Bruna Escreveu:Eu lembro que uns 10 anos atrás, quando eu comecei a me interessar por filmes da Hammer e pelo Peter Cushing, as dublagens desses filmes eram bem raras, e aí foi uma das minhas primeiras exposições ao "mundo" de filmes legendados, porque eu sempre gostei muito de filmes de terror antigos e queria ver independente de ter dublagem ou não.
Aí me apaixonei por esses filmes, pelo trabalho do Peter Cushing em especial, aquela elegância sem igual e aquela voz linda; aí algum tempo depois os filmes dublados começaram a aparecer na net e eu obviamente fui conferir... confesso que me decepcionei com a maioria das dublagens.
Dos que eu vi, acho que meus preferidos foram o Sílvio Navas e o Julinho Chaves, mas também curti o Ênio Santos, Waldyr de Oliveira e o Orlando Drummond quando fazia o ator lá na Peri. O Darcy Pedrosa eu também gosto, mas já representa um certo problema que eu tenho com as vozes que escalavam pro Peter Cushing que é que são vozes muito graves, pesadas, pro ator.
Aldo César, Darcy Pedrosa, Domício Costa, Luiz Orioni, Joaquim Motta, Líbero Miguel, Paulo Gonçalves... pra mim são vozes muito pesadas pro Cushing, que era um sujeito de porte magro e voz leve. O Drummond quando fez o ator já mais com idade também não curti, Magalhães Graça também acho que não funcionou. Tem ainda o dublador que fez ele em "A Vingança de Frankenstein" que é o dublador creditado como Renato Restier em algumas produções mas que aparentemente não se trata do Restier e sim de uma outra voz da AIC.
Eu sempre imaginei o Ricardo Nóvoa no Cushing, acho que ficaria legal, o Waldyr de Oliveira que já fez ele poderia ter feito mais... Orlando Prado também.
Acho que o Peter Cushing nunca teve uma voz muito adequada pra ele.
Uma coisa que chamou minha atenção, creditaram ao Renato Restier os papéis de um outro dublador desconhecido?