Dubladores que foram subistituidos mas depois voltaram a dublar seus personagens

60 Replies, 12216 Views

taz Escreveu:Só lembrando q identifico a voz do Arthur Costa Filho desde 2006-7, tendo sido um dos primeiros do fórum a fazê-lo. Até pq diziam q os trabalhos dele eram de um outro dublador. Como nao existe memoria, a gente precisa ficar lembrando as coisas o tempo todo. Por falta de arquivo e de registros. É um problema sério.
Que legal, eu gosto muito dele, um papel que acho muito memorável do mesmo é como o Dr. Zaius em Planeta dos Macacos, uma interpretação magistral (fazia tempo que não usava essa palavra rs), e sim, de fato até hoje tem muitas vozes que até hoje não se sabe o nome, aliás eu andei pensando em sugerir algo, se não der aqui talvez na Wiki de dublagem: um sistema pra catalogar vozes misteriosas e dar um número pra tal voz, por exemplo "Voz Desconhecida #42" e aí dessa forma seria possível linkar múltiplos papéis que tal voz fez, e através desses "links" quem sabe eventualmente descobrir quem é.

Me pergunto se atribuíam a voz dele ao Dario Lourenço, porque sempre achei as duas vozes semelhantes, embora eu ache a do Arthur mais "encorpada". Outra dubladora que sempre atribuíram seus trabalho a outra profissional era a Marly Marcel, que diziam ser a Arlete Montenegro, no caso delas eu vejo a semelhança mas não entendo muito bem a confusão, não acho parecidas a esse ponto, a voz da Arlete mesmo nos anos 80 já era meio grave, uma característica bem marcante da voz dela, a da Marly não tinha isso, embora quando não se tem informação sobre essas coisas eu entenda que é difícil, aparentemente só descobriram o nome dela por causa de uma pesquisa envolvendo dubladores da época.

taz Escreveu:Entendo seu ponto, mas confesso q sou muito cético em relação a essa substituição, pq isso de fato não é o q ocorre de praxe nos estudios desde sempre. Tudo é possível, mas algumas coisas sao improváveis. Eu nunca tinha ouvido falar nisso, por exemplo.
Nem eu, e aliás, acho melhor reconhecer que talvez eu esteja lembrando incorretamente a exata terminologia que o Mauro usou, ele pode muito bem ter dito algo no efeito do Costa Filho ter dado a benção ou sei lá, é que na minha memória tinha sido algo mais do que isso, e foi algo que o Mauro até pareceu meio emocionado ao falar sobre, ou melhor, ele expressou que foi motivo de emoção pra ele, e entendo que você comentou que os dubladores romantizam essas histórias, mas ao mesmo tempo eu nunca quis dizer que foi algo onde o dublador literalmente escolheu ou mandou, mas também não é exatamente só "dar a benção", porque como eu falei tem essa história do Drummond ter pedido pro Briggs fazer teste pro Scooby, e pra mim esse é o tipo de coisa que nos anos 90 provavelmente teria passado, só que hoje em dia o envolvimento do cliente é inegavelmente maior.

E poxa, taz, que isso, não tem isso de "dono da verdade", até peço desculpa se acabei transparecendo uma certa impaciência, é que acontece direto isso de eu sentir que tem algo de errado com o meu jeito de explicar as coisas que faz as pessoas terem dificuldade pra entender, e enfim, também ando meio estressada com as coisas da vida, aí... não é boa combinação rs
True love will find you in the end.

Mensagens neste tópico
Dubladores que foram subistituidos mas depois voltaram a dublar seus personagens - por Bruna' - 15-12-2022, 19:03

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Os dubladores na mídia romario 4.245 1.628.299 Ontem, 23:26
Última postagem: Duke de Saturno
  Dubladores com vozes Parecidas - Versão 2.016 Reinaldo 2.277 624.544 Ontem, 18:05
Última postagem: Gustavo07
  Amostra de Vozes de Dubladores MarcosVesiene 274 59.759 Ontem, 11:45
  ENQUETES: Personagens Ficcionais Jake Caballero 1.486 329.704 14-09-2025, 16:59
  Dubladores que não trabalham em determinados estúdios Thiago. 819 306.403 13-09-2025, 13:25
Última postagem: Gabriel dos Santos Nogueira

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)