Bruna Escreveu:Eu não ligo tanto pra dublagem de reações, eu só acho que se você tá escalando um filme onde as reações não vão ser dubladas, pelo menos que busque um voice match com as vozes originais.
Quebra demais a imersão aquelas dublagens onde deixam no original até gargalhada, e aí volta pra voz do dublador e é totalmente diferente.
Eu lembro de assistir o Alien original com as duas dublagens 1 ou 2 anos atrás, e embora eu prefira a dublagem original no mérito artístico, eu me impressionei muito com a da Mastersound no mérito técnico; não que seja uma dublagem falha artisticamente, as escalações são ótimas, os dubladores foram bem dirigidos, é tudo ótimo ali, mas a questão técnica me pegou porque é um filme extremamente atmosférico, o ritmo é perfeitamente conduzido, você tem a ação e o horror e tal, mas você também tem esses momentos mais calmos, onde a tensão mora no silêncio, e aí o esmero que a Mastersound teve de dublar quase todas as reações do filme, cada respiração dos atores, aquilo ali eu achei sensacional, e na minha opinião torna a dublagem da Master mais "imersiva".
Novamente, assim como eu disse que eu ressaltar o mérito artístico da dublagem da Herbert não diminui o da Mastersound, eu ressaltar o mérito técnico da Mastersound não é pra diminuir o da Herbert, ambas as dublagens são maravilhosas com seus pontos fortes, a da Master tem a vantagem de ser uma dublagem muito mais recente e ter sido feita num estúdio que era referência mesmo pra época em questão de qualidade técnica de mixagem e etc.
outra vantagem que a da Mastersound é a versão do Diretor...que não é mais usada hoje em dia por algum motivo,então a gente tem que ouvir a da HR cortando pro áudio original nas cenas exclusivas(como fizeram com Aliens,Alien 3 e Ressurreição também...).
Esse seria um caso que faria um bem se a Disney redublasse os filmes antigos pra padronizar as vozes(Viviane Faria e Ângela Bonati foram as únicas que conseguiram fazer a Ripley em mais de um filme) e termos as versões estendidas dubladas.