Acho meio complicado bater o martelo se estúdio X ou Y é questionável. Há estúdios com fases piores e melhores em determinados momentos. A Doublesound hoje mesma é um estúdio super problemático que segundo o que falam, atrasa pagamentos e por isso muita gente não estaria trabalhando mais lá; mas já foi um estúdio que fez trabalhos memoráveis para cinema de grandes clientes como a Disney, e games de renome como Halo 3, por exemplo.
Um exemplo inverso ao da Doublesound é o da Centauro, que foi um estúdio problemático lá nos anos 2000, mas de 2011 em diante trocaram o staff e mudou da água para o vinho em pouco tempo, e sem exagero, diria que é um dos melhores estúdios de São Paulo na atualidade. A própria BKS que já foi mencionada aqui, ao meu ver pelo menos, já teve uma fase muito pior lá nos anos 2000 e início dos anos 2010, basta lembrar do estupro que foi Dragon Ball Kai. Não acho a BKS o melhor estúdio de São Paulo hoje em dia, mas é uma casa muito melhor do que era há 11, 12, 15 anos atrás quando o elenco do estúdio era muito mais limitado e a mixagem deixava tudo que não fosse uma fala no áudio original.
E mesmo grandes casas do passado como a Álamo (ali no final de 2002 e comecinho de 2003) e a Herbert Richers (anos finais) viveram momentos ruins, ou questionáveis na palavra que o tópico propõe. O meu ponto é que é meio complicado apontar se um estúdio é problemático ou não. Talvez ele esteja problemático em um recorte temporal, creio que seja uma maneira melhor de tratar a situação.
Um exemplo inverso ao da Doublesound é o da Centauro, que foi um estúdio problemático lá nos anos 2000, mas de 2011 em diante trocaram o staff e mudou da água para o vinho em pouco tempo, e sem exagero, diria que é um dos melhores estúdios de São Paulo na atualidade. A própria BKS que já foi mencionada aqui, ao meu ver pelo menos, já teve uma fase muito pior lá nos anos 2000 e início dos anos 2010, basta lembrar do estupro que foi Dragon Ball Kai. Não acho a BKS o melhor estúdio de São Paulo hoje em dia, mas é uma casa muito melhor do que era há 11, 12, 15 anos atrás quando o elenco do estúdio era muito mais limitado e a mixagem deixava tudo que não fosse uma fala no áudio original.
E mesmo grandes casas do passado como a Álamo (ali no final de 2002 e comecinho de 2003) e a Herbert Richers (anos finais) viveram momentos ruins, ou questionáveis na palavra que o tópico propõe. O meu ponto é que é meio complicado apontar se um estúdio é problemático ou não. Talvez ele esteja problemático em um recorte temporal, creio que seja uma maneira melhor de tratar a situação.