H4RRY Escreveu:Você pôs um "fim" na discussão, não sei se teve a intenção de me calar ou não, então me permita puxar uma perna dessa discussão.
Não me senti nem um pouco ofendido com a sua colocação a mim, fique tranquilo, só disse que achei sem sentido a sua correlação de que "majoritariamente as pessoas de direita que gostam de animes". Primeiro, o que é ser de "direita"? O que é ser de "esquerda"? Infelizmente vivemos essa dicotomia extremamente rasa no Brasil, na qual você tem que tomar lados e fazer parte das bolhas, se você não fizer isso, você é intitulado de "isentão", entre outras baboseiras, não existe mais meio termo, não existe mais pensar diferente, não existe mais nada disso, ou você é uma coisa ou outra. Colocar uma galera da "direita" no balaio de fãs de anime me soou uma grande bobagem, conheço um número enorme de indivíduos na qual você diria que são de "esquerda" que são fãs de animação japonesa. Dizer também que a maioria dos dubladores de anime são de "esquerda" também é outro devaneio, a questão é muito mais sociológica do que parece, o problema é que a maioria das pessoas ligadas à arte se auto intitulam de esquerda e por isso temos um maior número de dubladores com essa ideologia no geral, mas é no ramo completo.
Enfim, eu também respeito o posicionamento político de todo mundo, mas tenho o direito também de questionar o comportamento delas se eu achar algo contraditório, e essa campanha dos dubladores a favor do L me soa bem contraditório, embora a tese deles seja a favor da cultura, mas na prática pode haver controversias, como essa que citei do Gilberto Gil na época.
Olha, não sou totalmente estranho a esse universo dos animes, mas confesso que não sou um fã como vc e outras pessoas. Não posso dizer 'olha todos os fãs de animes são de direita'. Mas a impressão q eu tenho é q sim, a fanbase de animes é majoritariamente é formada por pessoas q se posicionam à direita no espectro político (e por vezes na extrema-direita mesmo). Pela forma como se posicionam. Talvez pelo fato dos fãs de direita da comunidade serem muito mais engajados politicamente falando q os outros.
Mas essa minha impressão é compartilhada por muita gente. E existem pessoas sérias q chegam a afirmar isso de forma contundente. O q de certa forma é sim uma coisa preocupante, pq todo o extremismo é perigoso. Principalmente quando se relativiza questões como a convivência democrática (tão cara nos dias de hoje, conquistada em nossa sociedade, tão aviltada ultimamente) e até mesmo a sobrevivência e respeito a grupos diferentes/minoritários. Isso é o q de fato me preocupa.