Lionel23 Escreveu:E pesquisando, a balança pesa mais para a exclusividade mesmo. Na página do filme no IMDb, "A Aventura Voltou" está citado como "TV title". Além disso, assim como o primeiro, Free Willy 2 também estreou com cópias dubladas nos cinemas. E ele foi intitulado "Free Willy 2" apenas - só pesquisar nos jornais da época. Como a Delart fazia (com menos frequência do que atualmente) versões para a telona, e como o elenco principal de dubladores é praticamente o mesmo do primeiro filme, não acho possivel que a versão acima cadastrada seja uma redublagem. Não acho. Só que por mais que eu ache, não tenho como dar 100% de certeza...
Suspeito que a delart tenha feito uma dublagem exclusiva pro cinema, assim como foi feito com o filme "os batutinhas", e outra para tv aberta e isso se dá pela locução desse filme.
A delart sempre teve 2 estúdios ao longo dos anos, um voltado para o cinema com o nome rivaton, delart, delart cine... e outro estúdio para home video, televisão e etc.. com o nome de la riva stúdio, delart... e isso vem acontecendo até os dias de hoje, a única forma que dá pra saber disso é pela locução, já que para o cinema não é dito o nome do estúdio e pra outras mídias sempre é citado o nome.