Bruna Escreveu:Então Diego, primeiramente, muito obrigada pela educação e paciência ao me responder. Não era nem necessário você engajar com os meus pontos mas fico feliz que você tenha se disposto a fazê-lo.
O meu maior problema com o seu post original é que você mencionou "vários motivos" pra escalação ter ocorrido ao mesmo tempo que frisa que não pode revelá-los, aí fica no ar essa sensação de que existem tantos processos envolvidos na escala que criticá-la como consumidor necessariamente vai envolver uma ignorância dos tais processos, porque nós obviamente não podemos saber o que ocorre, e que as nossas opiniões vão ter um peso, uma credibilidade menor do que a de pessoas com cargos mais importantes por isso.
E eu não acho que isso é necessariamente verdade, você diz que parece que a crítica é por "birra", não vejo dessa forma, inclusive acho que a maioria aqui se portou de forma educada e inclusive tentou, na medida do possível, entender de onde se originou uma decisão que pra muitos de nós não pareceu fazer sentido. O pessoal aqui estuda dublagem, muitos a fundo, discute tendências de mercado – pode parecer até engraçado ver alguns falando "ah, tá com cara de tal estúdio" ou "tal escala parece ser tal estúdio com tal direção", mas acho que é difícil negar que essas especulações exigem um nivel de cuidado, de estudo e familiaridade que pode ser visto como lisonjeiro, a gente quer entender esses tais processos misteriosos, sabe? E especular é legal quando você sabe do que tá falando, mesmo que de um ponto de vista de consumidor atento e não de alguém envolvido ali nos bastidores.
Por fim eu queria comentar que obviamente não existe uma ciência exata pra determinar qualidade de escala, porque mesmo escalar um filme ou escolher sujeitos para um teste é um processo artístico e que vai da sensibilidade e critério de cada um, e todas essas discussões que nós propomos aqui e em outros lugares são tentativas de chegar num consenso sobre o que faz uma dublagem ser boa, o que faz uma escalação ser boa, por que o Dláigelles talvez não tenha ficado tão bom no The Rock? Quem ficaria melhor no The Rock? Como chegar numa opção melhor quem sabe? É difícil falar isso quando a dublagem já até deve ter acontecido, mas não deixa de ser não só um direito nosso, mas até um dever, acho que você concordaria que dublagem seria um negócio bem mais "chocho" se todo mundo aceitasse qualquer coisa sem feedback honesto.
Enfim, é isso, talvez tenha ficado alguma coisa que eu queria falar de fora desse texto, mas espero que tenha ficado compreensível e chegado ao ponto, mesmo que só depois de 3 ou 4 longos parágrafos rsrs
Bruna, eu respondi de coração mesmo. Sua primeira resposta teve sim um "deboche" que eu peguei no ar. Sobre não revelar os motivos, isso deveria até ser elogiado sabia? Por conta do meu compromisso com o documento que assinei, com os processos que estou envolvido na direção de um produto desse calibre e em relação a minha conduta profissional. Porém, mesmo com tudo isso, vim aqui e tentei dar outro panorama para gente conversar sobre.
Eu continuo concordando com você, pra sua surpresa. Processos artísticos estão ligados ao abstrato, ao imaterial e ao intangível. Já pensou se eu venho aqui fora do tom e dou aquela carteirada desnecessária e tosca? Isso faria com que o debate virasse um pastelão. Não concorda comigo?
O exercício que eu indico é colocar no original e comparar as vozes. Sobre os debates e opiniões bem fundamentadas, mesmo de um prisma muito distante do meu, eu sempre vou apoiar. Claro que a gente se preocupa e faz com muito carinho para que o público goste, para que a cópia dublada alcance os lares de brasileiros que necessitam de acessibilidade e não se esqueçam desse detalhe: para que tenhamos mais e mais trabalho. Assim, vamos edificar uma dublagem diversa e com muita qualidade. Posso garantir pra vocês, a busca é sempre pelo melhor sempre, independentemente do cenário que estamos.
Agora, eu não vou deixar meu colega receber nenhum tipo de ataque, e reafirmo, não vi vocês fazendo isso. Vocês tem todo o direito de reclamar, de contestar, de apontar o que acreditam e tudo mais, mas não podemos nos esquecer que do outro lado temos pessoas que podem ser prejudicadas com qualquer faísca de ódio. Estou errado?