Reinaldo Escreveu:Será que não foi dublado na época do box de filmes do Kubrick? Tem O Iluminado e vários dublados na Wan Macher todos feitos no começo dos anos 2000 (2003 +ou-)
Não. Definitivamente não.
Aquela "Coleção Stanley Kubrick" com as bordas brancas que a Warner lançou, não tem dublagem. As versões só foram aparecer em mídia física quando a Warner começou a fazer um relançamento dos filmes (não todos) em 2007. Foram relançados: 2001, Laranja Mecânica, De Olhos Bem Fechados, O Iluminado, e Nascido Para Matar. Ficou faltando Lolita e Barry Lyndon, que só vieram a dar as caras quando o Blu-ray chegou. Eu tive, dessa primeira leva, De Olhos Bem Fechados. E não gostava muito da edição pela falta de dublagem e legendas nos extras. E comprei os cinco que a Warner relançou, fora os Blu-ray um tempo depois. De mídia física eu entendo. Não sei tudo, mas sei muita coisa.
As versões capitaneadas pela Delart e Wan Marcher foram feitas sim para exibição na TV. Alguns desses filmes, salvo engano, receberam dublagem pela primeira vez nessa época - que é o caso do polêmico Laranja Mecânica, que eu acho que nunca tinha sido exibido na TV aberta até então.