SuperBomber3000 Escreveu:Assim, que eu lembre, eles tinham uns 6 a 8 anos de carreira em média quando começaram a dirigir. Isso inclusive cumpre os requisitos que o SATED em SP (que é 7 anos de carreira) sempre tentou impor. Naquela época talvez essa crítica aos dois fizesse mais sentido, mas hoje em dia não.
Porém, embora isso possa sim ser uma crítica válida, tem dublador veterano também que não consegue dirigir ou ser bom diretor. Pessoalmente, não concordo muito com esse critério, mas no fim das contas, a categoria sabe o que é melhor para si. Mas, claro, quando é parente de nome conhecido dirigindo, aí o pessoal evita tocar nisso. Técnicos de som dirigindo no RJ também são historicamente mais recorrentes, por sinal.
A verdade é que a arte (dublagem inclusa), como parte de humanidades, não tem uma ciência exata ou tempo exato de quando alguém pode estar pronto ou não para fazer um papel grande. Claro que com mais experiência e tempo as pessoas tendem a se aprimorar, mas tem gente que pega o jeito rápido, outros que precisam de mais tempo.
acho que pesou pra muitos na época sobre o Rafael e o Sílvio é já pegarem de cara Animes e alguns famosos logo de cara - o que não é muito recorrente. Questão dos SATEDs é mais de cada estado, cada estado tem seus critérios, SP e RJ como maiores polos fazem alguns acordos em conjunto mas mesmo assim tem casos diferentes, SP por exemplo alguns diretores do Rio não estariam aptos a dirigir mesmo com anos ou drt de direção.