empresa está “posicionada de maneira única para satisfazer a demanda global por conteúdo premium em espanhol, a última via aberta verdadeiramente significativa em streaming de vídeo global”, disse ele ao anunciar os planos de SVOD.
A empresa está anunciando os planos de SVOD agora porque quer atrair talentos para fazer uma programação original. “Queríamos… dizer à comunidade criativa que nossas portas estão abertas, para participar de parcerias de conteúdo conosco”, disse Gazzolo, que disse que a comunidade criativa “já está vindo até nós porque entendem nossa estratégia.
De acordo com a Univision, o novo serviço de assinatura premium oferecerá mais de 6.000 horas de conteúdo em espanhol em seu primeiro ano, incluindo produções originais de Maria Dueñas, Santiago Limon e Mario Vargas Llosa. O objetivo é que o serviço SVOD premium seja o lar de mais conteúdo em espanhol produzido originalmente do que qualquer outro serviço de streaming globalmente, de acordo com Gazzolo.
Ao mesmo tempo, a Univision planeja aumentar e consolidar seus ativos de streaming gratuitos e com suporte de anúncios em uma marca e serviço global unificado. A oferta do AVOD será ancorada pela camada de streaming gratuito PrendeTV da Univision, lançada nesta primavera, incorporando os serviços VIX e Univision Now. No geral, o serviço de streaming gratuito da Univision compreenderá mais de 100 canais lineares e mais de 40.000 horas de conteúdo VOD.
Para liderar o lançamento de SVOD, a Univision recrutou Rodrigo Mazon, um veterano de seis anos da Netflix que mais recentemente foi vice-presidente de conteúdo. Antes da Netflix, Mazon passou três anos e meio no Hulu como diretor de aquisição de conteúdo.
Mazon é o novo EVP e GM de SVOD da Univision, reportando-se diretamente a Gazzolo. Mazon será responsável por todos os elementos do serviço SVOD, incluindo conteúdo e estratégia de programação, produção de conteúdo original, relações de talentos, aquisições de conteúdo de produtores terceirizados e crescimento e retenção de assinantes.
“Eu não poderia estar mais animado para me juntar a uma empresa única e equipe visionária em um momento crucial na trajetória de crescimento e transformação da Univision”, disse Mazon em um comunicado fornecido pela Univision. Além de colocar os recursos da Televisa no impulso SVOD, “A Univision também está abrindo suas portas para convidar criadores de língua espanhola estabelecidos e emergentes para se juntarem a nós no desenvolvimento do que será, sem dúvida, o serviço de streaming em espanhol mais prolífico.”
A nomeação de Mazon segue a recente adição de Michael Cerdá como EVP de produto e engenharia, streaming da Univision. Cerdá ingressou na empresa vindo da Disney Plus, onde foi chefe global de produto, e supervisiona a estratégia de produto e engenharia do portfólio de streaming da Univision. Rafael Urbina, EVP e GM de streaming de AVOD, continua a liderar a PrendeTV e irá liderar o futuro nível de publicidade gratuita nos Estados Unidos e internacionalmente.
O serviço SVOD da Univision será lançado com mais de 30 produções originais ao longo de 2022. Os criadores a bordo para desenvolver programas incluem Maria Dueñas (autora do best-seller “El Tiempo Entre Eosturas” e “La Templanza”


Além disso, o nível de assinatura da Univision inclui "Mujer del Diablo", criado por Leonardo Padron (escritor da série de horário nobre "Amar a Muerte", "Rubi" e "Si Nos Dejan") e a série histórica "No Llegaron Solos , ”Por meio de um acordo de desenvolvimento com a Caracol Televisión, 360 Powwow e Isla Audiovisual, que retrata as aventuras de três mulheres que vieram com os conquistadores espanhóis para se estabelecer na América Latina.
“Com o anúncio de hoje, estamos oferecendo uma visão antecipada da escala e do escopo de nossas ambições de streaming”, disse o CEO da Univision, Wade David, em um comunicado preparado. “Com essa equipe e os recursos que estamos alocando, lançaremos um serviço diferenciado, de alta qualidade e o melhor da categoria.”
Outras plataformas SVOD - como Netflix, Hulu, Disney Plus, Prime Video e HBO Max - têm conteúdo em espanhol. Mas o volume geral de conteúdo é muito menor do que a Univision trará ao mercado, disse Gazzolo. “Basicamente, acreditamos que o público de língua espanhola é significativamente mal atendido”, disse o executivo. Antes de ingressar na Univision em janeiro de 2021, ele foi presidente de streaming e estúdios da ViacomCBS Networks International.
A Univision ainda não decidiu o preço do pacote SVOD, mas Gazzolo prometeu que será agressivo. “Seremos muito, muito amigáveis ao mercado no que diz respeito a preços”, disse ele. Além disso, a empresa espera tentar vender aos usuários do serviço Univision AVOD remodelado, que Gazzolo descreveu como uma “experiência de transmissão expandida”.
Entre outros projetos da Univision nesta área, está avaliando como construir uma plataforma de streaming própria e operada. Atualmente, a empresa usa os serviços do Endeavor Streaming para alimentar a PrendeTV.