RHCSSCHR Escreveu:Tem isso também que pode ser um empecilho. Por isso, os estúdios cariocas podem pensar em chamar de vez em quando dubladores veteranos de São Paulo. Porque, até formar atores idosos pra se tornarem dubladores vai demandar um tempo. E sinceramente, não há motivos pra não chamá-los, principalmente depois do advento do home-office: é só ver vários estúdios paulistas (UniDub, Vox Mundi, Wood Video) fazendo isso para com os cariocas, sem nenhum problema. Não entendo porque os estúdios do Rio de Janeiro são tão devagar em fazerem uso de paulistas, ainda mais agora com a escassez de veteranos cariocas.
Outro que me lembrei é o Reinaldo Simões (pai da Carol Crespo).
kra, acho muito dificil na dublagem o dublador idoso se preocupar com HO, acredito que ele/ela vá fazer presencial ou fica afastado da dublagem até se sentir seguro pra dublar presencialmente.
sobre não achamar paulsita. a dublagem carioca tem um histórico de não chamar dublador paulista ou não ter a necessidade de chamar e isso tá enraizado, mas com HO alguns estúdios carioca com poucos trabalhos a meu ver estão utilizando essa mescla de polos para atrair mais distribuidoras e isso é visível.