Bruna Escreveu:Eu não ligo tanto pra dublagem de reações, eu só acho que se você tá escalando um filme onde as reações não vão ser dubladas, pelo menos que busque um voice match com as vozes originais.
Quebra demais a imersão aquelas dublagens onde deixam no original até gargalhada, e aí volta pra voz do dublador e é totalmente diferente.
Eu lembro de assistir o Alien original com as duas dublagens 1 ou 2 anos atrás, e embora eu prefira a dublagem original no mérito artístico, eu me impressionei muito com a da Mastersound no mérito técnico; não que seja uma dublagem falha artisticamente, as escalações são ótimas, os dubladores foram bem dirigidos, é tudo ótimo ali, mas a questão técnica me pegou porque é um filme extremamente atmosférico, o ritmo é perfeitamente conduzido, você tem a ação e o horror e tal, mas você também tem esses momentos mais calmos, onde a tensão mora no silêncio, e aí o esmero que a Mastersound teve de dublar quase todas as reações do filme, cada respiração dos atores, aquilo ali eu achei sensacional, e na minha opinião torna a dublagem da Master mais "imersiva".
Novamente, assim como eu disse que eu ressaltar o mérito artístico da dublagem da Herbert não diminui o da Mastersound, eu ressaltar o mérito técnico da Mastersound não é pra diminuir o da Herbert, ambas as dublagens são maravilhosas com seus pontos fortes, a da Master tem a vantagem de ser uma dublagem muito mais recente e ter sido feita num estúdio que era referência mesmo pra época em questão de qualidade técnica de mixagem e etc.
Eu concordo contigo. Duas dublagens que me deixam triste ver nesse aspecto de não-dublagem de reações em filmes, é o Batman do Nolan de 12, que fecha a trilogia, e mais recentemente, o live-action de YuYu Hakusho com as vozes originais dos anos 90 do anime, em atores jovens que nasceram depois de 2001.
No caso do Batman, eu me recordo da discrepância entre o Ettore e o Bale na hora das reações, e pior que é mantiveram reações do original em momentos onde havia, em paralelo, diálogos de personagens, como do Bane na cena em que este luta contra o Batman no subterrâneo, e ficou um negócio tão artificial e pouco imersivo, no caso a voz do Briggs com o Bane falando, que claramente tinha uma discrepância acústica para com as reações do Christian Bale mantidas no original ao mesmo tempo, a mixagem nesse momento do filme como um todo é péssima. Só olhar a cena a partir do momento 0:34:
[video=youtube;hmiz_UV6O5s]https://www.youtube.com/watch?v=hmiz_UV6O5s[/video]
E no caso de YuYu Hakusho, complicado ver o Yusuke falando com a voz do Marco Ribeiro, e durante as lutas, os grunhidos e reações todos no original da voz de um ator que nem 25 anos possui ainda.
Aliás, para não ser offtopic, terem mantido o elenco original do anime no live-action, foi inusitado per se. E quanto ao Alien, tem anos que não assisto o filme original, mas fiquei com vontade de ver a dublagem da Mastersound.