Bruna Escreveu:Vou começar o tópico dizendo que o tópico do Danilo de estreias de filmes na TV Aberta é extremamente útil. Embora alguns filmes tenham dublagens bem mais antigas do que a data de quando foram primeiro exibidas, em geral é uma fonte segura pra saber a data de dublagens feitas para a TV (que, obviamente, antigamente era a maioria delas): http://dublanet.com.br/forum1/showthread...-TV-Aberta
Também considero excelente esse tópico do Danilo Powers. Fica melhor até pra saber quando mais ou menos os dubladores começaram suas carreiras, principalmente nos anos 80, já que as produções eram dubladas bem próximo de suas estreias na TV, principalmente na Globo. Eu me lembro de várias vezes entrar nesse tópico, e ler os nomes de vários daqueles elencos. A pessoas meio que passa a ter uma noção de quando dublador começou, já que é praticamente tudo cronológico, e a cada elenco via outras novas vozes.
Por exemplo, sobre o Eduardo Borgerth, um dos seus primeiros trabalhos na carreira foi no filme Punhos de Aço, que estreou em março de 1985 na Globo, e ele aparece nas vozes adicionais. O que sugere que ele começou a dublar em 1984. Isso até coincide até com algumas entrevistas dele, que sugerem que ele realmente começou em 1984. Antes, diziam que ele tinha começado mais tarde, lá pro final dos anos 80.
"Tá loca, está onde México:
Aqui sim desgosto, oitenta e cinto.
Que dirá.. não... queridá... Chiquititinha.
Lhe sucata onde. E na alergia eu sentei pela loucura, tô com um mico que vai votar."
Del Ocho, Chavo
Aqui sim desgosto, oitenta e cinto.
Que dirá.. não... queridá... Chiquititinha.
Lhe sucata onde. E na alergia eu sentei pela loucura, tô com um mico que vai votar."
Del Ocho, Chavo